Sunday, July 20, 2008

O Desporto que Não Há em Portugal

Um torneio de golfe emocionante (em que um grande campeão do passado quase conseguia uma vitória que eu pensava só hollywood nos podia dar); uma corrida de F1 (em que um irritante inglês ganhou); a volta à França com uma grande etapa e os três primeiros separados por segundos (e mais doping a manchar a coisa); dois jogos de futebol irlandês, um deles a final do Ulster (divertido!); os campeonatos irlandeses de atletismo.

Cinco eventos. Desportos diferentes. Emoção, técnica, a superação do homem por si próprio e dos outros. Ao mesmo tempo, em canais generalistas, acessíveis a quase toda a gente.

Algo que não poderia ver em Portugal, onde o desporto que não o futebol acabou; vejo as notícias dos sites portugueses –inclusive os desportivos (?)–; nada sobre Schleck, Hamilton, Harrington, Norman. No desporto os tempos são piores; estamos a ficar mais provincianos, mais limitados, mais aborrecidos.

22 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Em Portugal é tudo uma porcaria!

2:59 PM  
Blogger miguel p said...

que injusto...

a rtp2 - desporto, não transmite futebol e é uma tarde de sábado inteira!
a volta à frança dà todo o santo dia e a delegação portuguesa aos jogos é de quase 70 indivíduos de mais de uma dúzia de desportos, sem futebol, aliás nem sei se vai alguma modalidade colectiva...

a vida dos jornais desportivos é outra história...

abraços

4:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Se Portugal e os portugueses são assim tão maus fica para ai.

8:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Para o outro a sul do Tejo só há deserto. Para si Portugal é o deserto.

10:48 AM  
Blogger tiago m said...

Querido anónimo1, anónimo2 e antónio; vamo-nos restringir ao assunto do post? Em Portugal hoje o desporto é quase só futebol e outros grandes eventos são basicamente secundários e dificilmente acessível. Alguma dúvida quanto a isso?

A vossa reacção tão defensiva, transformando um post sobre esse assunto em concreto, para a defesa da pátria, e um patriotismo indignado revela uma incapacidade triste de analisar o vosso próprio umbigo; o que só pode conduzir a um país bastante menos interessante.

Querido Miguel,
não me parece que seja injusto. Como te digo havia 5 (!) canais a transmitir diferentes desportos; e tudo acontecimentos maiores, grandes espectaculos (pelo menos 4 deles); em Portugal se não é futebol é transmitido na RTP2, ou na RTPN ou então em canais codificados; grande diferença no acesso.

Comparativamente há vinte anos (e hoje com muitos mais canais): Wimbledon não dá em canal aberto; o open de golf não dá, a F1 não dá, a volta a França só aparece nos momentos finais das etapas, o torneio das cinco (seis) nações desapareceu

a meia final do campeonato de mundo de rugby (frança/inglaterra) deu em canal codificado e não foi transmitida em directo (para dar um jogo qualquer de futebol de um campeonato qualquer)

a difusão do desporto em Portugal tem diminuido drasticamente em absoluto e quando se compara com o aumento do número de canais então é tragico; mas enfim, pelo menos futebol e todos os jogos amigáveis de todos os clubes portugueses não faltam...

quanto aos jornais desportivos é ridículo; diria mesmo que vergonhoso; mas os próprios canais generalistas fazem o mesmo: não há notícias de desporto que não seja futebol em Portugal

12:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Miguel a Volta a Franca só dá todos os dias na RTP N (só accessível na capital nos pacotes mais caros) que é um canal pago. Na RTP 2 só dá nos finais de semana.

Tiago o Hamilton é irritante porquë? Por sr bom, jovem e não ser prepotente?

Caros anônimos, Portugal está muito mal. Por isso se emigra oura vez e cada vez mais. E o sul do Tejo é um deserto e o norte do Douro a terra dos selvagens...


Xauzinho

10:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Então o coelhinho já fala mal do seu amado país?

Então e o maravilhoso governo que tu, coelhinho, tanto gostas e defendes?

Então e as políticas, o debate interno e a pluralidade dentro da tua União Nacional, ops....., enganei-me, dentro do teu Partido Socialista?

"a sul do Tejo é um deserto", não me digas que queres ir ocupar o lugar do teu amiguinho Mário Lino, que proferiu essa frase, com os resultados que todos os sabemos.

Então e a tua agência de empregos, ops...., lá me enganei outra vez..., queria eu dizer o teu Partido, que governa lindamente este país.

Isto é uma grande nódoa, só sai com benzina, como dizia o Eça.

6:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

aleixo chagas

O sul do tejo é um deserto, e ninguém contesta isso. Tirando umas zonas de pre deserto onde se faz um dos melhores vinhos do mundo (o Moscatel Roxo de Setubal e nao o vinho da Emelinda de Freitas) e o litoral é um deserto.
E o Norte do Douro em especial o Porto é uma terra dominada pelos selvagens.

9:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Em Portugal também há desporto na televisão! Ganha aquele que conseguir ver mais telenovelas seguidas! Prémio: mais telenovelas.

2:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vim parar a este blog por acaso. Andava à procura de umas coisas acerca do André Sardet e estou escandalizada com isto. E vou aproveitar para barafustar (como é pedido no blog). Quem é que manda roubar o título do CD do André?

3:11 PM  
Blogger tiago m said...

