Friday, November 27, 2009

A Suécia em Lisboa

Quando eu era adolescente, e nadava na praia em Faro, sentia sempre olhares de soslaio quando saia da água; no Algarve não havia nenhuma piscina, e alguém que soubesse nadar (mariposa, especialmente), era assim uma espécie rara.

A Suécia, no meu imaginário da altura, era um país onde havia acesso a muita coisa, inclusivé a piscinas, facilmente, muito barato, em muitos locais, sem preocupações; pessoas a sair das piscinas, depois do seu treino, e a ir à sua vida todas contentes, mas sem sequer se aperceberem do luxo que tinham.

Lisboa tem hoje piscinas espalhadas por todo o lado; 1 Euro e 54 cêntimos; abertos dias da semana até às 21h15; fins de semana 19h00. Entras, pagas, nadas, sais. E vais à tua vida todo contente; mas eu, pelo menos ainda, apercebo-me bem do luxo que tenho, e penso que Portugal evoluiu mesmo, mesmo muito.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olha nasceu mesmo um taliban...

jijijiji

Beijo

9:30 AM  
Anonymous djeiti said...

Será que os olhares eram mesmo pelo facto de nadares mariposa ou os calções eram demasiado curtos?
:D
Portugal evoluiu mto porque agora tem muitas piscinas?? E mais ainda ginasios??
Não concordo que isso seja associado naturalmente a uma evolução de saludar. Até porque com uma costa como temos e com tantas actividades que deveriam ser preferenciais a uma vida sedentária e de preguiça como temos, tanta piscina e ginásio não é uma questão reveladora de evolução mas sim de facilitismo e comodismo.
O meu pai até costuma dizer: "preferes pagar para ir ao ginásio mas para dares aqui uma ajuda a carregar madeira e pegar na enchada tá quieto ó malandro..."
:P

9:33 AM  
Blogger Luís Bastos said...

Como diria o Jaime Pacheco, "é uma face de dois legumes"...

Mas não posso deixar de concordar com o(a) djeiti.

O mesmo se passsa com o Farmville no facebook; querem ter quintas, animais, fazer colheitas? há por aí tanto estrume para espalhar... vão para o campo!!

10:38 AM  
Blogger Luís Bastos said...

Mas atenção, que aqui por Coimbra também já estamos muito bem nessa matéria de piscinas, com um Complexo Olímpico (1 x 50m e 1 x 25m), mais as piscinas de 25 de Celas, S. Martinho e Pedrulha.

Antes do Euro 2004, com as antigas piscinas municipais em obras por causa da renovação do estádio, Coimbra tinha apenas a piscina de Celas (de longe a com piores condições neste momento - salva-se a localização geográfica priveligiada, para os betos da zona)...

E aqui pelas redondezas também já piscinas: Poiares, Condeixa, Mealhada, Paião, Cantanhede...

Definitivamente um progresso no sentido da democratização do acesso à natação, hidro-ginástica, pólo-aquático e outras actividades no meio aquático.

E nesse aspecto sim, penso que possa constituir um indicador de progresso, o número pisinas por habitante.

10:46 AM  
Blogger tiago m said...

Querida Anónima!

Um taliban! é mesmo, é um enorme prazer nadar; axo aliás que nunca tive tanto prazer como agora… Nós, os talibans vamos mesmo conquistar o mundo!

Caro Djeiti,
sim portugal evoluiu mt qd há piscinas públicas desta maneira acessível a todos; não é POR isso, mas isso é mesmo uma medida da nossa evolução

mas se o pai pai kiser ajuda para carregar a madeira avisa!

Caríssmo Luís Carlos,
concordo mais com o teu segundo comentário k com o pequeno; embora esse pequeno insulto à zona de Celas seja claramente escusada :-)

4:46 PM  
Anonymous Taliboa said...

Bem, por essa ordem de ideias, e uma vez que tb recomecei a natação, sou uma taliboa! :-))

12:25 AM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

É assim mesmo Tiago. Já estamos em muitas coisas ao mesmo nível da Suécia e nem demos por isso

9:56 PM  
Anonymous Melo said...

Pois é Tiago, tens razão no que escreves no post mas.... falta um factor que não ponderas….., é um sinal de prosperidade mas também de velhice da nossa parte, pois estamos a começar a fazer observações que ouvíamos os nosso pais fazer. “ no meu tempo, para ir a LX demorávamos xhoras , agora é que é, se vocês soubessem como era………” . A diferença é que a mudança acontece de uma forma mais rápida.

12:21 PM  

Post a Comment

<< Home