Tuesday, May 15, 2007

Como Vais Ser, Sarkozy?

Nas eleições francesas uma votação esmagadora, logo positiva e de esperança, elegeu um Presidente disposto a reformar a França, aproximando-a do modelo americano. Estou muito curioso; será possível sermos mais eficazes, mais ricos, mais pro-mercado, sem perder férias, e férias pagas, vinhos, queijos, foie-gras, feriados em barda, educação e saúde barata? Não é nada fácil; mas sinceramente espero que Sarkozy consiga.

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

modelo americano, só isso já me faz azia.

10:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Tiago,
Acredito que Sarkozy renove a França. Aliás, bem precisa... Em declínio económico (nos últimos 15 anos deixou de ser a 4ª potência económica mundial para se tornar a 6ª), com grandes problemas sociais, com uma cultura e uma língua incapazes de se afirmar face ao domínio anglo-saxónico, a França se não quiser tornar-se ainda mais irrelevante, bem precisa de mudar... tal como o nosso Portugal.
Contudo, como os economistas dizem, não há almoços grátis! Ou seja, para se ter um benefício, também têm de existir custos. Mais eficiência económica exige mais liberdade económica, menos intervenção estatal, menos regulação, o que implica menos direitos sociais... Aliás, parte do seu declínio também se deve a um modelo excessivamente garantista. Os EUA não são o melhor exemplo, mas os países nórdicos conseguiram conjugar crescimento económico com flexibidade social.
O desafio da França é conseguir o mesmo, mas como o carácter dos povos é bastante diferente...

2:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Boa análise companheiro, acertas-te em cheio no problema...

6:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os franceses já estavam fartos de coisas gastas e moles e queriam coisas bem durinhas!!!
E como a Royal, apesar de bem fresca, não tem a dureza do Sarko...

11:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

aleixo: acho que no teu comentário querias dizer acertaste e escreveste "acertas-te"...sempre tão prosaico e, de repente, sem que se esteja à espera...no melhor pano verde cai a nódoa :-[

11:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Espero que o Sarkozy consiga pôr termo a um verdadeiro flagelo higiénico, desvalorizado por muitos e banido da última campanha eleitoral.

Como é do domínio público, a França é o país europeu com a maior percentagem de mulheres com pelos nas axilas, isto é, com a maior percentagem de mulheres que não rapa os sovacos. Embora a maioria das francesas, principalmente as urbanas, serem frescas, lavadas, asseadas e joviais, é natural e expectável que produzam suores e odores desses verdadeiros tufos florestais.
Até aqui, não há problema, isso depende da consciência individual e cívica de cada uma delas, e o Sarkozy, não pode fazer nada.

O problema surge quando estas francesas vão às padarias ou às brasseries, comprar baguetes, transportando-as para casa, sem nenhuma portecção (papel ou saco) debaixo dos seus braços, em pleno contacto com as suas peludas axilas.

Penso que o actual presidente pode pôr término a este problema, considerado por muitos menor, mas que afecta a qualidade alimentar de uma refeição, que se quer prazerosa e de boa qualidade.

12:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ai Zé como eu compreendo os franceses...
Tiago se perdeste o meu bilhetinho, fica lá com as essas morangonas!

8:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

menos uma...

grigrigri, grigrigri, grigrigri

10:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caro João Chagas,

Porque fui eu ler o teu comentário após o almoço? Ao menos tu tiveste o cuidado de o fazer antes de almoçar... se bem, parece-me, após longuíssima e duríssima ponderação...
Um final remark: da próxima vez tens de colocar um título a dizer "Artigo susceptível de afectar a estabilidade dos estômagos mais sensíveis; por favor, ler antes das refeições... ou até um máximo de duas horas antes de qualquer empinanço"

2:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Há uns anos, um canal de televisão alemão (ZDF) filmou, com câmara oculta, uma cerimónia religiosa numa mesquita em Berlim. O líder religioso disse o seguinte acerca dos alemães:

"These Germans, these atheists, these Europeans don't shave under their arms and their sweat collects under their hair with a revolting smell and they stink. Hell lives for the infidels! Down with all democracies and all democrats!"

3:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Muito bem!!!

American Model...

O palhaço dá a cara e faz "rir" o produto sujo do capitalismo? de capitães???

Sarkosy...vais dar as duas faces ou mais ainda...tipo Bush???

Qual Europa nos dá mais dinheiro (Portugal?)...ou tira...

O Deficit só vai mesmo ficar a ZERO quando não tivermos dinheiro para comprar nada???
Tiago, qual a percentagem de produtos Portugueses que compras???

Mas no fim...lá no fundo... o que interessa? Europa??? já afogava Lars Von Trier

1:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sarkozy.....amigo de Espanha....?

10:59 AM  

Post a Comment

<< Home