Tuesday, October 18, 2011

Islândia

A Islândia não pagou, deixou falir bancos, as coisas várias que aparentemente não se podem fazer. E passado muito pouco tempo, aí estão salvos, e aparentemente recuperados. "From ruin to role model". Na Irlanda essa comparação com a Islândia é uma constante (aqui para uma das últimas versões).

Em Portugal não tenho visto referências da Islândia, ou modelos alternativos. E continuo sem entender como a malta que nos emprestou dinheiro para fazer coisas que não precisávamos assim tanto, não vai participar nem um bocadinho.

Os lucros para essa gente vão manter-se inalteráveis; para o resto é mais impostos, preços mais caros de todos os serviços, menos saúde, menos educação, menos salários, e até mais horas de trabalho.

Muito, muito, muito lógico.

3 Comments:

Blogger Rodrigo said...

A Europa e os EUA estão falidos. O futuro do mundo é a China. E não acredite em nada do que a nossa civilização branca-capitalista-cristã fala sobre eles: é puro despeito.

11:57 PM  
Blogger tiago m said...

Olá Rodrigo,

Não me parece que Europa e US estejam falidos. Estão a perceber para onde vão, e provavelmente, pelo menos na Europa, vão acabar com uma série de sistemas de distribuição social.

Não estou também nada convencido que a Cinha venha a ser o futuro. Vai equilibrar, como é inevitável (um país daquele tamanho…). Como Brasil e India também se vão chegar à frente. Mas ULTRAPASSAR vai ser outra história. Não acredito…

Abraço

1:32 PM  
Blogger Rodrigo said...

Ora, a China esteve à frente do Ocidente durante a maior parte da história. Por que é tão difícil acreditar que eles têm condições de recuperar a posição? Até porque, sabemos bem pouco sobre eles.

E EUA não está falido? Estão enrolando a dívida enquanto podem, mas uma hora o negócio quebra. E a Europa? Dizem que os ingleses não têm mais dinheiro nem pra manter bichinho de estimação! Roubaram o resto do mundo enquanto puderam, agora tem muita gente a fim da revanche.

Abraços!

11:40 PM  

Post a Comment

<< Home