Sunday, November 25, 2007

A Benção e a Perfeição Genética

Na capa da Mulher Moderna, Raquel Matos Cruz (confesso, nunca tinha ouvido falar da moça) lança: "Sou abençoada" e ainda "Sou geneticamente perfeita" (curiosamente lida a entrevista ela não fala de perfeição; só diz que é geneticamente abençoada, são os jornalistas que resolvem dar um título que ela nunca disse.)

Ora, vocês sabem como o Agitar tem falado de genética, futuro, mutações, selecção, etc. De modo que saúdo daqui a Raquel pela sua entrada neste mundo, ainda por cima juntando-lhe um tom religioso, da benção; síntese entre religião e ciência.

Numa pesquisa mais aprofundada sobre Raquel, descobri o blog "Famosas Portuguesas Nuas" que incidiosamente pergunta: "Será Silicone?". Oh Raquel, tu não os deixes dizer isso do membro da nossa espécie que proclama tão acertivamente ter todos os genes no sítio!!!!

Tuesday, November 20, 2007

Os Portugueses São Assim…

Cristiano Ronaldo agastado pelos portugueses terem assobiado a selecção não teve papas na língua: "os portugueses são assim".

Esquecendo o tom vitimizador e meio arrogante do moço, e o perigo das generalizações, ele tem razão; muitos portugueses são muitas vezes: negativos, mais exigentes com os outros que com eles próprios, com pouca capacidade para motivar e serem motivados.

E é muito triste.

Tuesday, November 13, 2007

Esconder a Cabeça na Areia e Fazer Blah Blah Blah

Quando o genoma humano foi sequenciado, os cientistas responsáveis pelo projecto anunciaram: "os seres humanos são todos semelhantes, a diferença entre raças não existe". Seres humanos do mais brilhante que há, envolvidos na grande aventura da sequenciação do genoma humano, consideravam que as únicas diferenças entre raças eram os genes da cor da pele. Ou em termos um pouco mais técnicos, durante a evolução genes responsáveis por alguns traços fisionómicos teriam sido seleccionados, sem que outros traços tivessem também sido seleccionados.

Inevitavelmente estudos científicos começaram a identificar mais e mais diferenças entre raças, susceptibilidades diferentes a doenças baseados em raças, até pequenos detalhes (porque suam menos os asiáticos). (boa revisão sobre este assunto aqui)

E de repente os cientistas passaram a ter um enorme problema: como bateram tanto na tecla que não havia diferenças, justificando assim a não descriminação, agora que (inevitavelmente…) os nossos genes mostram diferenças entre raças, como apelar à igualdade e à não descriminação?

Tinha sido muito mais esperto desde o início dizer: "Os genes vão indicar diferenças, mas o indivíduo não é resultado só dos genes, e o indivíduo e os seus direitos estão acima de qualquer composição genética."

Wednesday, November 07, 2007

Viva o Euronews. Abaixo a SIC, a RTP, a TVI

10 minutos de crianças sobredotadas, meia hora de futebol (sem qualquer imagem de golos, discussão sobre jogos que vão acontecer daqui a dois dias), reabertura de eléctricos em Lisboa com entrevista à senhora velhota, com bengala, "agora é uma maravilha, já não tenho que gastar meia hora para chegar lá acima", vizinhos do criminoso, que asseguram que o homem é inocente, "mas ele parecia tão sossegado, nunca dava problema nenhum", directos em frente a tribunais vazios onde não se passa nada há mais de onze horas. É o estado das notícias em Portugal. Onde em outros países se gasta 1/2 hora de notícias, aqui arrasta-mo-nos por hora e meia. O jornalista introduz a notícia, que a peça repete, que o jornalista reitera no final. Palha, palha, palha. E o pior: gasta-se o tempo e fica-se com informação superficial, de fait-divers, centrada no nosso umbigo.

No outro extremo do espectro o Euronews. Refrescante, rápido, com conteúdo, sem comentários parvos. Muito mais curto, mas com uma visão incomparavelmente mais global do que se passa pelo mundo. Economia, artes, política, desporto (de facto desporto e não futebol!). A anos luz dos nossos pindéricos canais.