Wednesday, November 04, 2009

O Homem na Cruz Fora das Salas de Aulas

Foi preciso ir até ao Tribunal Europeu, mas finalmente fica claro que exibir nas escolas públicas um homem, com ar de sofrimento, ensaguentado e com uma coroa de espinhos na cabeça, isto tudo, claro antes de ter voltado à terra, para passados alguns dias se ir definitivamente embora, é ilegal.

Por acaso estou curioso em quantas escolas em Portugal isto ainda acontece…

8 Comments:

Blogger Zorze said...

Não sou católico, mas acho que a cruz não faz mal a ninguém. Mas também é verdade que o ensino (e o estado) é laico. Portanto também está bem.
De qualquer modo, afligia-me mais a ideia da foto do Salazar, por exemplo. Mas também é verdade que se calhar em muitas escolas o Cavaco está para lá pendurado algures, o que é praticamente o mesmo.

12:51 PM  
Blogger tiago m said...

Grande Zorze!!!!!!!!!!!!!

Um comentário desses revela que estás com saudade da terrinha!

E um buda? E um maomé? (ooops, isto não podia ser mesmo!) E um diabinho para os adoradores de Satã? E um grande falo para as culturas eróticas da polinésia? E um osíris, ou um Deus do antigo Egipcíos?

Tudo representações de deuses; todas legítimas…

1:03 PM  
Anonymous djeiti said...

Tiago,
Podes esclarecer-me uma coisa?
O proibir de afixar dos crucifixos nas salas de aula é algo aplicável a todas as escolas ou apenas às escolas públicas?
É que nessas concordo que seja incorrecto impor uma religião aos alunos.
Mas nas escolas particulares de orientação católica (franciscana ou outra, como nas que frequentei) até compreendo que seja afixada a imagem do santo ou da cruz, pois é algo está presente nos alunos e famílias quando os inscrevem nessa escola e como tal partilharão ou pelo menos não repudiarão tal ideologia, pelo que não me parece que seja correcto proibir que afixem seja o que for.

2:19 PM  
Blogger tiago m said...

olá Djeiti,

pelo que a notícia diz é escola pública. Na escola pública isto é tão óbvio que até custa a crer que se anda a discutir ainda hoje!

2:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não concordo que a cruz esteja nas salas de aulas, mas esse a quem você chama "homem ensanguentado" é Jesus Cristo. Respeite os outros.

8:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

E relativamente às outras representações de deuses, não são nada legítimas num país como Portugal. Não se esqueça que a religião católica é professada por cerca de 85% da população portuguesa.

8:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Cara Sofia, você não percebeu nada do que eu disse. O Tiago falou que poderiam estar representados outros deuses nas escolas e eu só contrapus, porque esses "religiões" não são NADA significativas para os portugueses. Portugal é um país de tradição cristã católica e esses 85% de que falei se referem aos dados dos censos de 2001. E naõ se esqueça que há católicos que não deixam de o ser só por não irem na igreja.

8:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

É claro que os 15% por cento interessam! Mas 85% é um número muito mais significativo. De qualquer forma, se você leu o meu 1º comentário, eu NÃO concordo com a cruz na sala de aulas. Apesar de ser católico praticante, não devemos impor a nosssa religião a ninguém e muito menos a criancinhas que podem ser facilmente manipuladas.
E relativamente à Concordata de 2004, é óbvio que há muitos aspectos com os quais eu tb não concordo, como por exemplo a proibição dos divórcios, o facto dos padres estarem isentos de pagamento de IRS, entre outros.

9:10 PM  

Post a Comment

<< Home