Friday, July 19, 2013

Os Consensos Políticos

Um sistema democrático funciona com possibilidade de escolha entre vários grupos e propostas. E com deixar o grupo mais votado executar as suas políticas.

Em Portugal, neste momento, inova-se:
1) há uma maioria absoluta, com todas as condições para governar, e um entendimento sólido entre dois partidos
2) o Presidente da República, recusa essa maioria,
3) o Presidente da República corta o tempo de vida do parlamento em um ano, condenando qualquer Governo a estar a prazo, sem qualquer capacidade de prosseguir as suas políticas
4) o Presidente da República quer efetivamente acabar com as possibilidades de escolha, forçando o partido da oposição a ter as mesmas políticas do governo, usando um consenso, que se existisse, significaria que a existência dos próprios partidos seria um absurdo, e que a democracia em Portugal seria de partido único, a la Iraque de Hussein, Líbia de Khadafi, Cuba de Fidel.

É a situação mais estapafúrdia de que me lembro da politica dos vários países que sigo. E sim, estou a incluir Berlusconi, Gore vs. Bush, Le Pen, etc.

E a aceitação tranquila desta situação, por parte dos portugueses em geral, e em particular por parte de PSD e PP, deixa-me muito, muito perplexo.

Monday, July 08, 2013

Asilo Político para Snowden.

Como aqui só há amigos, todos sabem como sou um admirador dos Estados Unidos. Mas não gosto de ver Portugal e a Europa de joelhos perante a grande nação.

O que aconteceu quando o Presidente da Bolívia, foi impedido de aterrar em França, Portugal, e França, por suspeitas que Snowden estaria no avião. Um relato do próprio Evo Morales aqui.

Isto é inacreditável (recusar a aterrisagem de um Presidente de um país??!!). Mas nesta história a subserviência e a hipocrisia europeia é bem funda: Hollande e Merkel, entre outros, falam  grosso contra os Estados Unidos por terem espiado governos, presidentes, membros dos governos europeus, mas nada de oferecer asilio político a quem denunciou o caso.

A única ação lógica: oferecer asilo político a Snowden, e agradecer-lhe por tornar o caso público.

(Que este assunto tenha tão pouco relevância, deixa-me estupefacto. Sempre prontos para ir dizendo mal dos US, nada prontos para fazer o que quer que seja que os incomode).