Thursday, January 29, 2009

O Bárbaro (Eu)

Num espaço reduzido (avião); e em menos de 40 minutos:

Uma fila de gente crescida, mais de 30, a fazer caras de parvos para um objecto meio imovel.

Uma senhora que põe um banco para trás, tirando espaço às minhas pernas apertadas para dar espaço a outro objecto vagamente imóvel (pequeno, e sem qualquer necessidade de espaço adicional!); a senhora faz-me cara de "este-é-um-bárbaro-sem-qualquer-respeito-pelos-outros" quando lhe digo que não tiro as pernas do meu próprio espaço.

Uma outra senhora que para fazer rir uma criancinha (esta já numa forma um pouco mais móvel) chateia toda a gente e faz um barulho incrível.

Mas a malta não cai no rídiculo e no sentido das proporções; lá porque se tem bébés e criancinhas é preciso (injustificamente) chatear sempre toda a população ao redor?

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bárbaro és, Pai serás é um provérbio utilizado na minha terra...

12:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Está confirmado. O Tiago está com stress pré natal.

7:21 AM  
Blogger Luísa said...

Há cerca de duas semanas fui convidada para a festa de anos de uma amiga e senti-me um extraterrestre. Para além de das 5 criancinhas (duas ainda dentro da barriga) a conversa que ouvi durante duas horas andou à volta de «o meu já anda», «o teu já come sopa e o meu não», «a minha barriga é maior do que a tua»...
Até um paizinho que por lá apareceu (era o único homem)estava melhor enquadrado do que eu. Um verdadeiro «expert» em fraldas e otites!
Pois é, a bárbara sou eu!...

10:59 AM  
Blogger osbandalhos said...

Ver Seinfeld. Episódio "The Hamptons"

10:12 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

É sempre a mesma história os papás e mamas de um lado e os que nao têm filhos do outro (como se chama uma pessoa que nao os tem???).

10:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Maria Filomena Mónica sobre o fascista do Sr. José, hoje, no Jornal de Negócios:


«Não sei se o actual primeiro-ministro está envolvido nas peripécias ligadas à construção do Freeport, mas estou ciente de três coisas: de entre os processos da Agência Portuguesa do Ambiente, a aprovação do último estudo ambiental deste empreendimento foi o mais rápido de sempre; os ingleses enviaram uma carta rogatória às autoridades portuguesas com base em que o eng. Sócrates é suspeito de ter "facilitado, pedido ou recebido" o pagamento de subornos; o eng. Cravinho, que pertence ao mesmo partido que o primeiro-ministro, quer saber o que terá levado um governo de gestão a tomar a decisão, o que seria anti-constitucional.

Só agora, ao ter-me sido pedida uma opinião, comecei a juntar as peças de um puzzle. A primeira coisa que notei, quando o primeiro-ministro tomou posse, foi a opacidade do seu olhar. Em parte, pensei que tal se devia ao facto de viver num limbo em que aquilo que diziam os seus documentos nem sempre era real. Sócrates nasceu no Porto, mas os pais decidiram registá-lo em Vilar de Maçada; o seu apelido não é Sócrates, mas Carvalho Pinto de Sousa. Até aqui, só tangencialmente tem culpa e muito menos é responsável pela família materna - tio e primos - saída de uma telenovela latino-americana.

Sócrates teve menos contacto com esta parte da família do que com a paterna. Em 1955, o pai casara com Adelaide de Carvalho Monteiro, cujos ascendentes tinham ganho algum dinheiro com a venda de volfrâmio. Devido à vida nómada do marido, os pais separaram-se, tendo este filho ficado a viver na Covilhã. O rapaz não tardou a considerar que a província era demasiado pacata. Mesmo as madrugadas em que comia chouriços assados, de pernas cruzadas no chão, o enchiam de tédio. Isto para não falar dos estudos: terminou o liceu com 13 valores.

Em Coimbra, matriculou-se no recém-criado Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), por onde viria a obter, mais uma vez com nota medíocre, o grau de bacharel. Como diria: "Aos vinte e um anos, eu tinha tirado o sétimo ano, tinha estado quatro anos em Engenharia, também não queria ser muito engenheiro, mas era melhor ser engenheiro do que não ser", após o que acrescentava: "Eu esperei que a vida me surpreendesse, esperei pelo meu Sol".

Antes, teve de assinar projectos de construção feitos por outros, com o objectivo de transformar barracões horrendos em mansões ainda mais horrendas. Ao que me dizem, trata-se de um costume nacional, o que nada explica nem desculpa, uma vez que nunca se devem assinar coisas que não são da nossa autoria. Começavam as trafulhices. Vieram outras. Embora o seu "curriculum" fosse confuso e mais confusa ainda a Universidade que lhe dera o diploma, resolveu promover-se a engenheiro.

Na política, fez parte da geração, criada em redoma dentro dos aparelhos partidários. A sua única experiência profissional era a de técnico da Câmara da Covilhã, para onde, na década de 1980, havia sido levado pelo pai. Depois, foi deputado, secretário de Estado e Ministro do Ambiente e, a 15 de Julho de 2004, candidatou-se, com êxito, à liderança do Partido Socialista. A 12 de Março do ano seguinte, era convidado a formar governo.

Por fim, o Sol alumiava-o. Até hoje. Já agora, agradeço que não pensem que tenho ilusões sobre os meus compatriotas: os que berram contra a corrupção são, por vezes, os que mais a praticam. Simplesmente, não gostam que "eles", os de cima, também o façam. Pode parecer injusto, mas é assim a vida.»


Ainda é mais TRAFULHA do que eu pensava.

11:48 PM  
Blogger PK said...

e as crianças são tão keridas...:-) concordo PLENAMENTE com a Sofia! Se ficar assim, alguém k me diga!!!
Os Bárbaros são os Pais dos miúdos que voluntariamente se escravizam em prol de uma educação progressiva. e as crianças são mesmo keridas.

5:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, os papás e mamãs ficam um pouco chatos e repetitivos. Falo por mim! Sempre critiquei essa conversa de bebés, desinteressante e muito limitativa. Agora faço exactamente o mesmo.
Desculpa lá qualquer coisinha Luísa. Prepara-te para o dia 13 de Fevereiro; a tua experiência vai-se repetir...

12:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

És um bárbaro. Já tens idade para ter juízo, casar e procriar.

12:09 PM  

Post a Comment

<< Home