Saturday, January 05, 2008

A Esperança Vista de Portugal

Obama venceu; esperança, juventude, optimismo, generosidade, idealismo. O sentimento geral nos media americanos é "Reason to Celebrate". Um negro, com nome islâmico, assumindo que tomou drogas, que estudou na Indonésia, é hoje aceitável, mais, elegível pelos americanos.

No lado republicano Huckabee, ex-pastor mas também ex-governador, ganhou, com o apoio do que há de mais conservador socialmente nos EUA. Mas com uma mensagem também de mudança, populista, até anti-big-corporations; contra a pobreza, a favor do ambiente. Uma vitória curiosa, mas com menos projecção, entusiasmo (até no número de votantes).

Entre estas duas notícias o que decidem realçar os jornais portugueses? O Público põe Huckabee na capa: "Evangélicos, a guerra santa no Iowa". O DN, pelo menos um pouco mais equilibrado, põe os dois acontecimentos em igual lugar de destaque: "Iowa escolhe frescura de Obama e fé de Huckabee".

É triste este anti-americanismo básico. Dizer mal do Bush e de algumas decisões dos States é justo e merecido; ser incapaz de reconhecer e aplaudir o extraordinário que sai dos States é simplesmente mesquinho.

10 Comments:

Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Meu caro, que esperas do jornalismo em Portugal? Mais do que isto. Cai na real Tiago. Os jornalistas são regra geral muito maus profissionais, os chefes de redacção e directores, embora um bocado melhores, estão aprisionados às tiragens e audiências, e os donos e patrões são uns escrupulosos sem princípios.
Este é o panorama dos media em Portugal!

10:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

«Há certo tempo que se vem fazendo notar um progressivo eclipse da razão, muito generalizado pelo mundo fora, mas com particular destaque na esfera política e lá para as bandas dos EUA, de onde o mal depois se expande e multiplica para os demais lugares do Planeta.» (António Viriato in De Rerum Natura)

9:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

MM-- Será mesmo tempo de celebrar? Ou será que agora os verdadeiros SENHORES vão voltar a colocar as coisas no seu dominio. Se for uma lufada de ar fresco e de vontade popular "BEM HAJA". É sempre bom ventos de mudança, mesmo do pais que agora é nº2 no que a industrialização se refere. Um bom 2008 para TODOS.

11:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

L'AMERICA

Acid dreams & Spanish Queens
L'america (another?, lone?, voice)
Asthma child, the fumidor
Lamerica
Duchess, rabbit, the woods by the road
Lamerica
Pearl Harbor -- Shot off the road
Lamerica
Conceived in a beach Town
Lamerica
Relevance of beach or Lakes
Lamerica
Sinks, snakes, caves w/ water
Florida
Homo/-sex/-uality
Lamerica
Religion & the Family
Lamerica
Plane crash in the Eastern Woods
Virginia
Bailing-out over rice-fields
Lamerica
Guerrilla band inside the town
Lamerica
Bitter tree of consciousness
Lamerica
A fast car in the night -- the road
Lamerica
Progress of The Good Disease
Lamerica

(James Morrison)

1:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Á assim tanta coisa interessantes nos USA?

3:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Se é bom ou mau decidam vocês.Há montes de gajas com mamas de silicone, pena de morte, pessoas que só comem pizas e hambúrgueres, milhões de americanos que não imaginam sequer onde fica o Iraque, empresas que vão a tribunal só porque aquando do fabrico do seu fato de Batman não elucidaram as pobres das criancinhas que não dava para voar, etc...

3:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gosto deste lado americano:
"(...)empresas que vão a tribunal só porque aquando do fabrico do seu fato de Batman não elucidaram as pobres das criancinhas que não dava para voar, etc..."!
ADORO MESOM!!!

12:31 PM  
Blogger tiago m said...

Caro Anonymous,
Mais uma vez depende de que lado queres ver as coisas. Seguramente que há muitos processos frívolos que levam a conclusões ridiculas.

Mas graças a esse sistema de levar empresas a tribunal, grandes direitos foram conquistados, para as minorias, as mulheres, os consumidores. Eu cá digo que esse sistema é melhor que em Portugal, onde as empresas fazem o que querem e mesmo que percam em tribunal as indemnizações são ridiculas.

2:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mas em que te baseias para estar sempre a dizer que os USA são um grande país? Afinal de conta em quantos paises tu já viveste para poderes fazer essa comparação com algum rigor? USA, Portugal e ...

11:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só política, só política!...
E o tal post sobre o gajo jeitoso?

7:32 PM  

Post a Comment

<< Home