Saturday, August 03, 2013

O Emprego Arimeticamente Impossível

Não encontrar emprego, e estar sem ganhar dinheiro nenhum. Uma realidade para muita gente na Europa, e gente com qualificações, estudos, competência, capacidade. E quão longe estamos do tempo em que qualquer homem poderia ir encontrar emprego num campo, numa fábrica. Explorado, sem segurança; mas havia a possibilidade de ganhar alguma coisa.

É a maior tragédia: gente que está sem aprender nada, que fica mais velha, sem ganhar a experiência equivalente, e que quando (esperemos..) voltar a haver empregos, vai ser mais velha, sem CV correspondente, e ultrapassada por outras gerações. Espanha, Portugal, Grécia, Itália, desemprego na ordem dos 50% (metade!!!!) para algumas idades. Incrível.

E os governos, a assobiarem para o lado. Não só não fazem nada, como ainda pioram, provando que não é algo que os preocupe: ele é menos férias, ele é mais horas de trabalho, cortar feriados. O que, qualquer aritmética simples indica só pode piorar a situação. E mesmo a gente de esquerda acha que o caminho é por aqui.

Curiosamente o FMI propõe que se corte 10% de todos os salários, se houver um compromisso para aumentar o emprego. Tentar uma estratégia para aceitar cortes, mas que ninguém fique sem emprego. Curiosamente, ora aí está uma proposta que não teve qualquer aceitação dos governos sob alçada dos big boys (e girls).