Tuesday, February 27, 2007

Da Próxima É que É!

Farto de ouvir falar que a Irlanda é que fez bem, que investiu em pessoas, formação, tecnologia e não em estradas, que as estradas lá são caminhos de cabras, mas que eles é que sabem porque evoluiram muitíssimo, fiquei seguríssimo que da próxima vez que tivermos uma pipa de massa tudo iria correr melhor.

O próximo quadro comunitário de apoio está pronto. No Algarve, o Plano Operacional do Algarve vai destinar vários milhões de euros para revitalizar e ordenar a Estrada Nacional 125. Um objectivo louvável em si mesmo, e necessário que aquela estrada é caótica e dá mau aspecto para os turistas. Daqui a uns anos vamos ouvir: "A Estónia (ou República Checa, ou a Lituânia…) é que fez bem, investiu em pessoas, não tem estradas, mas eles é que sabem!"

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

a questão das obras públicas e respectivos lobbies são uma força de bloqueio muito grande para se fazer qualquer coisa que não sejam obras públicas

no entanto, eu tenho as minhas dúvidas que haja coragem política para, de facto, se investir em pessoas

aparentemente, este QREN tem destinado muito dinheiro para formação e menos para investimento em empresas, por exemplo; mas honestamente não sei qual a percentagem total para o desenvolvimento das pessoas

à 1ª todos caem, à 2ª só cai quem quer...
e não me parece que vai haver oportunidade para 3ª

7:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os últimos relatórios da O.C.D.E., bem como, as últimas estastísticas do Eurosat, revelaram que na Europa a 27, Portugal já foi ultrapassado pelas três repúblicas do Báltico, e prepara-se rapidamente para ser igualmente ultrapassado pela República Checa, passando assim a ocupar o 20º lugar nos principais indicadores e indices económicos.

Na Europa a 15 fomos durante alguns anos os ocupantes do 14º lugar, mas desde que a Grécia nos ultrapassou fomos tristemente remetidos para a última posição, donde nunca mais saimos.

Depois de 21 anos na Comunidade Europeia, de 2 quadros comunitários de apoio, de milhões de contos de verbas, ajudas, subsídios e comparticipações, muitos deles gastos na compra de jipes e carros de alta cilindranda ( Portugal actualmente e desde alguns anos a esta parte, detém de longe a melhor frota automóvel do Sul da Europa) e outros deles desviados para usufruto pessoal, em viagens, lazer e aquisição de bens pessoais, vimos sem surpresa a Estónia, Letónia e Lituania ultrapassarem-nos económicamente, de uma forma tão veloz e somente com poucos anos de nossos companheiros de Comunidade.

É real. É triste. É vergonhoso.

2:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Portugal no Rankig da UEFA está no 5º lugar: http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=777461

Aleixo Chagas, vamos nos concentrar nos relatórios que interessam.

10:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Há que experimentar viver na Irlanda para não entender como é que eles fizeram tantas coisas boas... Há coisas que não mudaram nos últimos 12 anos: as estradas (150km em 4 horas) e as bebedeiras de caixão à cova!

2:09 AM  

Post a Comment

<< Home