Friday, March 21, 2014

Quaresma

O jogador que até hoje mais prazer tive em ver jogar é o Quaresma. Quando este ano, depois de seis meses sem clube, depois de cinco meses num clube sem qualquer relevância voltou para o Porto, pensei que era uma impossibilidade voltar a vê-lo em grande. Afinal ele aí está, em grande, a mexer com toda a equipa, o único jogador de uma equipa fraca que tem capacidade para atacar, e enfrentar os jogadores contrários. E quase com toda a certeza não o vamos poder ver no mundial, porque, por motivos incompreensíveis, o nosso seleccionador não o vai convocar. É a derrota do génio, do artista, mas também da vontade, do querer, e da força. Mas, tenho a certeza que como eu, há muita gente nesse mundo que tem o Quaresma num lugar muito grande.

Wednesday, March 19, 2014

Inflation

Um vídeo extraordinário, um cientista que fica a saber que a sua teoria, de 30 anos, foi comprovada.

A teoria é sobre a expansão do Universo, nos seus primeiros instantes: "In the beginning, the universe got very big very fast, transforming itself in a fraction of an instant from something almost infinitesimally small to something imponderably vast, a cosmos so huge that no one will ever be able to see it all." (aqui)

É a única parte do mundo que verdadeiramente me escapa (e penso que a quase toda a gente). Tudo o resto é fácil: o Universo, a expansão, os planetas, os buracos negros, as forças da gravidade, cósmicas, a fisica quântica, a evolução, o cancro, a divisão celular, a migração humana. Mas esse primeiro instante, é mesmo matéria incompreensível.

O vídeo é uma delícia; a surpresa, a profunda compreensão que chega via uma frase, e a total simplicidade de mentes brilhantes no seu quotidiano.

Surpreendentemente já houve mais de um milhão de pessoas que o viu (não chega aos mais de 500 milhões de visitas de Wrecking Ball the Myley Cyrus, mais quand-même...)