Friday, August 31, 2007

É Português

Se um naturalizado americano fosse impedido de usufruir da plenitude da sua condição de americano, seria notícia gorda em portugal.

Pepe é um jogador naturalizado, logo português, que ao ser chamado à selecção nacional (direito de qualquer português – como ele – que seja jogador de futebol) desancadeou polémica forte; em que muitos comentadores encartados não se furtam a dizer que ele não devia ser seleccioinado. Mas isso seria simplesmente contra os direitos humanos da não descriminação. É tão dificil de entender?

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ponto primeiro: a minha selecção de futebol sempre foi, é e será sempre a Argentina. Portugal, enquanto selecção não me diz muito.

Posto isto, gostaria de dizer que discriminação é a F.P.F. PAGAR 150 000 EUROS por mês ao actual seleccionador nacional e recusar-se a pagar 150 000 euros mais 100 000 euros de juros de mora à família do malogrado Rui Mendes, vitima mortal de um disparo de very-light na fatídica tarde de 18 de Maio de 1996, já lá vão 11 anos.

A F.P.F. já foi condenada em três instâncias diferentes e,ainda não pagou à malograda viuva que têm dois filhos.

O cobarde, infame e porco assassino, Hugo Inácio de seu nome, foi condenado a uma pena efectiva de quatro anos, mas só cumpriu dois anos, já que se encontra evadido desde que obteve uma percária para paasar um Natal em casa.

A F.P.P ganhou, salvo erro, só em prémios (não conto aqui com receitas de markting, merchadasing, televisivas) nou´timo europeu e mundial qualquer coisa como 8 milhoes de euros.

Paguem seus suinos!!!

5:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caros Colegas de Blog,

Aqui discutia-se se o Pepe deve ou não ser seleccionado. E pessoalmente, considerando os casos que acontecem, seja no atletismo, como o Obikuelu ou o Nelson Évora, no rugby, no basquetebol, no andebol e mesmo nas selecções jovens de futebol, entre outras modalidades, acaba por não existir razão para tanta oposição e tanto barulho à convocação do Pepe. Aliás, ainda antes do Deco, já existiam registos de alguns estrangeiros que tinham jogado na selecção portuguesa. Considerando o passado, já desde as remotas décadas de 20 ou 30, as selecções de Espanha e Itália naturalizavam jogadores argentinos à medida das suas necessidades. Assim, o título deste post do Tiago, poderia até ter sido: "Muito barulho por nada".

12:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caro João,

É indigno que a justiça em Portugal seja como é. Não é só porque o tal energúmeno que para meu nojo pessoal se diz Benfiquista cumpriu uma pena indecentemente curta ou por a FPF não pagar uma indemnização relativamente reduzida. É por todos os casos que vemos arrastarem-se em tribunal sem decisões definitivas, pelo pouco valor que é dado à vida humana, com casos em que as indemnizações por perda de vidas são ainda bem inferiores ao caso em apreço... Existe um geral descartar de responsabilidades... e o caso de que falas é apenas mais um... Friamente, não passa de mais uma estatística na "choldra imunda" de que o dilecto Eça falava...

Considerando os vários comentários que regularmente fazes, porque não mudas de país? Ou falta-te grandeza para renegares este pequeno país, grande em mentes pequenas, que te deu à luz?

12:32 AM  
Blogger Zorze said...

O problema maior é que ele é mesmo mau jogador e ponto. Não é o facto de ter mais uma nacionalidade que vai mudar tal coisa.

12:41 AM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Tiago

Discute-se muito sobre o Pepe?!?!?!

Eh pá só se for no teu umbigo e por o gajo ter jogado no Porto, o que desde logo me deixa de pé atrás, pois não sei se a tua opinião, com a qual não posso de deixar de concordar totalmente, seria a mesma se o gajo tivesse jogado no Sporting ou no Benfica.

O gajo para mim a partir do momento em que é português, passa a pertencer ao nosso projecto de nação (não sei bem o que é isto mas valia um post…), passa a poder jogar em todas as selecções, mas precisa de ter mérito para isso!!! Sinceramente não sei, mas desde que faça melhor que os outro s fizeram na Arménia...

Mas ou eu ando a ver oo jornais errados ou tu andas a dar demasiada importância à Floribela.

Beijinhos e fica bem...

1:11 AM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Mas o que interessa discutir neste momento enquanto português, que não é o caso do jonhy aleixo chagas... ;P , é o primeiro caso conhecido, de suspeita de alta corrupção no estado português: PSD-Somague.

Mas como vivemos no país de cobardolas de carácter e falsários, ninguém fala nada sobre este assunto. Se fosse um gajo ou uma gaja qualquer que andasse a bater no governo, andava tudo atrás desses... Mas como é colocar a oposição numa situação difícil ninguém..., ninguém mesmo…, fala alguma coisa!

IMPRESSIONANTE!!!

1:24 AM  
Blogger tiago m said...

