Thursday, October 05, 2006

A TV Oficial

A SIC tem uns separadores que dizem em voz ribombante: "SIC 14 anos, a televisão oficial".

Para além do estranho da frase -- oficial de quê? Do Balsemão? Da elite-bem-pensante-de-Lisboa-mas-que-tem-a-Floribella-no- -horário-nobre? -- não consigo perceber qual é a vantagem de se ser oficial, e ainda menos de um orgão de comunicação social ser oficial.

Sendo estes slogans estudados ao pormenor, provavelmente oficial é uma palavra que algum focus group achou como credível, reconfortante, seguro. Pobre país, pobre país.

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nao sei porque estas tao chocado...marketing vende...tudo o que convenca o povao de que "nos somos a TV de referencia" vende...nomeadamente com tanto pimba/entretenimento a anestesiar as massas...e cada vez esta pior...e o poder dos media a crescer...qq dia esta tal e qual como aqui, em que os media decidem, em grande medida, o que o povao "quer"...nao gosto mas ja nao me choca...

11:13 PM  
Blogger zeu s said...

Meu querido creio que terás razao quanto ao exagerado da pompa, quanto ao circunstanciado do qualificativo, todavia penso que o mais importante seria reflectir na importancia que esta televisao teve para este pobre Pais.
Quer se queira quer nao, a SIC foi um ribombar de modernidade em portugal e, ainda hoje, pelo menos cá em casa, continua a ser a televisao oficial.
Oficial porque nao institucional como os canais do Estado(correia de transmissao televisiva do poder de qualquer altura onde o traço camaleonico só é ultrapassado pelo cheiro bafiento dos jornalistas funcionarios públicos)
Oficial porque nao oficiosa do diz que disse estridente e sensacionalista da quarta estaçao que nunca deixou de ser megafone de interesses (primeiro de uma confissao e depois de uma corporaçao).
A SIC trouxe alegria e profissionalismo com seriedade e com emoçao a um rectangulo triste e amador piadetico e contido. Trouxe debate ao unanimismo e clarividencia entre seguidistas.
Como em tudo ha maus e bons momentos mas é indiscutivel que este é o unico canal cuja qualidade geral da programaçao escolhida aliada à visao dos seus directores, conseguiu ser a base de projectos verdadeiramente interessantes ainda que eventualmente parcelares (sic noticias, sic radical, sic mulher, sic comedia).
Imagina tu meu caro, uma tvi noticias...com a gargantuesca boca da moura guedes a debitar comentários sobre raptos, violaçoes, assaltos e assassinios; ou a RTP mulher ainda com a serenela ou a dina aguiar; A tvi radical ou a rtp comedia (só se fosse o moniz a cair do cavalo ou o cavaco a comer bolo-rei), era uma miséria, uma miséria.
Dou os meus parabens à SIC, afinal foi a primeira entrevistar o melhor presidente da AAC do pós 25 (tenho dúvidas senao o melhor de sempre).
Abraço fraterno

12:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

zeu s, dizes bem: "foi"
no início tinha uma programação fantástica, mas pouco tempo depois começou a diminuir de qualidade até ao que se vê
é que é pimba e sensacionalista e dá ares de prestar um serviço à comunidade e de ser séria
e isso de se armar irrita-me profundamente

1:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

lembram-se do "big show sic", "perdoa-me", "ponto de encontro", "juiz decide", "all you need is love", "masterplan", "acorrentados", e agora : "floribella", "cobras e lagartos", "tchanan", "fátima lopes" . 14 anos depois, aqui está a sic. parabéns.
lá em casa só espreitamos a 3 durante o jornal da noite, e por motivos profissionais.
viva a tv cabo!!!!!!!!
a sic de qualidade é um mito urbano.

10:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

MM-> Caros gosto da opinião de todos, mas lembro que Portugal tem um nível de iletrados bastante elevados. A vida da grande maioria das pessoas não é interessante (iletrados ou não) o que leva à projecção neste tipo de séries. Culturalmente gostamos dos desgraçadinhos, com frustrações mas que no final resolvem a bem. ( é o que pretendem para as suas vidas), dai a projecção sentem que não estão sozinhos.

11:50 AM  
Blogger zeu s said...

Queridos amigos darei a mao à palmatoria quando fizerem o favor de indicar um canal generalista globalmente melhor.
Nessa altura, e seguindo o conselho, prometo que mudarei de antena.

7:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

zeu s meu, sabes por que é que a tvi n tem canais tematicos? pq a sic e pt se juntaram e nao boicotam os tais canais na tv cabo, meu caro. p isso a pt multimedia e a sic ja foram multadas, mas entretanto recorreram e como sabes a justica em portugal corre depressa...

9:22 PM  
Blogger tiago m said...

tenho que dizer que o zeu s me fez pensar k no inicio a sic foi um certo ar fresco sim. os telejornais, os debates, alguns filmes mais arrojados, o praça pública, a conversa da má língua e uma certa estética mais pós moderna. mas como bem disse a lbaeta tb houve mto lixo no inicio…

o k eu já não aceito tão bem é a justificação para a palavra "oficial".

continuo a achar deprimente que essa palavra seja reconfortante para alguém.

(alguém falou aí na fátima lopes. eu não estava consciente que ela é da sic, mas é das gajas mais horrorosas que por aí andam. faz um lixo de absoluta merda e tem a mania que é coisa de qualidade. livra, livra, esses é que são mesmo maus!)

9:30 PM  
Blogger zeu s said...

Malta amiga ainda espero pelo sabio conselho que indique um novo farol televisivo. Nem precisa de ser especialmente elaborado uma vez que pouco posso dispor do meu tempo entre trabalho a ana malhoa e copos resta apaenas uma miseria de quality? time for tv entertainement.
De troante importancia parece ser o apontar de 9 programas horrendos o que para 14 anos e uma parada nao me parece nada mal (experimenta ver o boavista/benfica de 92 na rtp memoria e percebes bem o que é mau com o paulo sousa na baliza e aqueles calçoes curtos muito gays por ex)
Quanto ao uso do oficial sempre te digo Tiago que desde que uma determinada cervejeira foi patrocinador oficial do veroa e tu continuas a bebericar já nada mais me espanta, nessa altura nao dizes que nao, e sabes porquê? porque oficial é o que os cavalheiros quiserem (retoma muito eighties mas sempre actual, alias retoma sempre considerei que fosse toma duas vezes vide ps guterres e ps socrates).
Meu caro josé manuel da esquina (prefiro por extenso já que embora mais pequeno burguês nao deixa de ser respeitador e o respeitinho é muito bonito), a justificaçao da tvi nao ter tematicos assentando num problema de boicotes e da justiça é diatribe de mal pagador, o facto é: a pt vai de vela, a sic alargou o espectro, e agora quem tem unhas (leia-se conteudos e profissionais) toca violao, o que atira com a tua "independente" para o triste lugar de um performer de subway com um banjo nos dedinhos.
Breaking news: reality do exists

5:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

deves tu saber de guitarra como os outros de coimbra q anda pela rua a cortar cabelo as pessoas... e o meu pai a dar.me cabo da cabeca para cortar o cabelo. ainda peco transferencia
mas ja agora antes de escrver so asneiras podes te informar:
http://www.cmvm.pt/NR/rdonlyres/A017ACA9-6D55-4F0E-BEFB-FEC6F25E7739/6904/FR10268.pdf#search=%22multa%20pt%20multimedia%22
e esse nik e o max... deves ser deves

11:33 PM  

Post a Comment

<< Home