Friday, September 27, 2013

Eleiçoes LOCAIS? É só desdobrar datas das eleições.

Autárquicas, eleições onde o que está em jogo é a resolução dos problemas locais. Claro que a ideologia e as grandes famílias políticas têm a sua relevância; mas os programas locais, as pessoas envolvidas, e as soluções para casos concretos deveriam ser o mais relevante.

No entanto, é muito difícil para alguém votar num candidato que não seja do seu partido sabendo que as leituras vão ser sempre nacionais. O partido em dificuldades diz: "Estas eleições são locais" (exemplos recentes, Miguel Macedo e Manuela Ferreira Leite, ambos do... PSD). Mas, se o PSD ganhar (ou não perder tanto assim), ambos irão dizer que os portugueses deram uma prova de confiança no governo. E o eleitor sabe disto.

Uma solução fácil: As várias eleições em datas diferentes. Se o Porto votar num ano em Dezembro, Lisboa no outro em Junho, e Coimbra no outro em Fevereiro, fica tudo muitíssimo mais local. Seria um grande avanço para os temas serem muito mais próximos das populações e termos autarcas bem mais antenados com os problemas que verdadeiramente interessam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home