Wednesday, April 11, 2007

O Público. Os Jornalistas Moralistas!

Não consigo perceber esta história da licenciatura de Sócrates. Muitas pequenas informações, muita especulação. Mas nada indica que o homem é culpado de mais que embelezamento de currículo (o que não é bonito, mas nada de surpreendente ou grave).

SIC notícias, ontem. Vários jornalistas – o inacreditável Ricardo Costa; o director do Público – batiam fortemente no primeiro-ministro; tom de moralistas impolutos. Socrátes deveria dar uma conferência de imprensa e não uma entrevista à RTP; Sócrates demorou imenso tempo a responder à polémica: "Se não tem nada a temer, porque é que não se explicou antes?"; extraordinário argumento.

Rangel hoje diz que esta história, alimentada pelo Público, se relaciona com a falhada OPA da Sonae; seria a vingança pela pouca colaboração do Governo. Acusação pesada, que faria dos jornalistas moralistas e impolutos, afinal títeres de um Portugal cínico; mas é uma explicação mais lógica, mais terra-a-terra e mais parcimoniosa para esta polémica estéril, inconsequente e ruidosa…

12 Comments:

Blogger S Guadalupe said...

o Público teve um editorial há uma semana (mais ou menos) que explicava muito bem a sua posição... diziam em traços largos que não punham em causa a competência de ninguém por não ter licenciatura (já que na redação ou mesmo o director também não tinham)... só queriam apurar se Sócrates sempre jogou limpo! "Mai Nada"

Lá que há coisas estranhas há...
E parace-me importante apurar se foram emitidos certificados falsos... se o PM foi apanhado no meio, paciência!

12:49 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Paulo Pedroso e a Casa Pia;
Ferro Rodrigues e a Casa Pia;
Jorge Sampaio e a Casa Pia;
José Sócrates e a orientação sexual;
José Sócrates e o Freeport;
José Sócrates e o curso universitário;
José Sócrates e uso indevido do titulo de Engenheiro…

Não é tudo parecido?!?!?!
Que mal fez o PS aos jornalistas?

12:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bem, resta esperar pela entrevisra hoje ha noite... que o Socrates deve estar a rir com isto tudo, la isso deve... eu estou...pela tristeza da coisa... sera caso para dizer a certos jornalisras... "get a life!" que o pais tem coisas muito mais gravosas para serem discutidas...:-)

1:55 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Convém ainda em Nota editorial, esclarecer os meus “leitores”, que frequentei o curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) entre 1990 e 1997 (oito anos é verdade, mas é que Coimbra tem também outras ofertas culturais e intelectuaius).

Confesso publicamente que não fui sequer a 80% das aulas e deste modo muitos dos meus professores não se lembram de mim, assim como haverá muitos alunos prontos a testemunhar que não se lembram de mim nas aulas. Por outro lado os poucos alunos que se lembram de mim nas frequências e exames, dificilmente irão dizer que se lembram de mim pois muitos deles copiavam por mim!

Acresce ainda que não tenho diploma ou qualquer certificado de habilitações relativamente à conclusão da minha licenciatura! Deste modo irei dia 3 de Maio à noite para Coimbra a fim de no dia 4 tentar tratar deste assunto na Secretaria Geral da Universidade de Coimbra (SG). Será um pouco complicado pois a FCTUC teve autonomia a meio da minha licenciatura, pelo que metade do meu processo deverá estar na SG e outra metade nos Serviços Académicos da FCTUC.

Por ultimo quero confessar que várias vezes sou tratado por Engenheiro e Doutor. Já insisti por várias vezes para não ser assim tratado, já me irritei até com algumas pessoas, mas confesso que é difícil convencer as pessoas a não me tratarem por um destes títulos. Mas se quiserem ajudar podem por favor pedir às meninas da recepção da TMN e da PTSI, ao Sr. Figueiredo (o Administrador do meu condomínio), ao Rui Sousa meu gerente de conta, ao Sr. Henriques. O meu agradecimento publico ao Sr. Manuel da Drogaria da Reinaldo Ferreira que me tratar por jovem. Simplesmente jovem…

2:16 PM  
Blogger tiago m said...

querida sónia,
O Público não tem desculpa. A notícia de hoje (que eu li depois de escrever o post) é esclarecedora que eles não querem informar, só caluniar.

pegando na distinção entre engenheiro, engenheiro técnico, etc, ou seja, num formalismo, constroem o artigo em crescendo insinuando que Sócrates distorce sistematicamente o seu currículo.

