Monday, October 30, 2006

A Selecção dos Amigos do Scolari



Um golo magistral, passes de letra, fintas mágicas, uma defesa destroçada, carisma, beleza estética; a par de uma série de cruzamentos para o sítio certo, cinco, seis por jogo (mas nele essa regularidade, que faria de qualquer outro extremo um grande jogador, é quase aborrecida).

Numa semana dois golos às maiores equipas portuguesas e uma assistência para golo após uma jogada delirante na champions league. Um jogador de bola único. Sem lugar na selecção portuguesa. É o pior de Portugal personificado na selecção nacional. Se és amigo do chefe entras; se não és ficas de fora, mesmo que objectivamente sejas um dos melhores do mundo. É uma vergonha. Scolari: Baza para recuperarmos a nossa selecção nacional!

Friday, October 27, 2006

Overbooking

Na Europa unida os Quadro Comunitários de Apoio (QCA) são como estratégias politico-financeiras, divididos em sete anos (à la planos quinquenais, estilo Estaline). Os QCA são divididos em Programas. Os Programas distribuídos em Eixos. Dentro dos Eixos há Medidas. E em cada Medida há dinheiro. Que tem que ser gasto dentro do tempo estrito do QCA. Os dinheiros do QCA actual termina em 2006, tem que ser gasto –executado– até final de 2008.

É então que entra o conceito de Overbooking. Tal qual como nos aviões, um gajo compra um bilhete e arrisca-se a ficar em terra. Ou seja, mais projectos são aprovados do que o dinheiro existente (ESCÂNDALO). Como minimizar este ESCÂNDALO ? Dando dinheiro aos projectos mais bem geridos? Mais relevantes? Mais equilibrados? Cortando proporcionalmente por todos os projectos aprovados?

Os burocratas têm outra solução (os burocratas são sempre sábios): "No entanto, como a Medida 5 está em overbooking, o dinheiro será atribuído a quem apresentar primeiro os pedidos de pagamento."

Wednesday, October 25, 2006

Grandes 69

69 efectivos demitiram-se dos bombeiros voluntários de Braga. Esta notícia entra no meu top de acontecimentos queridos do ano.

1) Imaginar 69 bombeiros qualquer que seja a situação é por si só sublime;
2) Há uma chefia em Portugal que tem 70% dos seus chefiados a demitirem-se, e fica firme no seu posto (os outros é que estão mal, claro);
3) O Comandante de uma corporação de Bombeiros considera que não há problema em que a sua corporação esteja desactivada por oito meses (não faz mesmo grande diferença).

Ah grande comandante Cerqueira. De homens destes –tesos, hirtos e de visão– é que o país precisa.

Tuesday, October 24, 2006

Um Parlamento de Fantasia

Uma das diversões de muitos indivíduos do sexo com pilinha é desportos de fantasia. Em Portugal é o Manager; escolhe-se uma equipa de futebol (cada jogador tem um preço e é preciso estar dentro de um orçamento). Fazem-se substituições durante os jogos, administram-se treinos, etc. Os campeonatos jogam-se e o computador decide baseado em algoritmos, se a nossa equipa ganha ou perde contra as equipas do mesmo campeonato.

Nos Estados Unidos o desporto é diferente, mas o "Fantasy Football" também imensamente popular. Vai daí, uma gente não amante do desporto inventou o "Fantasy Congress". Um jogador escolhe uma equipa de deputados e ganha pontos consoante o seu trabalho. E se houvesse um Fantasy Congress para a nossa querida Assembleia? Será que alguns dos nossos ilustres deputados iriam ficar envergonhados?

Monday, October 23, 2006

Batota

No Público On Line:
Pedro Santana Lopes acusou José Sócrates de fazer "batota política" na introdução de portagens nas Scut e as novas taxas moderadoras na saúde. Na sua crónica semanal na rádio TSF, Santana Lopes acusou Sócrates de "dizer uma coisa e fazer o seu contrário". "A política não pode continuar a ser feita assim"."

