Wednesday, March 19, 2014

Inflation

Um vídeo extraordinário, um cientista que fica a saber que a sua teoria, de 30 anos, foi comprovada.

A teoria é sobre a expansão do Universo, nos seus primeiros instantes: "In the beginning, the universe got very big very fast, transforming itself in a fraction of an instant from something almost infinitesimally small to something imponderably vast, a cosmos so huge that no one will ever be able to see it all." (aqui)

É a única parte do mundo que verdadeiramente me escapa (e penso que a quase toda a gente). Tudo o resto é fácil: o Universo, a expansão, os planetas, os buracos negros, as forças da gravidade, cósmicas, a fisica quântica, a evolução, o cancro, a divisão celular, a migração humana. Mas esse primeiro instante, é mesmo matéria incompreensível.

O vídeo é uma delícia; a surpresa, a profunda compreensão que chega via uma frase, e a total simplicidade de mentes brilhantes no seu quotidiano.

Surpreendentemente já houve mais de um milhão de pessoas que o viu (não chega aos mais de 500 milhões de visitas de Wrecking Ball the Myley Cyrus, mais quand-même...)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Fascinating :)
Faz-me pensar noutro grande momento que nos escapa, e que sem ele tb não seria possível estarmos aqui a ler os teus posts fantásticos:
O big bang (tb ainda por provar) nos cérebros humanos que permitiu que nascesse/se desenvolvesse a nossa capacidade para a linguagem.

beijo

11:45 AM  

Post a Comment

<< Home