Wednesday, August 16, 2006

Os Genes Estão bem? Implante-se!

Em Inglaterra na fertilização in vitro passou a ser possível escrutinar embriões para genes que aumentam a probabilidade de cancro. A prática já existia para genes de huntington ou fibrose cística, doenças incuráveis para as quais há um teste infalível. O caso do cancro é diferente porque apenas se pode indicar propensão, e o cancro é uma doença que pode ser tratada.

O procedimento autorizado abrange a fertilização in vitro, mas as implicações são mais latas: Fazer os testes num feto; abortar se o embrião tiver as mutações. À medida que mais consequências de determinados genes forem conhecidas (alcoolismo, inteligência, altura, resistência física, obesidade, doenças cardíacas, etc) mais os pais vão poder escolher o que não se quer. Em última análise não vai haver nenhum embrião que passe os critérios de progenitores zelosos…

7 Comments:

Blogger Sofia Melo said...

Para o bem, e para o mal, diga-se. Evitar doenças congénitas e mal-formações é de louvar, mas se não se tem mão nisto, daqui a uns tempo temos os futuros papás a levar listas de supermercado aos médicos, com todas as características q querem ou não ver no seu bebé... tipo encomenda da La Redoute, ou assim...

10:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

... conclusão: os progenitores mais zelosos não vão deixar descendência (será bom, será mau?). Algo me diz que mais uma vez se está a brincar com a Caixa de Pandora usando como cobaias "progenitores zelosos" que não aceitam a sua condição de humanos que por natureza são biológicos e mortais. Trata-se de um problema de arrogância que a natureza tratará de resolver da forma crua que lhe é própria porque não é corruptível nem é ajustável por via do lobby nem da negociata de bastidores nem de qualquer outro tipo de tráfico de influências mais ou menos legal. Resta saber se haveria que recriminar alguma parte da comunidade científica por acalentar expectativas que dificilmente poderá cumprir e mesmo que as cumpra poderá estar a condicionar a capacidade de evolução da espécie com consequências imprevisíveis. Mas vamos imaginar que isso é possível. No limite seria criar as condições para ser possível adquirir um bebé no supermercado. Ora quando um fabricante de automóveis (por exemplo) detecta uma avaria num dos seus modelos, avisa os clientes, e substitui a peça com problemas por sua conta. No dia em que "comprarmos" os nossos bebés como vai ser? Quem é que chama os bebés para ir à reparação? E como é que se faz uma reparação genética num ser já desenvolvido? Evidentemente que estas são questões absurdas pois este tipo de cientistas "nunca se enganam e raramente têm dúvidas" por isso não haverá problemas.

10:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Laryska ser contra escolha de bebes. Bebe deve escolher que quer ser. Se ser inteligente dev ser inteligente, se quer altu, deve ser altu, se quer comer muita, comer muita, se quer ser menino, ser menino. Se for menina melhor.

Mas Laryska muita preocupada com terrorismo tambem. Laryska viajar na dia antes de 11 de Setembro para Ukranie e está com medo de atentadas. Nao poder levar nada no aviao, tambem xatu. Nem bebidas, nem comidas puder. Mas mulcumanas muito maus. Querer sempre guerra. Quando nao e contra europeus, e entre mulcumanas. Muito mau.

8:55 PM  
Blogger S Guadalupe said...

E não é isso que a Medicina persegue? Ou que, pelo menos, pretende demostrar? O seu poder?

Sempre pensei que a nossa imaginação na ficção científica apenas poderia basear-se no possível e alcançável. Cada vez que um ser humano concebe algo, tenta concretizá-lo, por vezes "por linhas tortas"!

Futuro: caucasiano ariano?

12:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

guadalupe: isso será daqui por muitas gerações e eu já cá não estarei para ver (um mundo sem gajos morenos, socorro!!)

1:59 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Ah é?!?!
Então para mim pode ser um com gosto particularmente apurado por liquidos com teor alcoólico entre os 10% e 20%, inteligência e inteligência emocional a rodos, altura suficente para se sentir bem, bastante resistência física, pouca obesidade, doenças cardíacas q.b. para não sempre em excessos (ou direrte...) e um pouco de etc!

2:41 PM  
Blogger S Guadalupe said...

fico entusiasmada com o etc...

4:00 PM  

Post a Comment

<< Home