Friday, September 29, 2006

O Que Correu Mal?

O Conselheiro, bar no qual a maior parte de vocês, Agitadores sofisticados, nunca poria os pés bombava fortemente ontem, inflamado com os novos caloiros. Um grupo de espanhóis e espanholas divertia-se, falava com toda a gente, ria, fazia a festa. Tudo contrário ao normal em Portugal, em que a malta sai à noite mas não fala com ninguém; e ainda se sente insultado quando alguém dirige palavra.

Espanha é católica, teve uma ditadura como a nossa, história e sociedades muito semelhantes. E no entanto eles são divertidíssimos e nós aborrecidíssimos! O que correu mal?

Wednesday, September 27, 2006

Afinal o Dinheiro É de Quem?

O ProAlgarve -- dinheiros europeus para o Algarve -- tem uma rúbrica de 6 milhões de euros para financiar um Pólo Tecnológico. É dinheiro exclusivo do Algarve e que está feito à medida para uma estrutura que a Universidade do Algarve está a fazer nascer.

Este dinheiro só pode ser usado se a Agência de Inovação, sediada em … Lisboa aprovar o projecto. E eles mandam, exigem determinados formatos para o Pólo: "Isto ainda não está como nós queremos." E não têm pejo, ou dúvidas existenciais que apesar do dinheiro não ser deles, eles é que vão dizer como se faz.

Ah, regionalização, regionalização…

Monday, September 25, 2006

Viva a Catiúcha. Fora a Maria das Dores.

O Estado português controla os nomes que se podem dar a um bébé. Catiúcha, entre vários outros, é nome que nenhuma cidadã portuguesa vai poder carregar para a vida.

E o que tem o Estado a ver com isto!!!!!! E Maria das Dores é melhor do que Catiúcha? E se os burocratas se metessem na vida deles e deixassem os outros em paz, não estávamos todos muito melhor? Dasse…

Thursday, September 21, 2006

A Globalização (E a Ana Malhoa)

Casamento coreano em San Francisco com noivo loiro e do Kansas. Dim Sum em Oakland em que o empregado de mesa só percebe cantonês e chega outro que lá nos atende ... em mandarim. Uma aula de tango, dois portugueses, um bairro latino de uma cidade americana, uma professora coreana, nascida em Buenos Aires, mas que antes de vir para os States detestava tango.

Mas nada, NADA me poderia preparar para ver a Ana Malhoa, tatuagens por todo o corpo, mamas fake a transbordar, a cantar Reggaeton. Em espanhol, por supuesto. Mas vistas bem as coisas, se os rapazes brancos dos subúrbios de Lisboa podem cantar rock em inglês, a malta negra de Almada pode cantar hip-hop em ebonic, e os intelectuais alternativos coimbrinhas podem vibrar no TAGV com os blues, porque é que a malta pimba não poderia fazer um upgrade para o Reggaeton?

Viva a Ana Malhoa. Viva o Reggaeton. Viva a globalização.

Tuesday, September 19, 2006

Eu Não Queria, mas as Pressões…

Adoro os dirigentes que não se querem (re)candidatar, mas são empurrados pelos outros. E como acontece em todo o lado (futebol, política, sindicatos, conselhos directivos…) penso que revela algo de muito profundo da psique humana. Necessidade de bajulação? Problemas em assumir ambição? O que será, o que será?

"Luís Filipe Vieira tem sofrido, nas últimas semanas, fortes pressões para se recandidatar ao cargo de presidente do Benfica. Do sócio anónimo à banca, passando por ilustres benfiquistas, entre os quais ex-presidentes, o líder directivo dos encarnados tem sido empurrado para um caminho de sentido único. Perante as manifestações, não tem outra alternativa que não a recandidatura" (Record On Line).

O Mundo Trágico em que Vivemos

Arar, canadiano, nascido na Síria foi colocado pelos serviços canadianos numa lista de suspeitos de terrorismo. Os serviços secretos americanos prenderam-no, enviaram-no para a Síria (curioso ver os americanos tão amiguinhos dos sírios), torturado, obrigado a confessar coisas que nunca fez. Passou dez meses numa cave, do tamanho de um caixão.

Foi ilibado hoje por uma comissão independente canadiana. Os serviços canadianos inventaram as suas ligações aos fundamentalistas islâmicos, os americanos baseados nessa informação decidiram investigá-lo a fundo enviá-lo para os sírios que alegremente o torturam até à confissão final.

É um mundo trágico em que vivemos.

Monday, September 18, 2006

Osama Bin Laden em Faro

Vou à Bertrand para ver se têm o Atlantic Monthly – sem grande esperança, diga-se – e vejo na montra, numa das principais ruas da cidade, dez Osamas Bin Ladens e o título "Mensagens ao Mundo de Osama Bin Laden" a olhar para mim. Na loja protestei com o vendedor, que sem nunca deixar de rir e gozar comigo, me disse que Osama é o nosso salvador.

Não percebo esta neutralidade/ambiguidade que há em Portugal e na Europa relativamente a Bin Laden, Al-qaeda e à guerra aos valores de fraternidade, igualdade e solidaridade que são os nossos desde há muito tempo. Andamos todos a dormir, parece.

