Friday, September 24, 2010

Festa. Identidade. GRANDES empresas. Impostos.

No ano passado a Guiness celebrou 250 anos. Uma festa em todo o mundo, muita cerveja. Este ano já não celebrava 250 anos (estranho!), mas lembrou-se de festejar outra coisa qualquer (convenientemente vaga).

Uma não-tradição vinda do nada; que deixou muitos irlandeses perplexos: "OUTRA vez? No ano passado celebrámos genuinamente os 250 anos da Guiness, e este ano vamos festejar o quê?"

O resultado? Uma grande farra, bares, discotecas, restaurantes, tudo cheio, a uma quinta-feira, MUITA guiness, a Irlanda orgulhosa da sua identidade. Muito dinheiro para a empresa da Guiness, curiosamente já não irlandesa, hoje multi-nacional, e a pagar a maior parte dos seus impostos em Londres (no more, no less...).

Tuesday, September 21, 2010

Humilhação. Retrocesso. Vergonha.

O desporto, que normalmente até dá motivos de alegria patriota, deu nestes dias sentimentos vergonhosos.

Humilhação, a única palavra que me ocorre com o episódio Mourinho: Ir a Madrid, pedir ao presidente do Real Madrid (do REAL MADRID!!!!) para por FAVOR nos emprestar o treinador, para o deixar fazer uma perninha na selecção nacional. Poucas vezes enquanto português me senti tão humilhado.

Retrocesso é a contratação de um treinador neozelandês para a selecção de Rugby. Estivemos vários anos a crescer com um treinador português. Agora voltamos a pedir ajuda ao estrangeiro para um campeonato de países.

Vergonha, a proibição de contratar atletas estrangeiros nos clubes de atletismo. A chafurdar no xenofobismo, aliás. Inaceitável esta descriminação. E com a consequente perda de qualidade das provas portuguesas, e de crescimento dos atletas portugueses.

Wednesday, September 15, 2010

Integridade. Jorge Costa.

Há homens de quem se pode esperar sempre o melhor. Jorge Costa no meio de todo este ruído sobre a selecção nacional veio dizer que a culpa dos maus resultados da selecção era dos clubes. Jogadores que lesionados não podem ir à selecção, miraculosamente recuperam de lesões para poderem jogar no fim de semana.

Com tantos comentários, inclusivamente governamentais sobre pseudo-interferências em controlos médicos, esperava alguma reação a esta bomba. Nada. Nem o comentário passou nas televisões.

Mas fica o registo no Agitar: és o maior Jorge.

Saturday, September 11, 2010

E Se Usarem Latex?

As piadas dos computadores e do "a culpa é do computador" são já clássicas. Temos uma nova versão: um acordão de uma revista que não aparece porque não se consegue compatibilizar versões de word.

E se usassem Latex? É de borla, não desformata, é mais poderoso, não tem problemas de versões. E livramo-nos da microsoft. O problema depois é que a possibilidade de desculpas acabava, e isso sim, seria um grande problema.

(obrigado ao João Sobral pela dica)

Tuesday, September 07, 2010

A Esquerda do Contra. E Todos Vamos Sofrer.

Segundo as sondagens, os democratas vão reduzir representantes e Senadors em Novembro. Provavelmente até perdendo o controlo de Senado e Assembleia.

Quanto Obama ganhou as eleições, com aquela vitória entusiasmante, épica, arrebatadora, pensei que os EUA finalmente voltariam a um sistema político racional, coerente, com as melhores pessoas nos melhores lugares. "FINALMENTE!" E Obama cumpriu: resolveu a maior crise económica dos últimos tempos, retirou os soldados de combate no Iraque, avançou com reformas de saúde e do sistema financeiro, devolveu bom senseo à política americana.

E a malta mais de esquerda abandonou-o: "não é de esquerda o suficiente" (nunca foi…), "não cumpriu isto ou aquilo" (irrelevante). Preferem ficar com a sua "razão", no canto, do contra. Sem perceber que o poder é um compromisso constante para toda a gente, e que no global Obama está a ser magnífico.

E é muito deprimente, temos que estar todos muito tristes com isto. E preocupados, porque uns EUA sem bom senso são mesmo um grande problema para o resto do mundo.

Saturday, September 04, 2010

O Verão e os Calções


Os dias de Verão a acabar, com a mezcla de energia, nostalgia, novos projectos, sensação de perda.

Algo que se espera que volte para o ano (juntamente com os certos sol, praia, minis, indulgência, incêndios, e reentradas políticas) são estes magníficos calçõezinhos, que mulheres de todas as idades e até de todas as figuras físicas resolveram usar este ano.