Thursday, December 14, 2006

The Queen. Diana. A República.

The Queen, filme sobre a morte da Diana, as relações da Rainha com o Blair, e os acontecimentos a seguir à morte. A simpatia dos ingleses, e mesmo do Blair perante essa instituição abstrusa que é a monarquia, parece-me a mim – republicano empedernido – um absurdo.

É comovente ver o jorro de emoção e consternação do povo inglês pela Diana. Mas como podiam eles gostar tanto da Diana – que abalou profundamente as fundações da monarquia – e ao mesmo tempo querer continuar com aquele regime? E porque é que aquela mulher significava tanto para tanta gente?

Depois do filme fomos comer um excelente repasto ao restaurante República. Magnífico peixe galo e uma carninha com belas batatas. O restaurante está pejado de fotos de políticos recentes, gente conhecida de Faro, republicanos antigos e ilustres, as fotos de todos os presidentes da República (o Cavaco no meio deles, foto recentemente colocada). No meio desses magníficos ícones democráticos e igualitários, em dois locais diferentes, fotos da Diana, princesa do povo…

5 Comments:

Blogger Zorze said...

Ontém vi o pai do Doddy dizer que a pobre foi vítima de uma conspiração orquestrada pelos serviços secretos ingleses e franceses e que as provas estão todas à vista.
Precisarão certamente que a nossa Catarina Salgado escreva um livro sobre o assunto. Aposto que o Jorge Nuno também está metido nesta...

12:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Claro uma grande democrata ( ia com quase todos). Este quase implica a restrição de ter algum dinheiro. ( eu não escrevi isto) Coitada era uma desgraçada e se existe coisa que o povo gosta é de desgraçadinhos, pois assim podem ter pena destes em vez de ter pena deles proprios. verdade

8:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

All their lies about make-up and long hair, are still there

Past the Pub who saps your body
And the church who'll snatch your money
The Queen is dead, boys
And it's so lonely on a limb
Past the Pub that wrecks your body
And the church - all they want is your money
The Queen is dead, boys
And it's so lonely on a limb

Life is very long, when you're lonely

10:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

A Diana é mais um icone POP, muita imagem, nenhuma substância:

O "Che Guevara" das donas de casa.

4:24 PM  
Blogger S Guadalupe said...

acidentalmente, fui ao funeral da Diana. Foi muito estranho. Por muito que as aparêcnias das pessoas fosse indicador para convicções e posicionamentos que se advinhariam muito afastados dos da monarquia, era ver o pessoal todo a chorar pelos cantos. Muito estranho mesmo. O peso de uma cultura enraizada nos valores de um povo é brutal.

O que me revolta é a falta de questionamento do regime itself. A Câmara dos lords é um exemplo atroz do absurdo dosistema. Como é possível não assistirmos a movimentos em massa na Europa para acabar com a monarquia? Nunca percebi. Em Espanha há contestação mas não sei a expressão que atinge.

3:02 PM  

Post a Comment

<< Home