Thursday, November 30, 2006

A Força do Papa

Passa-se pelas TVs europeias, pelas sites dos principais jornais de toda a Europa, pelos sites americanos e a mesma figura aparece: Um velho com aspecto nobre e sólido, no meio da confusão. A RTP1 até um especial a seguir ao telejornal dedicou à visita do Papa à Turquia.

Fico sempre impressionado com a importância da religião na nossa sociedade. Penso que já nos livrámos disso, mas de repente (chumbo do referendo ao aborto em 1999, morte do João Paulo II, visita de Benedito XVI à Turquia…) sou chamado à realidade.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

eu sei, e uma frustracao...da-lhe mais uns 500 aninhos e quica...

8:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

O grande, o magnífico, o genial, o desconcertante, o provocante Antero de Quental, escreveu um dia, sobre o Papa, o seguinte poema:

O PAPA

O Papa no opulento Vaticano,
têm vestes acintinosas e pedrarias
têm amantes formosas, têm orgias
mesas fartas de ricas iguarias
jardins formosos de um perfume insano
vivem em salas doiradas todo o ano
têm muitas festas, têm orgias

O Papa é Deus.........., mas o Deus das burguesias;
O Papa é o Deus ignóbil, o Deus tirano
é bem ledo e feliz o seu fadário
o Papa, o verdadeiro milionário
olha cinicamente para a cruz
no seu palácio às gargalhadas,
enquanto os famintos pelas estradas
morrem à fome, em nome de Jesus !!!


Depois da pena escorreita e genial de Antero, será necessário dizer mais alguma coisa?

3:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

O maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, Diego Armando Maradona, diz nas páginas 141 e 142 da sua autobiografia, o seguinte sobre João Paulo II:

" Sim zanguei-me com o Papa. Zanguei-me porque fui ao Vaticano e vi os tectos cheios de Ouro. E, depois ouvi o Papa dizer que se preocupava com as crianças pobres... Mas, então, vende o tecto campeão, faz alguma coisa! Ainda por cima foste guarda-redes! Para que existe o Banco Ambrosiano? Para vender drogas e fazer contrabando de armas, como está provado no livro "Por Vontade de Deus"? Eu li-o, não sou nenhum ignorante. E também estive com o Papa porque sou famoso.
Foi, foi.... decepcionante. Eu já contei: deu um rosário à minha mãe, à Claudia, a não sei a quem mais, e , quando chegou à minha vez, disse em italiano: " Este é especialmente para ti" Eu só disse obrigado, e mais nada. Estava muito nervoso. Iamos andando, e pedi à minha velha que me mostrasse o seu rosário... era igualzinho ao meu! Eu disse-lhe "Não pode ser, o meu é especial" Aproximei-me e perguntei-lhe: " Desculpe, Sua Santidade, qua é a diferença entre o meu rosário e o da minha mãe? " Não me respondeu.... Olhou para mim, deu-me uma palmadinha, sorriu e continuámos a andar. Uma falta de respeito total, uma palmadinha e mais nada! Diego, não me chateis e pira-te, que tenho mais gente à minha espera, foi o que me quis dizer com aquela palmadinha nas costas. "

Resta acrescentar, a título de curiosidade, que no final da década de 80, as multinacionais Gillete e Nestlé, levaram a cabo uma gigantesca sondagem em cerca de 150 países, e concluiram qua as pessoas mais conhecidas no Mundo, naquela altura, eram por ordem de votos: Diego Aramndo Maradona e JoÃO Paulo II.


Sintomático, esclarecedor e curioso.

5:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nao posso concordar mais com Maradona...as 55 salas que compoem os Museus do Vaticano sao de tal modo um afronto a pobreza e a fome que quando de la sai so me apetecia vomitar...literalmente...um nojo para uma Instituicao que se diz a favor dos mais desfavorecidos...e o povo ainda cai nisto...fdp!

6:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

é, é verdade
há ainda muitas pessoas que têm que acreditar em algo maior
e que materializam numa instituição
o mundo virtual afinal, já começou há muitos milhares de anos

7:38 AM  
Blogger João Paulo Pedrosa said...

pois, pois, agora vejam lá que eu me chamo João Paulo pela mesma razão que o Papa João Paulo I escolheu esse nome!!! Sim, sim, tinha sido o Papa João coisagésimo antes e quando nasci era o Papa Paulo não sei quantagésimo.

10:06 AM  

Post a Comment

<< Home