Monday, June 28, 2010

Salivar, Salivar

Estou de barriga cheia. E no entanto já salivo abundantemente. É como imaginar um hamburger suculento, carne de primeira qualidade. Ou umas sardinhas, com pimentos, em Junho em frente à praia. Ou um cherry garcia. Ou umas ameijoinhas no paquete. Ou uma pratada de sushi. Ou lavagante em Bali.

Golos, grandes jogadas, polémica, emoção. Mínimo de três golos por jogo. Três dos melhores golos até agora: Podolski, que jogada FABULOSA, a bola a correr, de jogador em jogador, linhas a rasgar o campo; Suaréz: bola curva, curva, curva; Tevez: um míssil, um corpo a expandir-se a emprestar toda a energia àquela bola.

E vem aí um Alemanha-Argentina. E um possível Holanda-Brasil. E um Argentina-Portugal. Ou será um Alemanha-Espanha? E um Brasil-Argentina. Ou Alemanha-Holanda. Ou um Brasil-Portugal? Ai, ai, ai.

Não sei se o meu estômago aguenta; ou se depois disto vai haver muito apetite para os pratos bastante menos apelativos do burgo doméstico.

Saturday, June 26, 2010

A Verdade

"Quem quiser conhecer a verdade, repito a verdade, insisto a verdade basta ir à página da Internet da Presidência da República. Lá está a verdade"

Uma pérola destas não podia ser inventada, mesmo que se quisesse. O Cavaco bate toda a ficção.

Friday, June 25, 2010

A Maravilhosa Notícia da Greve

A melhor notícia dos últimos tempos: as greves na China. Pode ser que não acabemos a trabalhar sem direitos, sem fins de semana, sem férias.

E prova que quando as pessoas começam a levantar a cabeça começam também a querer mais.

Thursday, June 17, 2010

Os Favoritos

Os comentadores têm um favorito; e tudo o resto decorre disso, a outra equipa está lá a fazer figura. É tão óbvio que eu tenho a certeza que se contássemos o número de vezes que mencionam o nome de um país ou outro tínhamos uma diferença enorme; o não favorito, quase nunca mencionado.

Ontem, no Espanha-Suiça (que acabou como se sabe com uma vitória esmagadora do super-favorito…) o comentador saiu com esta pérola: Joseph Blatter, presidente da FIFA, veio ver ao vivo os campeões da Europa. Joseph Blatter por acaso é Suiço; mas evidentemente que foi ao jogo para ver a Espanha.

(como é bola, tem comentário simultâneo na Bola na Bicla...)

Sunday, June 13, 2010

US vs. England

Os Estados Unidos jogaram como um reflexo do que são como país (no seu melhor): pragmáticos, com respeito mas sem qualquer medo de um adversário melhor, usando a inteligência, a capacidade, o esforço e a dedicação, dando o melhor que podem dar. Fazendo TUDO para ter o melhor resultado possível; mas sem dramas.

Que diferença com outras atitudes, de outras equipas, muito mais recheadas de estrelas, de gente mais capaz, e no entanto incapaz de dar ao jogo o mínimo de respeito (sim, também estou a falar do Inter de Milão e do seu record de ZERO remates numa meia-final da Champion's League).

E como é curioso os comentários a esse jogo; a Inglaterra é que jogou mal, caso contrário como poderia ser este resultado? Ah, o eterno problema da ceguez dos pseudo-favoritos.

(Post publicado em simultâneo na Bola Na Bicla)

Saturday, June 12, 2010

Mundial

Mundial, um grande momento. Em que paramos para ver jogos imprevistos, surpresas; em que nos deixamos guiar pelos nossos favoritos, e fluidamente vamos arranjando outros.

Há 4 anos o contexto era mais divertido, no Algarve, sem um paper para escrever com urgência, e com muita gente há volta com quem discutir, e ver jogos ao ar livre, a beber cervejas com tremoços. Mas o sol ainda vai chegar, e de certeza que a cerveja, os tremoços e as esplanadas aí estarão rapidamente.

Há 4 anos, o Bola na Bicla servia para comentar os jogos; ora aí está uma coisa que não muda! Apareçam para esse grande diálogo.

Wednesday, June 09, 2010

Os Sinais Vermelhos

De Chelas a Belém, de Celas à Solum, da Penha ao Montenegro, temos cidades cheias de semáforos. Ubíquos, o nosso cérebro encara-os como as publicidades do Cristiano Ronaldo, as incorrecções dos jornalistas, a maldicência sobre o Carlos Queirós, estão simplesmente lá.

E no entanto, quando paramos para perceber realmente, vemos que QUASE sempre os semáforos só servem para impedir o trânsito de fluir convenientemente. De noite então, torna-se opressivo estar parado, sem motivo, vários segundos, que atrasam significamente a viagem, implicam gastos adicionais de gasolina, material e desgaste, sem qualquer vantagem.

Que direito têm as autoridades para nos chatear desta maneira? Não há uma obrigação de zelarem pelo direito da circulação ser em segurança, mas TAMBÉM escorreita?

Wednesday, June 02, 2010

O Génio Humano

O fluxo de ar, humidade, luz, reflete, gira, turbilha na asa; navego pelas camadas de ar, vejo-as passar, seguramente rápidas, mas aparentemente elegantes; o mundo de cima tem uma calma segura, as nuvens que condensam, e depois abrem, as formas que mudam, numa viagem contínua; o sol tem muitas caras, escondido, um fio laranja, uma espiral, ganhando espaço no branco, outras vezes afogado; e logo depois poderoso, na aproximação ao Este.

Radiohead, Led Zeppelin, Wilco, Rage Against the Machine, Beck, acompanham-me entram no meu cérebro via ipod e uns novos Shure (juro que se perder estes não compro mais nenhuns durante pelo menos dois anos); a música, a tecnologia, a criatividade humana, a possibilidade de ver a terra assim faz-me pensar no poder da nossa espécie(e de que como o poderíamos usar melhor).

Noutras notícias: os nehanderthais afinal deram-nos uma série de genes; primeira vida sintética: a partir de quatro garrafas de químicos; a velocidade do movimento browniano foi medido, provando o "equipartition theorem" de Einstein.

(Obrigado ao Coelho e ao Jorge Graça pelo encorajamento ao Agitar).