Monday, December 11, 2006

Dia Feliz

Pinochet está morto. É sempre um dia de felicidade aqui no Agitar quando um destes bárbaros nos deixa.

12 Comments:

Blogger Zorze said...

Sofreu foi pouco... devia ter durado mais uns dias em sofrimento.

7:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

yupie yupie lalalah
yupie yupie lalalah
yupie yupie lalalah

9:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Ditador augusto pinochet morreu, ainda bem, é sempre um dia feliz, alegre e de regojizo.

De 11 de Setembro de 1973 até 1990, o general augusto pinochet, foi o máximo responsável, entre outras muitas coisas por:

- 17 anos de ditadura, presseguição, opressão, corrupção, etc;
- um golpe militar sangrento;
- a morte do Presidente da República em exercicio, que fora democraticamente eleito por sufrágio universal, Salvador Allende;
- mais de 2 000 assasinatos políticos;
- cerca de 1 000 desaparecidos;
- mais de 28 000 torturados;
- centenas de milhares de exilados;


Contudo, e apesar destes arrepiantes números, o ditador nunca foi julgado nem condenado, PORQUÊ ?

Porque a justiça não funcionou, porque o ditador e os seus advogados, alegaram sucessivamente ao longo do tempo, causas tão variadas, como por exemplo: esquecimento, debilidade física, estado de saude precário, excesso de idade, dificuldades de mobilidade, etc... e a justiça aceitou e deu provimento.

Vergonha! Vergonha! Vergonha!

Por outro lado, o ditador não foi só responsável por atitudes negativas, como atrás enumerei, dado que em 1978, teve uma atitude, que para mim, foi muito bonita e de grande utilidade.
O que vou relatar poucas pessoas conhecem, e somente há poucos anos é que foi confirmado pelos intervenientes.

Primeiros dias de Junho de 1978, Mundial de Futebol do México, último jogo da fase de grupos, Clile-Argentina.
A seleção argentina, tinha começado mal o mundial, pelo que chegou ao último jogo da fase de grupos e tinha que ganhar ao Chile por 5 golos de diferença, para paasar aos quartos de final.
Antes da decisiva partida, o general Pinochet desloca-se ao balneário da seleção do seu país, para dizer que, como o Chile já estava eliminado do mundial, os seus jogadores não deveriam impedir a qualificação da ARGENTINA, dado que se isso acontecesse, os jogadores chilenos seriam severamente punidos pela sua própria pátria. ( note-se que na altura, a Argentina era igualmente liderada por uma junta militar, encabeçada pelo general Videla, que tinha subido ao poder em 1976, e que detinha relações de proximidade e de grande amizade com pinochet).
Diz quem viu o jogo, que o Chile facilitou, mas por outro lado, a diferença de qualidade entre as duas seleções era tão grande que o resultado era passível de acontecer.

A mágica Argentina venceu o encontro por 6-0, passou aos quartos de final, passou as meias e chegaria à final da competição.

Na final e com grande brilhantismo, a seleção encabeçada pelo grande e temivel Mário Kempes, ganharia à Hoalnda por 2 a 1, sendo o "cavalo mágico" Mário Kempes o autor dos dois golos da Argentina na final.
E o Mundial seria ganho pela Argentina!

11:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

É o que dá em falar de cor sem primeiro consultar os apontamentos...

O Mundial de 78 não se realizou no México, mas sim na Argentina e o resultado da final não foi de 2 a 1 , mas sim de 3 a 1, com 2 golos de Kempes e o outro de Bertoni.
Pela incorreção peço as minhas desculpas.

12:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

já foi tarde

4:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

e estávamos a ver que não ia, estava difícil

4:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tenho de concordar com o João chagas é verdade o homem tinha de ser julgado. Mas penso que os advogados tambem tinham razão pois um homem que faz o que o "Augusto" fez só pode ser demente, tarado entre outras coisas, ( será que os advogados usaram esta? Caso não aqui fica uma notas para casos do genero no futuro. Bolas para a justiça que de vez em quando é mesmo injusta.

8:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Para se falar de Pinochet, é necessário falar de Allende:

Eis um breve extracto:

"...Allende's own refusal to obey and/or enforce more than 7,000 Chilean Supreme Court and other legistlative rulings (as detailed in the Resolution of August 22, 1973[citation needed]) was a sign of dictatorial style in defiance of Chile's democratic government institutions. Torture was used so extensively by the police during the Allende government that in November 1970 the weekly newspaper La Portada in Santiago published an ironic article proposing that torture ought to be more systematic, with a priest present for the final stages." (in WWW.WIKIPEDIA.ORG)

A verdade é sempre mais complexa do que a Esquerda pretende.

Ora aqui vai mais um extracto:

"In the first year of Allende's term, the short-term economic results of Minister of the Economy Pedro Vuskovic's expansive monetary policy were unambiguously favorable: 12% industrial growth and an 8.6% increase in GDP, accompanied by major declines in inflation (down from 34.9% to 22.1%) and unemployment (down to 3.8%). However, these results were not sustained, and in 1972, the Chilean escudo had runaway inflation of 140%. The average Real GDP contracted between 1971 and 1973 at an annual rate of 5.6% ("negative growth"); and the government's fiscal deficit soared while foreign reserves declined [Flores, 1997]. The combination of inflation and government-mandated price-fixing, together with the "disappearance" of basic commodities from supermarket shelves, led to the rise of black markets in rice, beans, sugar, and flour. [6]" (www.wikipedia.org)

Poderia continuar apresentando mais factos, mas não acredito que alguém lesse.

4:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não resisto a mais uma citação da WIKIPEDIA sobre o "maravilhoso" governo de Allende:

"There were rumors of a possible coup since at least 1972; in 1973, partly due to Allende's anti-market and anti-private property policies and partly as a result of the rapidly declining price of copper (Chile's main export), the economy took a major downturn. By September, hyperinflation (508% for the entire year) and shortages had plunged the country into near chaos [Flores, 1997]."

Ah... que maravilha... A fome na Albânia ou na Coreia do Norte diz-vos alguma coisa?

Poderia ainda falar-vos do facto de Salvador Allende ter sido o primeiro chefe de estado a reconhecer o brando regime de Mao Tse Tung...

4:29 PM  
Blogger tiago m said...

Caro Valter,

é o chamado, o que é o cu tem a ver com as calças…

9:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Tiago,

Tem tudo a ver. Pelos vistos nem leste o que transcrevi de uma fonte que reputo até de esquerdoide, porque politicamente correcta.

Pinochet conduziu - com mão de ferro é certo - o Chile até à prosperidade económica e social.

O preço foi alto sem dúvida, se apenas olharmos à crueza dos números (a perda de vidas humanas é sempre chocante) contudo, Pinochet era um menino de coro quando comparado a qualquer ditador de esquerda, os quais, para além da tortura e morte de muitos mais seres humanos, caracterizam-se pelos seus péssimos resultados: economia enfraquecida ou obliterada, fome nalguns casos, esperança média de vida baixa, etc...

Sempre que se fala de Pinochet, fala-se por oposição a esse "grande humanista" que foi o Allende, passando-se por cima - olimpicamente - da tortura que a sua polícia exercia e pelos crimes de Estado que cometeu.

Não tenhas dúvidas, sem Pinochet, teriam sido torturadas e teriam morrido mais pessoas e o Chile estaria muito pior do que está hoje.

9:37 PM  
Blogger tiago m said...

Caro Valter,

Por acaso tenho dúvidas que o Allende tivesse sido pior. Mas isso na realidade é irrelevante nesta discussão; o Pinochet foi um bárbaro assassino. Não me interessa muito o que teria sido se. O mesmo raciocínio poderia ser o mesmo relativamente a muitos outros regime (tipo o estaline era bonzinho porque na altura dos czares havia fome e servos em toda a rússia)!!!

7:51 PM  

Post a Comment

<< Home