Querida Paula,
obrigada pela visita, e pela barafustacao

para informacao, o titulo do blogue tem uma origem num programa de radio, que se iniciou ANTES desse CD

curiosamente, como o programa era numa radio de Coimbra, se alguem podera' ter "roubado" algo a alguem, seria ao contrario do que dizes (eu so me apercebi da existencia de tal objecto "musical" por acaso, depois de ter iniciado o blogue)

motivo para escandalo, sem duvida nenhuma!!!!! (embora como o titulo aparece em muito lado, nomeadamente latas de molhos entre outros locais de grande dignidade, digamos que o escandalo e' relativamente reduzido); e fica aqui a garantia que eu nao irei tentar processar o teu musico favorito

3:37 PM  
Blogger Luísa said...

Coelho,

Eu contesto!O Sul não é um deserto!(Pelo menos os camelos com os quais me tenho cruzado não têm bossas!) É lógico que não podemos comparar o seu desenvolvimento com o de Lisboa,mas aqui vive-se muito bem, acredita.

4:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Luisa
Sei bem que o litoral do deserto nao e deserto (talvez o meu portugues esteja um pouco enferrujado...).
Acabei de passar umas ferias maravilhosas no Algarve e pude comprovar que nao e deserto. Bom peixe nos mercados, bom tempo, muito sol, bons gelados e tambem bons restaurantes como o Orangerie.

8:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aleixo men

Como sabes é verdade sou filiado num partido politico.
Alias pertenco a essa classe dos poucos portugueses que e filiado num partido. Eu estranho que nao sejam todos os portugueses uma vez que isso e muito mais importante que a bosta do futebol ou do teu sporting ou do teu porto ou mesmo do benfica. Pois men chagas acho que devias fazer o mesmo te filiar no teu querido PP e fazer algo pelo teu pais

Sabes também que nunca fui colocado para nenhum lugar pelo meu partido (nem tão pouco por outro). Pelo que não sei porque estas com esses teus comentários.
Mas caso tu tenhas necessidade arranjar emprego faz la o que eu te disse e filia, mas aconselho-te a procura uma melhor opção que o PP, pois não me parece que estes voltem ao poder tão breve quanto isso.

O governo de Portugal tem feito um trabalho bom, mas a situação era tão com o PSD, e agora com a crise internacional, e difícil ficar em Portugal. Mas deixa ainda longe vou mandando umas bocas a ver se coisa avança...

Fica bem rico...

8:58 PM  
Blogger Luísa said...

Um oásis aqui tão perto e eu não sabia! Tenho que conhecer o Orangerie! Obrigada pela informação.

9:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Em Portugal é tudo uma porcaria!

6:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Coelho,

1º) deixa-me avisar-te que se disseres à minha frente ou voltares a escrever no blog que o meu Sporting é uma bosta, quando tiver a oportunidade de estiver contigo, terei todo o gosto em escarrar-te para a cara.
Se não acreditas que sou capaz, pergunta ao Tiago;

2º) não sou filiado em nenhum partido, dado que sempre fui apartidário. Sou e serei sempre a favor de movimentos de cidadãos;

3º) sempre fui e continuo a ser de esquerda, mas sou um crítico do "socialismo moderno" que a tua agência de empregos, ops..., lá me enganei outra vez, queria eu dizer o teu partido, apregoa e defende;

4º) se algum dia me inscrever em algum partido, o que penso ser praticamente impossível, essa inscrição só poderia ser no Partido Comunista, porque não concordando com muitas das suas políticas, são os políticos mais sérios, mais preparados, mais estudiosos dos problemas, mais solidários, menos oportunistas, menos tachitas, menos corruptos, menos oportunistas, menos ambiciosos no sentido de querer subir nos cargos políticos, etc...

5º) o teu partido socialista está se tornando num autêntico partido fascista. O Eng. João Cravinho e o Carrilho, dois militantes do teu partido, ousaram falar, criticar e apresentar um conjunto de leis contra a corrupção, principalmente a grande corrupção, a corrupção de colarinho branco. O projecto foi chumbado no Parlamento, e o Eng. Cravinho foi, de castigo, desterrado para Londres, para um cargo sem importância política nenhuma.

1:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Relaxa Chagas. Estás muito stressado.
Deves ser tão violento como o Tiago quando lhe digo que o Porto e uma bosta. São todos uma bosta meu caro.

Mas passando ao essencial os partidos políticos são movimentos de cidadãos, meu caro. Não são outra coisa.
E acho que so te fazia bem e a Portugal se te filiasses em algum. O PCp até será uma boa escola, uma vez que quando estão no poder, seja uma junta de freguesia, uma câmara, ou quando estiveram no governo, não nomeiam pessoas do seu partido para cargos como tu defendes. Ë claro!
Ah e também é conhecido pela liberdade de pensamento dos seus membros, liberdade de opinião e liberdade de voto na AR. Vais ver como é bom.
Pois é, os partidos acabam por ser muito diferente dos outros tipos de movimentos de cidadãos, onde a liberdade de expressão é uma coisa fantástica, como por exemplo as ordens, os sindicatos, ou até mesmo os clubes de futebol. Ouve lá tu alguém do Sporting criticar que seja o Sporting, que tu não vais fazer nada. Nada!

10:48 AM  
Blogger tiago m said...

joão miguel,
passaste clarissimamente dos limites; a conversa entre gente civilizada tem regras que mesmo no mundo virtual não se passam

11:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Apoiado! Ainda bem que não conheço o João de lado nenhum. Escarrar em cima de alguém só porque se diz mal de um clube de futebol não é boa onda.

12:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

A RTP vai transmitir em directo, nos canais abertos, cerca de 300h de competições dos jogos olímpicos!

9:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Incluindo todos os jogos de futebol do torneio olimpico...

10:25 PM  

Post a Comment

<< Home