Claro que os políticos têm que mudar de opinião e adaptar-se a realidades que vão mudando. Mas num caso que foi tema central da campanha eleitoral, mudar de opinião cheira de facto a batota…

Friday, October 20, 2006

Embarrassing Moments

Ontem dei comigo a dançar todo contente a grande nova música do Justin Timberlake. E na sexta feira, fartei-me de rir com "Aqui não há quem viva" uma série de humor na SIC com o grande Nicolau Breyner.

Momentos embaraçantes? Gostos indevidos?

"I'm bringing sexy back", (pausa), tan tan, "Them other boys don't know how to act"

Wednesday, October 18, 2006

Carninha Toda Sempre Igual


(Foto de Gilbert Garcin -- Les incertitudes de la Reproduction; enviada pela S Guadalupe)

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a entrada no mercado de carne e leite de clones. Deste modo, os animaizinhos que comemos habitualmente vão ser geneticamente exactamente os mesmos. A diferença da bela posta mirandesa pode vir do cozinheiro, do tempero, da posta bem ou mal passada, mas da vaquinha não.

Na constante luta moderna entre homogeneização e diversidade, saem muitos pontos para a homogeneidade. (E claro é só o princípio do uso de clones na nossa vida…)

Tuesday, October 17, 2006

Calha a Todos

Os republicanos, em grande risco de perderem Senado e Câmara dos Representantes, lutam contra uma guerra do Iraque, o preço do petróleo, economia menos boa que o habitual, algum desemprego, e a noção que o Bush (surprise, surprise!) é um mau presidente.

O último escândalo é o de Mark Foley, um deputado que manteve conversas electrónicas sexuais com auxiliares de 16 anos que apoiam a Câmara. O maior problema é que os republicanos têm ganho eleições atrás eleições chamando a si a moral e os bons costumes, insinuando, por vezes dizendo abertamente que eles é que são os homens/mulheres de grande moral (e chamando também o voto religioso).

Como em qualquer grupo de mais de dez pessoas vai haver um corrupto, um adúltero, um ladrão, um estúpido, um pedófilo e um gay, aos republicanos lá lhes calhou um pedófilo gay, o que foi mau timing mesmo antes das eleições…

Da Surf

Depois das minhas duas primeiras aulas de surf no fim de semana, é terça feira e estou todo partido. Dasse.

Monday, October 16, 2006

E as Elites Não Gostam Dele

Lula aparentemente consolida a sua posição e está dez pontos acima de Alckmin nas sondagens.

O mapa eleitoral do Brasil é igual ao mapa assistencial de Lula; ou seja, quem mais recebeu do Estado é quem mais recompensou Lula. Ontem, Lula diz que recebe críticas "da elite conservadora" por olhar para os pobres e negros do país. "Tem sempre gente achando que do jeito que está, está bom. Não queremos tirar nada de ninguém, mas partir o pão de cada dia".

É justificação básica demais para explicar a perda de apoio do Lula junto dos intelectuais e do Estado de São Paulo, o mais sofisticado do Brasil. Mas a mim preocupa-me que não haja exemplos de governos latino-americanos pró pobres, que mantenham as elites dos lado deles. Será impossível?

Thursday, October 12, 2006

O Dia Lindo

E agora um momento de grande generosidade e partilha:

O céu azul, lindo, de diversos tons, mais claro junto ao horizonte, mais escuro no firmamento; metade da Lua estranhamente vísivel contra o azul; o sol e o vento a bater-me nas costas no caminho de Faro para as Gambelas. O dia está lindo. Roei-vos de inveja.

Tuesday, October 10, 2006

A LasVeguização do Algarve

Negros, porteiros de discotecas, trolhas e pedreiros; putas brasileiras com ar duro e desconfiado de quem não está ao serviço; putas ucrânianas com cabelo fininho e estragado de tanto oxigenado; travestis brasileiros com portáteis e ligação móvel à Internet; um ou dois surfistas; um ou dois estudantes; portugueses pequeninos, embevecidos com o seu telemóvel, a discutir os problemas do restaurante, com sotaque do Norte; famílias de Leste com grandes sacos de tela às riscas azuis e amarelas.

O Algarve é a região do país que mais cresce, a única que aumentou em população nos últimos anos e com o maior aumento do salário médio. Os números do INE dispensavam-se por uma observação da fauna do autocarro na madrugada de Lisboa para o Algarve. As oportunidades aí estão e esta gente, nas franjas da sociedade, vai atrás delas, pujantemente. É uma energia exuberante, marginal, bem vinda.

