Saturday, November 29, 2008

Só Para Homens



Enfim, para algumas mulheres, provavelmente, também.

Monday, November 24, 2008

Das Doce à Sílvia Machete. Via Rui Reininho



Manhã, entrada na segunda circular, lab meeting, sem grande stress. Rádio. "Duas da manhã, Hey." Na voz de um homem! Já expressei a grande desilusão quando me apercebi no meio de um fantástico concerto do grande José Cid, que as grandes Doce tinham como autores das canções homens. A primeira expressão pop da sexualidade feminina via palavra de homem. Mas a canção, ela própria, cantada por um homem?

Irra, já é demais… Durou vinte segundos esta irritação; o homem em causa é o Rui Reininho, e o Reininho está, como se sabe, acima de qualquer reparo. Na realidade, dificilmente se conseguiria encontrar alguém mais apropriado para cantar aquela música, misto de ternura e nostalgia permanente dos primeiros momentos, juntamente com uma grande dose de kitsch.

Vai daí, post. Vai daí, youtube. Vai daí, Reininho com uma tal Sílvia Machete (aqui). Vai daí vídeos da Sílvia Machete. E vídeos fantásticos (este é MESMO fantástico, mas vejam todo mesmo e não só os primeiros minutos…). Com alguns paralelos com temas em que as Doce tocaram há 20 anos (aqui; vale a pena também ver esta versão); excepto que é mais divertido, mais forte, mais irónico, mais profundo, e simplesmente melhor. Estamos melhor hoje que há 26 anos (E também, provavelmente o Brasil é melhor que Portugal…)

Friday, November 14, 2008

A Par (Dos Jovenzinhos)



Uma destas noites discutia-se como se consegue estar a par do que se passa na música; há uns anos seria mais dificil, mas hoje com PitchFork, All Songs Considered, IndieFeed é facilimo. E principalmente o google, e a wikipedia e ao que o acaso nos levar permitem muito rapidamente saber o que se anda a passar (e outro dos meus métodos favoritos: as melhores listas do ano; quase aí, quase aí).

Curiosamente as gerações assim ficam muito menos marcadas: basta ver no concerto aí em cima, dos Animal Collective –uma música que não consigo deixar de ouvir por estes dias– é idolatrada por jovenzinhos de praí 16 anos.

Thursday, November 13, 2008

Novembro. 2 meses antes.

2 meses antes do Natal (ou por aí); primeiro dia de Novembro; e as lojas estão cheias de bolas, pinheiros (de plástico); pais natais; promoções ao Sábado, "compre um brinquedo, leve dois". Só falta a musiquinha para nos encher ainda mais de tédio.

O mainstream consumista; consegue mesmo ser insuportável.

Saturday, November 08, 2008

Yes We Can


Watch CBS Videos Online

Muita, muita gente chorou e admitiu que chorou a ouvir este discurso. (culpado, culpado também). Impressionante a parte final do discurso: da filha de escravo (106 anos) e da viagem: desde não votar –por ser negra e mulher–, até ter escolhdo um presente negro; com a cadência de "Yes We Can", a multidão, calada, o mundo calado a murmurar "Yes We Can". Impressionante a quantidade de referência à história, política, aos políticos, à ciência, ao espírito de liberdade, inovação, criatividade. Se Obama várias vezes me irritou com o seu espírito messiânico, nesta noite, neste discurso, neste momento de emoção, foi absolutamente arrebatador.

Impressionante o discurso de McCain; um grande homem; um político íntegro; um homem de grande qualidades.

Impressionante como a América se pode regenerar assim; é, em muitas coisas, o melhor país do mundo.

Sunday, November 02, 2008

Festa! Previsão. Obama Irritante.

Há 12 anos, em Coimbra, um monte de gente acabou em frente a uma televisão a ver Bill Clinton a ganhar eleições; não me lembro de quem era a casa, mas lembro-me que havia pipocas e uma bandeirinha americana (que eu tinha em casa vinda dos Jogos Olimpicos de Barcelona).

Pois, meus caros/as amigos/as, tempo de repetir a festa; terça feira a partir das 22h00 estão convidados/as para virem ver o grande show (primeiros resultados a partir das 24h00). Desta vez com direito a champagne!

Para quem não estudou em Coimbra, temos pena, mas estão convidados/as na mesma.

Vai haver pipocas; bandeirinhas americanas não (curiosamente agora é que não tenho!); a NPR ligada e a CNN ou a CBS também (felizmente vamos poder ignorar os comentários muitas vezes ignorantes dos pseudo-especialistas portugueses sobre a matéria…)

Previsão: Obama vai ganhar 53%-47%; e ganha Pensilvania, Virginia, Ohio e Florida; um banho portanto; os democratas vão ficar com 59 votos no Senado.

Duas notas: vale a pena ver este anúncio do McCain no SNL (fantástico; o homem é pessoalmente mesmo o máximo).

Obama pode ser profundamente irritante; como quando diz que o seu livro favorito á Biblia (resposta de caca…); ou quando diz que o seu epitáfio deveria ser que tentou fazer o bem do mundo ("It's a simple thing, really; but it's not always easy to do it). Mas tem as políticas certas, o entusiasmo certo e a boa vontade do mundo para tornar a pôr a América de pé. E o mundo bem precisa disso!