Sunday, March 28, 2010

França Ganha aos US

Aparentemente há uma competição de estilo e moda entre Michelle Obama e Carla Bruni; com tons de poder, afirmação, geopolítica.

Mas francamente, há uma delas que dá de 10-0 à outra… (artigo; fotos).

Tuesday, March 23, 2010

As Oposições. Triste.

Nos US os Republicanos votaram unanimamente (nem um a favor!!!!) contra uma lei do sistema de saúde perfeitamente banal, tíbia, moderada, e simplesmente nalguns casos de "common-sense" como muito bem o grande Obama a caracterizou. Em Portugal as oposições decidem gastar o tempo, energia, e paciência dos seus concidadãos em perseguir e chatear o governo com merdecas rídiculas e sem avançar nada na resolução de problemas.

Será que tenho que me resignar que o único método de governo é mesmo uma maioria absoluta? Que tristeza e que oportunidade perdida para uma democracia mais forte.

Tuesday, March 16, 2010

A Profunda Intensidade (E Verdade) do Lugar Comum

Finalmente há sol. Não me lembro de ter ansiado tanto, e tão ardentemente por bom tempo.

Thursday, March 11, 2010

Juntos no Chuveiro Quente Numa Tarde de Prazer

Há alguns anos uma amiga estava a organizar uma festa de pré-casamento, e queria convidar a mãe da noiva, que era brasileira; o convite (num toque de gentileza) deveria ser em português; a minha amiga usou um tradutor simultâneo e entregou-me para eu o corrigir.

"Entre connosco no chuveiro, quente, num clima de hamornia, para um tarde de imenso prazer. Traga o seu presente e deixe-se imergir pelo ambiente que só a celebração do amor pode proporcionar".

Depois de me rir durante mais de dez minutos, imaginando a brasileira de meia idade a receber este convite de uma asiática de vinte e cinco anos, que ela mal conhecia, tentei explicar a situação. O computador teve grandes dificuldades em perceber o que seria um "shower" (o nome da tal festa), e todo o contexto passou a ter conotações curiosas.

Alguns anos passados, o Google está a usar técnicas poderosas para a tradução automática; ainda vamos ver na nossa vida o fim das línguas da necessidade de aprender línguas estrangeiras?