Wednesday, October 18, 2006

Carninha Toda Sempre Igual


(Foto de Gilbert Garcin -- Les incertitudes de la Reproduction; enviada pela S Guadalupe)

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a entrada no mercado de carne e leite de clones. Deste modo, os animaizinhos que comemos habitualmente vão ser geneticamente exactamente os mesmos. A diferença da bela posta mirandesa pode vir do cozinheiro, do tempero, da posta bem ou mal passada, mas da vaquinha não.

Na constante luta moderna entre homogeneização e diversidade, saem muitos pontos para a homogeneidade. (E claro é só o princípio do uso de clones na nossa vida…)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ok entao e agora k se vai ver kem sao os bons "chefs"...a desculpa da origem da carnucha ja nao pega mais...no entanto tens sempre a opcao da "carne organica"...mas tb nao me parece k isso te preocupe...se bem me lembro o teu palato nao e propriamente exigente...ja o meu...:-))

5:26 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Mas pode-se sempre optar por ter carne que não seja igual geneticamente. Obviamente que isso depende das possibilidades económicas de cada, mas também do que quais coisas, as pessoas realmente dão importância.

Eu como sabes não compro carne em qualquer lugar, tenho o meu fornecedor, escolhido depois de várias experiências e os resultados vêm-se!

Quanto à ideia de que esta medida vai possibilitar que os chefs tenham uma base de partida igual é realmente uma tontice idiota. Quer dizer que para ver se eles são realmente bons teriam de cozinhar m…!!!

Mas a questão fundamental é se isso tem impacto na cadeia alimentar e se podemos virar todos iguais a comer comida toda igual?

9:40 AM  
Blogger miguel p said...

não há só esse ponto de vista.
se isso puder ser um factor determinante ou pelo menos importante no combate a fome no mundo, daqui vai o meu sincero aplauso...

12:08 PM  
Blogger S Guadalupe said...

A singularidade das espécies e dos seres é talvez o mais belo que temos... romantismos à parte, acho que nada se ganha. Os puristas das raças que trabalhem para apurá-las em vez de as copiarem, clonando... Uma vaca concebida pelo processo de encontro na relva, ou em laboratório (com material genético singular) ou clonada... nasce, cresce e morre. Tem de ser igualmente alimentada, etc. Não vejo nenhum benefício. Os clones até têm morrido mais cedo...

Se o problema da fome fosse esse, seria combatido com os excedentes que já produzimos, mas não tem nada a ver. Não vejo MESMO nenhuma vantagem...

5:13 PM  

Post a Comment

<< Home