Tuesday, January 31, 2012

O Emprego

O desemprego em Portugal está no máximo. Evidente... Numa situação económica complicada, com pouco investimento, sem ninguém arriscar nada, já estávamos mal. E a lógica tem sido: mais dias de trabalho, menos férias, menos feriados, mais horas. Não é preciso fazer modelos complicados para ver que o único resultado é mais gente sem o que fazer.

Quando será que como sociedade aprendemos que ter toda a gente com trabalho, mesmo que os salários sejam menores é fundamental para que tudo corra bem?

E quando aprendemos também que o objetivo deveria ser trabalhar menos, ter mais férias, mais tempo livre, mais eficiência, mais organização? E que todos os estudos demonstram que as sociedades com menos horas de trabalho funcionam melhor? E que a Alemanha tem mais férias e mais feriados que outros países? Parece simples...

9 Comments:

Blogger Rodrigo said...

Pelo pouco que venho estudando de economia, parece que o desemprego é uma condição estruturante do capitalismo atual. Sem desemprego não tem como os donos do dinheiro decidirem muita coisa. Não é burrice, é esperteza mesmo.

11:53 PM  
Anonymous ze manel da esquina said...

man + de metade da população portuguesa decidiu este modelo. q qres agora tu fazer? emigra q e o q coelhone recomenda...

11:16 AM  
Blogger Rodrigo said...

Decidiu? Ou decidiram por eles? Não me parece que cristãos decidem muitas coisas... toda sua realidade gira em torno de concepções tortas, incluindo a de que têm que obedecer, a de que crianças devem ser protegidas do prazer sexual (em alguns lugares até os 21 anos! Mas podem ver filmes com explosões e torturas), que o próprio prazer sexual é pecaminoso, daí os homossexuais viverem num inferno, etc.

12:01 PM  
Anonymous carioca de gema said...

Oi carinha!!! É verdade que você está aqui no Brasil??? Pois vem aqui no Rio parase divertir!!!! Nada melhor do que o Rio para vc relaxar e gozar!!!

10:12 PM  
Blogger Rodrigo said...

Rio de Janeiro? O Rio só é liberal na zona Sul. O resto tá dominado pelos crentes. Melhor ir pra Manaus, se for pra curtir mesmo, sem estresse nem tiroteio.

12:20 AM  
Anonymous carioca de gema said...

Libera Rodrigo, cara libera!

6:37 PM  
Blogger tiago m said...

Querido Rodrigo,

obrigado pelas tuas mensagens. Sim, essa pergunta é crucial, é isto um jogo de soma zero, e para alguns terem muito, outros têm de ter muito pouco. Nesse caso, esses do muito vão sempre lutar para conseguir manter muitos no nível de baixo. E aí, é esperteza mesmo.

Temos que voltar a um sistema marxista de luta de classes?

Querido Zé Manel,
emigrar, como dizia o secretário de estado. O Coelhone é que sabe mesmo!

Querido Carioca,
Você não sabia que eu estava no Brasiu não? Vamos ao Rio sim, relaxar e gozar caro.

Linda Sofia,
esta perspetiva hippie tem muito que ver com haver trabalho para toda a gente. E com o alcance da felicidade. Eu adoro trabalhar em algumas coisas, e tenho imenso prazer no trabalho, e penso nele constantemente. Mas tu e eu temos um tipo particular de ocupação que exige isso. Mas em geral, no esquema da sociedade será que é necessário? Tenho muitas dúvidas...

1:25 PM  
Blogger Rodrigo said...

Por que a "Academia" finge que a luta de classes marxista acabou? Só por causa do posmodernismo? Porque agora não existe mais "verdade"? Eles conseguiram virar os conceitos de cabeça pra baixo, infelizmente. Mas não há mal que dure para sempre. E a verdade continua lá fora, só nos esperando.

11:43 PM  
Anonymous carioca de gema said...

Gozá, cara??? Vc vem no Rio Gozá???
kakakakakaka

2:13 PM  

Post a Comment

<< Home