Por exemplo: "Esta é mais uma situação em que o currículo de José Sócrates, publicado por entidades oficiais, não corresponde às suas habilitacções académicas".
Chamo a atenção para a maneira como esta frase está construida. Estamos a falar de jornalistas, cuja profissão é escrever; num artigo que seguramente foi visto, revisto, editado e reeditado!

(um gajo com o curso do ISEC não se pode chamar engenheiro. mas quantos milhares de pessoas não o fazem. E os serviços da AR não o fariam?)

O Público tinha todo o direito a investigar. Mas não pode lançar poeira para o ar sem verificar se as coisas são correctas; para lançar estas notícias o Público tinha que ter verificado que havia problemas, corrupção, favorecimento. Não verificou. E mesmo assim lançou notícias destas; uma vergonha. O acto de investigar (louvável) não é igual a publicar.

Vergonha.

2:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tanto alarido à volta de um certificado de habilitações!...
O que é que isso interessa? Para se ser Primeiro Ministro não é necessário ter um curso superior. Se por acaso obteve a sua licenciatura por meios menos lícitos, é bom que se averigue, mas não é necessário este escândalo.

2:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro jovem Paulo Coelho Vaz,

lá por teres pertencido à Juventude Socialista, e actualmente seres militante do PS, defendendo assim a tua dama numa atitude corporativa, penso que se existirem situações irregulares, os meios de comunicação têm legitimidade para investigarem, desmascararem se for o caso e informarem a opinião pública.

8:04 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Caro Aleixo Chagas

É falso que tenha pertencido a Juventude Socialista.

O José Socrates já desmentiu que fosse homosexual (tanbém não viria mal ao mundo, o que interessa é que continue a ser bom Primiero Ministro).

É falso que os meios de comunicação tenham competência, e por tanto legitimidade, para investigar seja o que fôr.

Beijinhos e porta-te bem

10:47 PM  
Blogger Zorze said...

Estes jornalistas não percebem nada disto. O Sócrates é claramente um homem que percebe de marketing.
Como tal embelezou o currículo para se vender melhor. E quem o pode agora censurá-lo por fazer uma coisa que TODA a gente faz?

O que importa se o homem é engenheiro, ou não? Podia até nem ter qualificaçõse nenhumas. O que importa é o efeito prático d trabalho que faz.

Ninguém critica o Luís Filipe Menezes por ser médico e ser presidente de câmara. São duas coisas que aparentemente não combinam, mas se o visado faz bom trabalho, aplauda-se e vamos pa frente!

E eu aplaudo o Sócrates!

1:15 PM  
Blogger S Guadalupe said...

Sinceramente o que me preocupa no meio disto tudo não é o curriculo do senhor, mas a possibilidade de existir venda de diplomas universitários com a maior das calmas... E isso é fundamental que se investigue. Quem o promoveu e quem beneficiou deve ser punido, seja ele quem for!

7:03 PM  
Blogger Muffi said...

Eu acho que não importa se o homem é engenheiro ou deixa de ser.
Agora que ele tenha achado isso suficientemente importante para tentar desculpar-se do embelezamento do currículo com uma licenciatura falsificada...
Levantou-se a polémica, tinha era de por tudo em pratos limpos e assunto arrumado - não haveria lugar a tanta especulação. Parece que estamos tão habituados a políticos desonestos que isso serviu para deixarmos de exigir um mínimo de honestidade...
O Sócrates é, no fundo, um "pompous ass" como outro qualquer, que faria bem melhor se se preocupasse menos com a imagem e mais com outras coisas, tipo... sei lá... o país!

11:50 AM  
Blogger tiago m said...

Querida Muffi,
não há licenciatura falsificada. esse é um ponto muito importante, crucial mesmo.

5:26 PM  

Post a Comment

<< Home