Caro Coelho,

ofendes-me com essa insinuação que este post tem a ver com questões clubísticas; espero que essa observação tua seja uma tentativa para uma piadinha

não sei quais são os jornais que tu lês, mas nos jornais que mais vendem no país (não, não é o Público), grande parte dos comentadores nas suas crónicas falam problematizam sobre se o Pepe (repito: cidadão português com plenos direitos) deveria ou não ser chamado para representar Portugal

caro Zorze, e Francisco,
a questão aqui não é se o Pepe é bom ou não; o que está a ser discutido é se um jogador naturalizado deve o mesmo acesso que "os outros" (leia-se os verdadeiros portugueses) à selecção do país

3:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Tiago,

Mais explicitamente, sou favorável à incorporação do Pepe. Após a naturalização tornou-se um cidadão português, o que implica ter os mesmos direitos e deveres que qualquer um de nós. Qualquer outra atitude, pode ser perfeitamente entendida como discriminação. Fui esclarecedor?

9:18 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Tiago

Não fiques assim ofendido. Sabemos bem que quando chega a futebol és, como mais de metade dos portugueses, completamente tendencioso! E mais, não compreendes que alguém possa não ser tendencioso!

Realmente não leio esses jornais que referes – provavelmente Bola, Record e Jogo. Li muito A Bola quando tri-semanário e era um jornal de desporto. Agora quando o Nelson Évora é campeão do Mundo e nem sequer é noticia de primeira página – deixei ler esses jornais.
Mas leio os jornais mais lidos em Portugal (Metro e Destak), e não me lembro desse alarido todo. Agora que os comentadores de futebol escrevam sobre isso, claro é a função deles “alimentar o drogado…”!

Mas não houve nenhuma lei na AR, não houve nenhum líder da oposição a desancar o governo por isso, não houve nenhum veto presidencial (como sabes só em Agosto foram três…)!!!

By the way… e ele naturalizou-se português porquê???

Viveu e trabalhou em Portugal quanto tempo? Um ano ou seis anos? É que são coisas bastante diferentes! E como sabes todos os países têm as suas regras, uns mais apertados que outros, e não sei se a regra utilizada para o Pepe terá sido a mesma de milhares de imigrantes que vivem e trabalham em Portugal.

É que sempre defendi a igualdade de oportunidades.

5:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caros francisco e paulo vaz coelho,

sei que hoje em dia já não se premeia a sinceridade e a verdade...

Não sou daqueles que dizem que torcem por Portugal, mas depois fazem figas para que o Brasil ganhe. Não sou daqueles que dizem que querem que todos os clubes rivais ganhem nas compeições europeias e, depois rejubilem com as suas derrotas. Não sou daqueles que não sabem de cor a primeira oitava do hino nacional, quanto mais a segunda oitava, sendo que esta é desconhecida por 99,8% dos portugueses.

Mas pelo contrário, tenho a felicidade de AMAR um clube, que só em grandes competições internacionais de atletismo, viu atletas seus ganharem 82 medalhas para Portugal, em contraponto com as 34 medalhas ganhas ao serviço da selecção por atletas portistas e as 18 ganhas por atletas benfiquistas.

Pertenço orgulhosamente a um clube que viu atletas seus, só nos últimos jogos olímpicos, ganharem 4 medalhas, enquanto que Portugal ganhou 3.

Pertenço a um clube que já deu 102 atletas olímpicos, provavelmente só batido a nivel mundial pelo F.C.Barcelona que deu 122 atletas olímpicos.

Sou portugûes, sportinguista, anti-hipocrito e sincero.

5:44 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Aleixo Chagas

Os teus argumentos bem podiam referir que o Sporting é a verdadeira representação de um Portugal liberal, onde o governo não intervém e é a iniciativa privada que se organiza para representar o estado. Daí o nome Sporting Clube de Portugal. Coisa que o Porto e o Benfica nunca serão.

Mas pronto meu caro, perdeste-te em argumentos desajustados para mim, pois eu quero lá saber do Sporting, do Benfica ou do Porto… Sou português e ponto final.

Quanto à Portuguesa, sei bem que tem mais de uma oitava (sinceramente não sei porque se chamam oitavas), e que inclusivamente, na sua primeira versão era contra os bretões que se marchava e não contra os canhões…
Mas já agora também defendo que o hino de Portugal seja modernizado e com uma letra menos belicista e mais humanista e motivadora.

Fica bem Chagas.

11:17 PM  
Blogger S Guadalupe said...

a nacionalidade é apenas uma ideia. uma selecção, tal como o nome indica deve escolher os que mostram o melhor e se integram nessa ideia (neste caso reconhecida oficialmente). Venham e paguem impostos... isso é que interessaria...

11:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

esse e o projecto usa. venham e paguem impostos...
esqueceram-se de dizer a uns quantos q tb n podiam pilotar avioes...

11:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vaz Coelho,

o nome de oitava advém do facto da estrutura poética ser composta por 8 versos.

Quanto à letra do hino nacional ser alterada, vejo que corroboras da tese do Alçada Batista, que há alguns anos defendeu essa tese, diga-se, sem muito efeito.

Fica bem Coelho.

5:12 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Chagas

Ok percebi. 8 versos mais o estribilho!
Quanto ao Alçada ele tem razão meu caro. ena que esta te tenha passado ao lado.

Não te esqueças que a nossa "Portuguesa", nasceu como uma canção em resposta ao ultimato britânico no famoso mapa cor de rosa...

Xau Aleixo

10:53 PM  

Post a Comment

<< Home