Monday, October 09, 2006

Os Trajes Académicos e as Miúdas Sexys

Coitadinhas das miúdas jovens e sexys dentro de trajes académicos que têm zero de jovem e muito menos que zero de sexy. E se já é muito mau em Coimbra, imaginem no Algarve onde o traje tem uma camisa de gola alta com folhinhos e chapéu…

Saturday, October 07, 2006

O Acordo que Vai Salvar Portugal

Um relatório confidencial do MIT, surpreendemente descoberto pelo Público, finaliza o acordo entre o MIT e o governo português. O MIT é uma das melhores Universidades do Mundo e entre o MIT e as universidades portuguesas há uma diferença abissal, como aliás é normal, e da qual não temos que nos envergonhar particularmente.

Mas este folclore que dura há larguíssimos meses e a ânsia deste acordo entre Portugal e o MIT, parece-me de um provincianismo atroz. É óptimo para os investigadores portugueses, para as Universidades portuguesas, e para Portugal, e eu fico contente com ele, mas que toda esta fanfarra me eriça a pele, lá isso…

Thursday, October 05, 2006

A TV Oficial

A SIC tem uns separadores que dizem em voz ribombante: "SIC 14 anos, a televisão oficial".

Para além do estranho da frase -- oficial de quê? Do Balsemão? Da elite-bem-pensante-de-Lisboa-mas-que-tem-a-Floribella-no- -horário-nobre? -- não consigo perceber qual é a vantagem de se ser oficial, e ainda menos de um orgão de comunicação social ser oficial.

Sendo estes slogans estudados ao pormenor, provavelmente oficial é uma palavra que algum focus group achou como credível, reconfortante, seguro. Pobre país, pobre país.

Wednesday, October 04, 2006

E Serve Para Quê, O Governo?

O Agitador habitual Coelho enviou o seguinte texto, publicado sem mais demoras ou alterações!

O actual governo tem tomado a posição de não intervir nas grandes empresas nacionais, EDP e PT, com a desculpa de que são empresas privadas. Isto é concorda basicamente com todas as decisões dos privados.

Esta posição totalmente liberal, para além de não estar a cumprir aquilo que o seu eleitorado natural entende como actuação legítima, acaba por entregar os sectores chave da economia portuguesa às mãos de especuladores ou de interesses estrangeiros. Veja-se o caso das duas empresas acima referidas onde Iberdrola e Telefónica ditam a actividade da empresa e o caso da Galp onde o empresário Américo Amorim, se prepara para entregar a empresa totalmente ao capital estrangeiro unicamente porque consegue fazer mais valias avultadas em pouco tempo.

Se na Segurança Social o Governo tomou a posição mais certa, porque será que nos sectores económicos chave de qualquer país, energia, telecomunicações, água, actua de forma tão desastrosa?

Veja o que está acontecer na PT aqui.

Sunday, October 01, 2006

The Inside Agitator

Excelente artigo no New York Times sobre o estado da esquerda americana, a organização de um partido político nos tempos de Internet e o fenómeno Howard Dean. É um artigo longo, mas muito elucidativo. Fica um cheirinho:

"Howard Dean has been credited with inciting an Internet-driven rebellion against his own party, but, in fact, he was more the accidental vehicle of a movement that was already emerging. The rise of Moveon.org, blogs and “meet-ups” was powered to some extent by the young, tech-savvy activists on both coasts who were so closely associated in the public mind with Dean’s campaign. But the fast-growing Internet community was also a phenomenon of liberal enclaves in more conservative states, where disenchanted Democrats, mostly baby boomers, had long felt outnumbered and abandoned. Meet-ups for Dean drew overflow crowds in Austin, Tex., and Birmingham, Ala.; what the Web did was to connect disparate groups of Democratic voters who didn’t live in targeted states and who had watched helplessly as Republicans overran their communities. These Democrats opposed the war in Iraq, but they were also against a party that seemed to care more about big donors and swing states than it did about them. Attracted to Dean’s fiery defiance of the Washington establishment, these voters adopted him as their cause before he had ever heard of a blog."