Monday, April 28, 2008

A Globalização Feliz

Um homem (Portugal), a olhar para uma mulher (República Checa), a dançar samba (Brasil), como só algumas --muito, muito poucas-- nativas deveriam saber dançar, numa tarde de Domingo, numa cidade cinzenta e quente (Irlanda).

Friday, April 25, 2008

O Que Ainda Falta

Pide, gente presa, guerra, medo. Tudo coisas que não sinto a um nível epidérmico; nunca vivi essas coisas.

Mas o que sei é o que ainda resta: um medozinho das coisas novas, um moralismozinho sempre subjante, o pequeno comentário sobre o que é diferente e fora de nós.

Tudo a melhorar; mas às vezes é enervantemente lento.

Monday, April 21, 2008

A Vitória da Elite

Fiquei contente, até entusiasmado pela vitória de Luís Filipe Menezes. Entusiasmo das bases do partido, vitalidade democrática, derrota da comunicação social e dos comentadores que dominam o nosso espaço comunicacional. E gostei de ver quebrado o consenso esmagador da classe política: fica o Marques Mendes que não incomoda ninguém, o Sócrates ganha as próximas, o Marques Mendes sai depois, e virá outro, esse sim, para disputar as eleições de 2013.

Mas não chega ganhar eleições; é preciso depois ser bom, congregador, mobilizador. E aí, provado está, Menezes foi péssimo. E não conseguiu calar a elite (nacional e partidária). Pena que uma vitória tão entusiasmante tenha tido como protagonista um homem tão ineficaz.

Tuesday, April 15, 2008

Obrigado Cristiano



Dá imenso jeito que sejas português.

Wednesday, April 09, 2008

O Deficit de Estrangeiros

Impressionante a quantidade de gente desse mundo fora nas ruas e nas Universidades de Paris, Genebra, Dublin, Barcelona, Bruxelas, Londres. Vindos Europa de Leste, da Ásia, Médio Oriente, América Latina. É um mundo efectivamente globalizado.

E Portugal com Universidades ainda monolíticas e uma certa desconfiança aos poucos emigrantes que nos aparecem, vai/está a perder esta corrida pelos mais espertos, mais agressivos, mais trabalhadores destes novos emigrantes.