Thursday, September 14, 2006

Os Pactos de Regime

Volta não volta ex-políticos sensatos com vozes graves, gestores conceituados em ritmo ponderado, analistas com reputação dizem que precisamos de pactos de regime. A educação, a segurança social, o regime de impostos "não podem estar sujeitas ao ciclo eleitoral". Ou seja, os votantes podem deixar de queimar o cérebro porque sobre essas questões –só as mais importantes!– já está tudo resolvido.

Ah, se não houvesse eleições tão frequentemente era tão mais fácil governar este tasco!

Tuesday, September 12, 2006

Política Suja

Os republicanos, em grande risco de perderem o Senado e a Câmara dos Representantes vão investigar os seus opositores. "Opposition research is power", ou seja saber se os opositores pagaram impostos, contrataram emigrantes ilegais, questões legais, posições políticas anteriores polémicas ou fora do mainstream.

Eu gostava de saber se os candidatos pagam ou não impostos e o que andaram a dizer em períodos não eleitorais. Mas este foco no candidato vai afastar a discussão política (e aumentar a discussão da vida privada do candidato e isso eu acho detestável).

E em Portugal? Vamos ter mais investigação sobre a vida dos candidatos a ver ser há alguma coisa para os queimar?

Sunday, September 10, 2006

A Praia em Frente à Ponte

A praia em frente à ponte na ilha de Faro sempre teve uma frequência popular. Gente que o léxico algarvio chama montanheiros – gente vinda da serra do algarve. As famílias estendiam o farnel de sardinhas e vinho tinto; velhotes de calças arregaçadas, blusa branca com mangas puxadas para cima, braços muito brancos, contrastando com caras queimadas do sol molhavam os pés e olhavam o mar.

Ontem fui para o Paquete, vergado ao peso de décadas de tradição familar. Hoje, como era só um mergulho para refrescar do grande passeio de bicla por entre salinas, passarinhos e pinhais fiquei mesmo em frente à ponte. Percebi porque ficavam aqui os montanheiros – se o interesse é a praia, para quê gastar tempo a ir mais longe?

As famílias populares de gente algarvia foram substituídas por famílias populares de outros lugares do mundo – Ucrânia e Brasil, mas também ouvi outras línguas eslavas. Os farneis continuam por lá, mas sem as sardinhas. Há uma grande diferença: as filhas destas novas famílias (já em parte portuguesas?) são bem mais interessantes…

Saturday, September 09, 2006

Calções de Banho ZERO

Água do mar a deslizar pelo corpo, temperatura perfeita (dia da minha vida de água mais quente no Algarve?) Tiro os calções, fecho os olhos e deixo-me embalar pelas ondas.

Onde é que na evolução da espécie humana passou a ser complicado andarmos nus?

Thursday, September 07, 2006

Sabeis? Então calai-vos.

Texto enviado pelo TóJó (António Sousa Mendes). Enviem textos que eu publico.

Não sei se vocês sabem, se calhar não sabem, mas voos grátis são a última moda nas democracias democráticas avançadas, daquelas que se podem dizer que são democracias mesmo, mas só daquelas avançadas e mesmo só daquelas democráticas, mesmo Demo, Demo do melhor que se pode encontrar, mesmo CIA. E então,sabeis donde encontrar voos grátis, daqueles tão grátis que a malta até se indigna de tão grátis, ainda por cima em jactos particulares, com tratamento VIP/CIA com massagens e tudo incluído? Sabeis? Sabeis que estes voos, grátis, têm destinos secretos, tudo grátis, - que maravilha - onde se praticam formas "inovadoras e únicas" de recolha de informação, também gratis? Sabeis que o George W. Bush não autoriza a tortura, assim grátis?

Tortura tem que ser paga e a CIA é inteligente, é central e é agencia e só aceita métodos inovadores, e grátis, como sabeis. Mais, sabeis ques estes voos passam aqui perto, mas mesmo perto, tão perto que até somos capazes de apanhar um deles, qualquer dia, grátis, obviamente. Sabeis que mais de uma centena de voos destes, grátis, fizeram escala em aeroportos portugueses. Sabeis? Então calai-vos. Calai-vos porque isto está tudo na Internet, grátis.

Tuesday, September 05, 2006

A Nossa Vida na Net

Vão ao Don't delete, e carreguem no botão que diz "Submit, hours of entertainment". O resultado é todos os sites que um cliente da AOL usou numa sessão da net. Estes dados foram disponibilizados para investigação (tipo saber quais os sites que mais se visitam, etc), mas foram parar ao domínio público.

A AOL tentou proteger a identidade dos clientes; no entanto há users identificáveis, p.ex. o user No. 4417749, é uma senhora velhota preocupada com a medicação das suas amigas descoberta pelo NYT. Estes dados estão provavelmente a ser passados a pente fino pela polícia em busca de vários delitos: pedofilila, terrorismo, etc. É uma sensação assustadora; Big Brother is indeed watching you.

(Há pouca gente a interessar-se por Portugal, mas desses muitos se interessam pela nossa faiança! -- terceiro lugar no ranking. Só houve duas pesquisas com Coimbra; Paris teve 142 e Paris Hilton sex tape 110. Pesquisas relacionadas com sexo estão muito abaixo -- porn é a primeira, num mísero 42º lugar!)

Friday, September 01, 2006

A Neutralidade das Actrizes Americanas

As actrizes francesas parecem-me sempre muito mais interessantes que as americanas. Será que Hollywood na sua estratégia de querer ser tudo para toda a gente resolveu apresentar-nos uma versão de beleza clean e desenxaibida?