Monday, September 26, 2011

Cara Pálida Não Resolve

Todos já ouvimos como o Brasil está a bombar. Campeonato do mundo de Futebol, Jogos Olímpicos, uma euforia enorme a entrar no grande país. Cheira que eles estão numa bolha, e que como todas as outras bolhas, acham que desta vez é diferente, e que os mecanismos psicológicos da euforia vai inevitavelmente levar a um baque como em todos os outros casos (internet nos US em 2000, Islândia, Irlanda, Portugal, etc).

Uma entrevista de Ideli Salvatti, ministra das relações institucionais, deu-me um pouco de esperança que talvez possa ser um pouco diferente. Novos impostos necessários para a saúde, e toda a gente vai ter que participar.

Como a entrevista é uma delícia, transcrevo duas perguntas. As Caras pálidas do Brasil têm uma plasticidade linguística do melhor. (entrevista na totalidade aqui)


Mas não é complicado criar imposto em 2012, um ano eleitoral?

É uma coisa complicada, sim, mas todos os governadores acham, e nós concordamos, que o principal tema da eleição de 2012 será a saúde. Não dá para fazer o debate de forma demagógica, dizendo: "Ah, vamos resolver". Resolver de onde, cara pálida? A presidenta Dilma chamou os governadores, o Congresso e disse: "Não façam maquiagem. Se vocês querem que a saúde tenha evolução de patamar, de atendimento, vai ter de mexer. E não serei eu, sozinha, que vou fazer isso".

O núcleo duro do Planalto é composto por duas mulheres - a senhora e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann - e um homem, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Quem manda mais?

Somos o Trio Ternura. É tudo ternurinha aqui. Só teve um estresse: no Congresso do PT, quando as mulheres reivindicavam paridade na direção, o Gilberto me cutucou e disse: "Eu vou abrir aqui a faixa ‘Paridade no Planalto também’".

Monday, September 19, 2011

Também Quero um Free Pass

Esperando estar profundamente enganado, cheira-me que vamos ter que ouvir esta Lana Del Rey por todos os lados nestes próximos tempos. Se a música é vagamente tão irritante como a da Adele, tem ainda por cima o aspeto adicional de ser supostamente "boa" música.

Há gente que tem um free pass, e consegue ser banal, e desinteressante, e ao mesmo tempo passar por cool, hip, e musicalmente aceitável. É do piorio (Ver por exemplo o caso da Amy Winehouse).

Saturday, September 17, 2011

Decidam-se

Um estudo recente (aqui) valida o que já se sabia em outros animais: machos que tratam dos filhos, têm uma redução do seu nível de testosterona.

Evolutivamente faz todo o sentido: enquanto não se tem filhos, o sexo, e a procura do sexo é uma prioridade; depois nem tanto, substituido por dar apoio, e tratar da cria. Gastar energia atrás de sexo deixa de ser eficaz.

O que traduzido em miúdos significa que pais que são bons para as crias vão ter menos vontade de foder. O que significa que muito provavelmente (e o estudo não diz isto, sou eu a especular), vão ser também maridos muito mais fieis. Com, repito, muito menos vontade de sexo.

Assim, que há uma reflexão interna óbvia para as mulheres modernas, daquelas que querem uma vida sexual preenchida e cheia de agitação, e maridos fieis e a olhar só para ales: decidam-se.

Monday, September 12, 2011

Mulheres Chipadas

"The bartender's smile widened. His ugliness was the stuff of legend. In an age of affordable beauty, there was something heraldic about his lack of it."

Neuromancer, na primeira página, um livro que me tem feito entender muita coisa, desde os dentes branqueados, aos implantes mamários (tenho a certeza que TODAS as mulheres da nossa geração vão ter, mais cedo ou mais tarde, sim mesmo aquelas que sempre acharam que nunca iriam fazer).

Também os usos dos químicos, para trabalhar melhor, para continuar a usufruir de sexo com tesões duradoiras, para passar melhor a menopausa. A realidade aumentada, a sair diretamente da nossa vontade de continuar a viver.

E olha aí a mulher chipada; só mais um passinho nessa direção.