Wednesday, April 24, 2013

Controlados

Recentemente uma empresa de Internet alertava-me que os meus consumos eram baixos. "Estaria eu com algum problema no meu aparelho?" Não só andam a viajar os meus consumos de internet, como não têm qualquer pejo em tomar acções com essa informação.

Há uns anos, numa campanha política, recebi um arquivo com moradas dos membros de um partido político, com imensa informação pessoal (e com uma deliciosa, amadora e risível tentativa de esconder alguns campos importantes).

Era possível sair de um país, com um visto de turista, passar uns dias foras, e voltar a entrar, sem que fosse controlável o período de estada. Hoje, controlam o número de dias acumulado ao longo de qualquer período. Nos Estados Unidos, no Brasil, na Europa.

Na Irlanda o estado vai aceitar ajudar algumas pessoas a pagar empréstimos, mas vai controlar as viagens que as pessoas fazer fora, se têm tv por cabo e outra informação semelhante.

Hoje uma mega operação em Espanha, em que centenas de dados, vindos da polícia, finanças, recursos humanos de empresas eram roubados e depois vendidos a empresas.

Não há dados a salvo. Estamos completamente controlados. E, curiosamente, ninguém se sente especialmente preocupado com isso.

1 Comments:

Anonymous Laranjada Ovarense said...

Conheces a proibição constitucional do número único? Um dia falaremos sobre como é possível contorna-la.

7:03 PM  

Post a Comment

<< Home