Tuesday, November 07, 2006

A Diversão de Terça-Feira

Na cave da sede do PS, à qual se acedia por umas escadas de madeira rangente, havia mapas do Distrito de Coimbra, o papel de cenário rabiscado com os nomes dos concelhos, subdivididos por freguesias, subdivididos por urnas. O fumo era denso, e o barulho e a excitação cortantes; o telefone sempre a tocar, portador de informação mais relevante do que a TV – imagem granulada, coberta de riscas gordas e trementes. Umas salas eram reservadas –só para os importantes– mas a informação explodia rapidamente por toda a gente. Grandes alegrias; ou pequenas alegrias – mesmo numa grande derrota, alguém ufanemente dizia que "na minha urna demos-lhes um banho". E eu, pequenito, todo contente lá pelo meio.

Esta excitação das eleições de escrutínio difícil, tortuoso, sem sondagens, sem muita informação, foi substituída por eleições clean, em que a Internet arrasa qualquer telefone – mapas a cores, percentagens, comparações com anteriores votações, gráficos instantâneos. Nos estúdios das várias televisões os "fazedores de opinião" informam-nos, público incauto, do que é uma vitória e do que é uma derrota, por vezes transformando umas nas outras, porque as expectativas não foram atingidas. As salas, por vezes, ainda se enchem de gente, menos fumo, silêncio absoluto no minuto imediatamente a seguir ao fecho das urnas em que as sondagens quase sempre acabam num segundo com a emoção. Mas há sempre alguém que no meio da derrota grita: "Na minha urna…".

Hoje, terça-feira, dia impróprio, vou ter uma volta ao passado, num outro país; eleições prolongadas (mas sem fumo…), resultados incertos até longas horas da madrugada. Senado, Assembleia dos Representantes, Governadores, referendos por vezes estranhos. Eleições importantes, em que a hipocrisia baseada nos valores morais e religiosos pode ser derrotada. E os States podem começar a voltar a ser o país livre, tecnológico, forte e profundamente respeitador do indivíduo e das suas idiossincrasias. Esperemos que não haja surpresas das más…

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

:)
ainda bem que há internet
boa sorte para os americanos e, já agora, para nós também
que somos, em muitas matérias, afectados pelos governos do outro lado do atlântico

1:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois...esperemos...bem, se os democratas nao ganham desta entao nao sei nao...por entre escandalos sexuais dos mais diversos tipos, corrupcao aqui e no Iraque e o Iraque no estado em que esta, somada a teimosia do Bush em "State the Course" do incompetente do Rumsfeld, as expectativas sao muitas, nomeadamente nos meios mais informados mas a questao e saber se Jesus Land vai ser sempre Jesus Land ou nao...:-) cross ur fingers...

8:05 PM  
Blogger S Guadalupe said...

boa noitada! conta com surpresas qb, que só o são para quem não vive na "verdadeira" américa, se é que isso existe...

10:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acreditar que com os democratas mudará muita coisa é muito inocente da tua parte.

O sistema americano é rotativo e autofágico.

Uns existem em função dos outros e vice versa num sinistro bailado pré-coreografado.

Pouco ou nada separa democratas de republicanos, da mesma maneira que, bem vistas as coisas, pouco diferem o "Skip" e o "Tide".

Ambos os partidos são produtos praticamente assepticos e a sua política independente de individualidades.

Governa-se, lá e cá, a olhar para as "audiências", tal como no Brasil se escrevem novelas em função das sondagens feitas ao público.

11:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu nao sei se os democratas vao ser melhores, agora que estes resultados eram necessarios, la isso eram...no estado em q as coisas estao, any change is a good change...por exemplo, Rumsfeld demitiu-se ha minutos atras...irra, tb se nao fosse desta...:-)

7:06 PM  
Blogger tiago m said...

essa de que é tudo igual, caro Valter, foi o k eu achava entre Gore e Bush; aprendi uma lição para a vida…

no plano externo as diferenças não são muito grandes (embora entre administração Bush e Democratas são enormes, mas também o seriam entre Administração Bush e republicanos "normais")

mas no plano interno as diferenças serão enormes; protecção ambiental, saúde, educação, impostos, apoio às empresas, emigração, etc; é um mundo de diferenças; e tudo o que é interno nos US será global em muito pouco tempo

correu bem; excelente!

11:14 AM  

Post a Comment

<< Home