Monday, April 02, 2007

O País Católico

Fico sempre espantado quando Portugal é referenciado como país católico. Mas depois, há vários detalhes que me fazem pensar se não estou simplesmente a ser incapaz de ser objectivo.

Duas de três férias em Portugal estão relacionados com o catolicismo. Uma delas muda todos os anos e as férias escolares mudam com ela! (O que é inacreditável). A Páscoa nos Estados Unidos é como se não existisse…

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não percebo qual é a tua admiração? A mim admira-me que num país com cerca de 85% de cristãos não se dê importância à Páscoa. Os acontecimentos religiosos constituem um dos principais motivos para os feriados em quase todo o mundo. Mesmo em países cujas minorias não são cristãs, os alunos têm direito a faltar à escola para poderem festejar. É o caso da Alemanha. Uma criança muçulmana está dispensada das aulas para comemorar o «Id al Fitr» (Festa do açúcar) e uma judia para festejar o Pessach.

12:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tiago, nos EUA quem ficou com os feriados todos tambem foram os religiosos...neste caso, os judeus...e mesmo nas universidades se ve essa influencia...isto do estado laico tem muitos graus de cinzento...:-)

4:52 PM  
Blogger tiago m said...

Mas eu não estou a falar de feriados ou celebrações religiosas. Estou a falar de férias, centradas à volta de uma celebração; e que muda todos os anos de data. É a irracionalidade total que os períodos sejam mais curtos ou mais longos dependente da data de uma celebração religiosa. Para mim é um absurdo total. E provavelmente um símbolo do poder que a religião ainda tem no nosso paisinho…

6:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

É a tradição! É normal que as famílias se juntem nestas épocas e para isso são necessárias férias. Num país católico como o nosso continua a fazer sentido. Junta-se o útil ao agradável...

7:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ok Tiago, ai tambem concordo...:-)

O pais nao e catolico djamilia, as pessoas sao... ai e que esta o problema, quando se confundem a religiao do individuo com a do Estado! Era bom que fossemos um pais laico, nao era? :-)

9:33 PM  
Blogger Unknown said...

Pois, aí está, não se pode confundir o indivíduo com o estado. E mesmo no caso do indivíduo... maior parte só são católicos para o que lhes convém. É verdade que se juntam as famílias, mas e participam nas actividades religiosas? Então podiam juntar-se noutra altura qualquer do ano...

12:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Muitas ainda participam, sobretudo em meios mais pequenos.

1:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

acho q as pessoas se estao a borrifar para a religiao. so sao por interesse.
tou mesmo a ver a malta a dizer que vai passar a pascoa com a familia a espera do cristo para ser beijado (e as vezes lambido...) e depois vai todo curtir para o algarve!

11:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Laryska achar que comprende lindo Tiago (ter saudades...).
Ukranies porque não ter ferias em Portugal para festejar suas feriados religiosas?
Ukranies bom trabalhadores, merecer ferias.
Que achar tiago?

11:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caros, nos temos historia e essa historia está ligada de uma maneira ou de outra a esta religião. Querem acabar com a nossa historia. temos de nos preocupar com coisas muito mais importantes.

4:44 PM  

Post a Comment

<< Home