Wednesday, April 24, 2013

Controlados

Recentemente uma empresa de Internet alertava-me que os meus consumos eram baixos. "Estaria eu com algum problema no meu aparelho?" Não só andam a viajar os meus consumos de internet, como não têm qualquer pejo em tomar acções com essa informação.

Há uns anos, numa campanha política, recebi um arquivo com moradas dos membros de um partido político, com imensa informação pessoal (e com uma deliciosa, amadora e risível tentativa de esconder alguns campos importantes).

Era possível sair de um país, com um visto de turista, passar uns dias foras, e voltar a entrar, sem que fosse controlável o período de estada. Hoje, controlam o número de dias acumulado ao longo de qualquer período. Nos Estados Unidos, no Brasil, na Europa.

Na Irlanda o estado vai aceitar ajudar algumas pessoas a pagar empréstimos, mas vai controlar as viagens que as pessoas fazer fora, se têm tv por cabo e outra informação semelhante.

Hoje uma mega operação em Espanha, em que centenas de dados, vindos da polícia, finanças, recursos humanos de empresas eram roubados e depois vendidos a empresas.

Não há dados a salvo. Estamos completamente controlados. E, curiosamente, ninguém se sente especialmente preocupado com isso.

Tuesday, April 23, 2013

Get Lucky!

Daft punk, robots humanos sempre em grande (audio aqui, entrevista cool, cool com uma disco legend que faz o som cool, cool da guitarra aqui).

We’ve come too far, to give up who we are
She's up all night to the sun
I am up all night to get some
She's up all night for good fun
I am up all night to get lucky

Yeah!

Saturday, April 20, 2013

Meus genes. Meu dinheiro. Mas eles é que mandam.

O DNA é meu. O genoma é meu. O dinheiro é meu. As capacidades cognitivas são minhas. E no entanto o INFARMED entende que eu não posso fazer o que me apetecer com DNA, dinheiro e cognição (aqui).

Claro que no meu caso é particularmente ridículo, porque haverá poucos médicos que saibam tanto como eu de genómica, probabilidades, e incertezas genómicas.

Mas mesmo no caso do público em geral, toda a gente se sente confortável com este paternalismo que não nos permite ter acesso aquilo que nos é mais único e mais individual, a nossa própria composição genética?

Wednesday, April 17, 2013

Parceiros. Vizinhos. Mas não amigos.

Para alguém que cresceu a acreditar que a Europa era a nossa certeza, para quem estudou alemão no secundário, e para quem viveu pela primeira vez no estrangeiro no Ruhr-Gebiete, é duro, mas não menos verdade:

A Europa não é confiável.

São nossos parceiros, são nossos vizinhos, a maior parte das vezes estão connosco, mas não são nossos amigos. Quero ser muito claro: não são de modo algum nossos inimigos, nem sequer são nossos adversários. Simplesmente não são amigos.


Provavelmente uma observação óbvia, básica provavelmente. Mas que me custou muito tempo a assumir.

E a conclusão óbvia: nem mais um instrumento de decisão ou de soberania para fora do país. E queremos a nossa moeda de volta, e as capacidades de controlo que ela nos dá o mais rapidamente possível, muito obrigado.

Thursday, April 11, 2013

The marauder

Hey people!

Preparem-se para uns fabulosos oito minutos de televisão (aqui).  Nada como destruir paredes, carros, uma grua para se sentir todo o poder do engenho humano.