Saturday, October 07, 2006

O Acordo que Vai Salvar Portugal

Um relatório confidencial do MIT, surpreendemente descoberto pelo Público, finaliza o acordo entre o MIT e o governo português. O MIT é uma das melhores Universidades do Mundo e entre o MIT e as universidades portuguesas há uma diferença abissal, como aliás é normal, e da qual não temos que nos envergonhar particularmente.

Mas este folclore que dura há larguíssimos meses e a ânsia deste acordo entre Portugal e o MIT, parece-me de um provincianismo atroz. É óptimo para os investigadores portugueses, para as Universidades portuguesas, e para Portugal, e eu fico contente com ele, mas que toda esta fanfarra me eriça a pele, lá isso…

4 Comments:

Blogger zeu s said...

O eterno problema do mal entendido acerca das dimensoes.
Para quem nao reparou (em especial para os acerrimos da regionalizaçao, da despenalizaçao, da aboliçao e de outros "aos" irreais) este rectangulo só tem 200x1000 o que faz de nós uma organizaçao impossibilitada do afagado conceito economico da escala.
Herdeiros do sonho do enublado, alimentando vocaçoes globais, mas com o rabo preso na necessidadedo caudilho, lambendo em cada ocasiao os apendices ao chefe, latinos portanto (nao esquecer a exportaçao ibérica deste item cromossomatico para os subdesenvolvidos do americano continente do sul)é obvio que adoramos uma fanfarra.
Fanfarra com galoes reluzentes e acordes sonoros, mas aqui para nós nao achas mesmo que é mais importante esse acordo do que todo o pancracio folclore da cplp, nao achas mais significativo do que os fabulosos "acordos de cooperaçao"?
Meu caro só ha um caminho: estar bem com deus e com o diabo, um pé nas exploraçoes petroliferas brasileiras e um olho nos MITs.
De resto é terraplanar tudo a betao, espetar umas palmeiras, implantar um neon nas fronteiras "welcome big spenders of the world", perseguir os sem abrigo, apedrejar os transexuais, e vender o perimetro a lotes (com licença de construçao).

5:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não sou esperto nem bruto
nem bem nem mal educado
sou simplesmente o produto
do meio em que foi criado

9:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

De facto essa fanfarra também me irrita um bocado porque querem fazer parecer que será o MIT ou o acordo a estabelecer com ele que vai automaticamente colocar Portugal em lugar de ponta a nível tecnológico e de investigação.
Espero que dê para aprender qualquer coisa e beneficiar da experiência e criar oportunidades de cooperação.
Por outro lado, tal acordo quase não acontecia porque os 'quintais' são vários e, de acordo com o Público de hoje, a coisa correu de tal forma que quase não se conseguia consenso entre escolas de gestão.

5:59 PM  
Blogger miguel p said...

acho dificil relativizar ou vulgarizar um acordo com uma escola onde leccionam 60 (sessenta) prémios nobel...

12:51 PM  

Post a Comment

<< Home