Thursday, February 26, 2009

Agora Sim: Phelps o Maior


Michael Phelps nunca me entusiasmou; não gosto de o ver nadar (contrariamente à elegância monumental de Popov, p.ex). Não gosto que ele reduza outros grandes nadadores. E não gosto do ar dele tão mecânico, tão certinho, e inumano.

"Esta ele não leva". Estafeta dos 4x100 livres, franceses à frente no último percurso, e pela França nadava o Bernard, homem mais rápido dos 100 metros (e que ganhou dias depois a medalha de ouro). Mas o incrível aconteceu; o americano, supostamente bem mais lento, ultrapassou o Bernard e deu o ouro ao Phelps. Nos 100 metros mariposa, ainda hoje não consigo acreditar naquela chegada do Phelps que lhe dá a sétima medalha. E resignei-me; "é o destino".

Phelps decidiu não nadar durante vários meses; e numa festa numa fraternity foi apanhado a fumar droga. E de repente fico muito mais contente com as vitórias dele (tirando os tristes pedidos de desculpa a que o obrigaram); esta nova faceta faz dele um personagem mais rico, mais contemporâneo, e se alguma coisa, um ainda mais extraordinário nadador.

Wednesday, February 18, 2009

Mas Ser Virgem aos 77 Anos Já É Normal

Homossexualidade "não é normal", diz o cardeal D. José Saraiva Martins (aqui).

Mas ser virgem com 77 anos e 43 dias (a idade do senhor Cardeal) já é perfeitamente normal.

Wednesday, February 11, 2009

O Génio Humano

Da minha aprendizagem científica: "Como é que alguém se lembrou disso?" A estrutura do benzeno de Kekule; a gravidade de Newton; os planetas de Kepler; o teorema de Fermat; o PCR de Mullins; a matéria de Lavoisier; o DNA de Watson e Crick; muitas outras. E depois os dois grandes: o subconsciente de Freud, a relatividade de Einstein. E depois ainda o maior, a evolução de Darwin.

Da minha profissão de cientista: validar Darwin quase diariamente: genes de homem a substituir genes de mosca, proteínas de várias espécies a alinharem-se de acordo com o tempo da sua evolução, sequências de DNA de várias populações humanas a indicarem-nos as migrações humanas.

Darwin celebraria 200 anos amanhã; e está connosco todos os dias no exemplo de persistir nas suas ideias, perfeccioná-las com métodos de várias disciplinas, obcessionar nos defeitos da sua teoria, e não recuar perante as consequências das suas provas.

Amanhã é um bom dia para celebrar o génio humano.

Sunday, February 01, 2009

Domingo Desportivo. Será Assim Tão Difícil?

Entrevistas ao Simão Sabrosa para a pila; concursos para dar bilhetes; anúncios do que se vai passar na segunda e terceira partes do programa (várias vezes…); "apresenta-mos-lhe uma mulher treinadora"; os casos do jogo comentados por ex-árbitros; o hino do Belenenses, e mais não sei quantas coisas irrelevantes.

Será tão difícil: quatro minutos de resumo por jogo; comentário ao jogo; outro jogo; todos os jogos da liga. Classificação; próxima jornada; melhores golos. Segunda divisão (or whatever). Futebol internacional. Outro desporto. Sem invenções; sem rúbricas especiais. Sem secas.

Na Irlanda, em Inglaterra, em Espanha, em França, todos eles têm programas (para o seu campeonato) com este formato simples e óbvio e fantástico. No México, quartas-feiras (repetido às quintas) há o Portugol. Uma hora com os resumos do campeonato nacional de Portugal, num canal de cabo, meio perdido por canais com pouca audiência. Ninguém liga, obviamente, mas eu garanto-vos que é MUITO melhor que o Domingo Desportivo.

Será assim tão difícil fazer o mesmo em Portugal?