Monday, August 07, 2006

Comida Nos Aviões? Forget About It.

Quando eu era miúdo, ser piloto de avião ou hospedeira era cool e invejável. Glamour, viajar por muitos sítios no mundo, gente bonita e atraente. Hoje quando olho as hospedeiras gastas, cansadas, sem paciência para nada ou ninguém vejo como essa vida deve ser desgastante. (Há excepções, claro, e aquela hospedeira do vôo St Petersburgo-Munique com quem troquei bonbons por um poster bolchevique vai ficar no meu coração para sempre).

Nas viagens de longo curso dentro dos EUA já não há comida de borla. As companhias aéreas, quase todas com prejuízo cobram agora vários doláres por uma sandes de fiambre, embalada em celofane amarrotado. "It's embarrassing. We have downgraded a lot" dizia uma das hospedeiras.

15 Comments:

Blogger Sofia Melo said...

Comida nos aviões, para esquecer mesmo. Não fosse eu levar a mochila cheia de bolachas e pacotinhos de "um bongo", e a viagem pra bruxelas de há uns tempos tinha sido uma desgraça pra mim e a malta toda q ia comigo - tinham-nos dito q a comida era de borla, mas não era - e eu nem de borla comia aquilo....
Mas olha q as hospedeiras da Virgin, pelo menos as daquele vôo, eram cá umas boazonas.... Só não percebo porque nos vôos não há disso, mas em homem (sem ser os pilotos, claro).. porque é que os homens não querem ser "hospedeiros"? ou não os deixam?

10:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

hospedeiras ha muitas bro! tens de escolher melhor essas companhias...

11:48 AM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

É assim um pouco por todo o mundo. As companhias de aviação passam por um mau momento e caminham numa estratégia questionável.

Aquilo que constato é que existem dois factores que causam impacto no serviço prestado pelas companhias áreas. Por um lado a concorrência que as novas companhias de low cost causam. E que são low costs porque reduzirão em tudo o que fosse considerado custo prescindível, alimentação, bebidas, brindes, e também porque ao iniciar a sua actividade nos últimos anos não têm os custos, como muito pessoal e bem remunerado, que as companhias já existentes têm.

Por outro lado as companhias de aviação têm tido nos últimos anos, sofrido aumentos de custos de combustível dramáticos. Só nos últimos 5 anos o custo do crude subiu 350%, passando de 20 dólares em 2001 para 75 já este ano! Se o custo do combustível for 15 a 20 % dos custos de uma companhia de avião, este ano reflecte 37,5 a 50% dos aumentos dos custos em relação a 2001. Ora ninguém sentiu que os preços dos bilhetes aumentassem 37,5 a 50%. Bem pelo contrário, penso que os preços dos bilhetes de avião têm sentido um ligeiro decréscimo neste espaço de tempo, mas aí o Tiago pode nos dizer as diferenças que tem sentido nos voos de Lisboa para São Francisco. E como as companhias fazem para compensar este aumento? Reduzem mais serviços…

Acho que os passageiros deviam, por um lado, sentir a real variação dos custos de uma viagem, i.e., se a gasolina aumenta 350% em cinco isso deve-se reflectir directamente nos preços dos bilhetes. Até porque isso iria provocar uma redução dos voos, uma redução da procura da gasolina e uma redução do preço da mesma. É assim que o mercado funciona, não é? Por outro lado deveriam, através de um sistema qualquer, pagar o que realmente consomem a bordo.

Só deste modo saberíamos o que nos esperava antes de entrar num avião. Ou melhor, antes de pagar um bilhete.

5:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

paulo coelho vaz a ministro da aviação!
ah, é verdade, não existe esse ministério, mas se existisse, seria o pcv o responsável
boa análise, apoiado!

quanto aos hospedeiros, concordo com a blue; eu pessoalmente só vi gays ou feios (acham que quem faz o recrutamento são os maridos e os namorados das hospedeiras?)
já no caso dos pilotos... digamos que não há muito que reclamar com os recrutadores

6:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Laryska gostar de ser hospediera quando pequena. Quem sabe um dia poder hospedar bonitos como Tiago.

7:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

A comida dos aviões são um autêntico desvio.
Houve em tempos um sonho meu que era ser hospedeira, viver de uma forma errante.Hoje esse papel de cara laroca já não cabe nas minhas ambições.

10:10 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Ok maria. Tinha-me esquecido que aqui não têm lugar comentários mais sérios... ;-)
Agora quanto ao facto de só veres gays ou feios há uma explicação, é que não há homens bonitos, pois aqueles que são, não o são.
Aliás coisa que eu e o Tiago podemos comprovar in loco BA e 7º Céu. Era só homens bonitos...

11:12 PM  
Blogger tiago m said...

estou com a Maria – Coelho a ministro dos aviões já. Até podes implementar a entrada do aeroporto da Ota (que é uma desgraça – embora tenha que confessar que comparado com o aeroporto de Madrid o de lx é um buraco numa vilória. Se calhar vai ter mesmo k haver outro aeroporto)

Mas ó Coelho, essas nossas escapadelas pelo BA e sétimo céu não são para expor aqui em público! Com essas escorregadelas não ficas muito tempo a ministro…

(um beijinho mto especial à laryska)

11:18 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Olha m'este...
Como sabes eu passo bem por qlqr calunia. Meio baixo, meio loiro, meio homem... Morreu tudo ao fundo das monumentais.
Agora tu já não sei se ficarias incólume.

Quanto a Ministro da Aviação já fui em tempos. E posso vos dizer que era cada avião. De todos os tamanhos, feitios e decorações. Para todos os gostos mas cada avião.

12:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

o que é / onde é o BA e o 7º céu?
disconight gay friendly?

2:13 AM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

O 7 céu é assim. Pois-te a contar nuvens, depois da terceira viras à esquerda, contas mais 2 viras à direita, e depois da segunda estás no 7 céu.

8:18 AM  
Blogger Sofia Melo said...

se BA é o que eu estou a pensar, homens bonitos aonde????? sempre achei que lá era proibida a entrada a homens bonitos. nem umzinho. ou nunca me cruzei com vocês, meninos, ou estamos perante publicidade enganosa, ehehehehehe

3:49 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Não. O BA não é onde estás a pensar. Lá existem muitos "Luises", "Angélicos", "Cristianos" e outros que mais... Por isso não pode ser o mesmo sítio.

De qualquer modo obrigado pelo piropo. Faz anos que não ouvia um tão inteligente!

12:25 AM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Ah e junto ao abaixo assinado pelo retirar do Word Verification...

12:29 AM  
Blogger Sofia Melo said...

uuui!! então toca a dar a localização desse BA, que é para eu ir lá fazer um estudo sociológico. mas dispensam-se os "cristianos", credo....

e não tem de quê.

3:43 PM  

Post a Comment

<< Home