Tuesday, June 05, 2007

Health Care For All

Um dos maiores problemas dos Estados Unidos, o sistema vergonhoso de saúde em que 45 milhões(!) de americanos não têm seguro de saúde, parece que finalmente passou a ser um problema político.

Todos os candidatos democratas elaboram planos para alargar a cobertura, e na Califórnia, Schwarzenegger – quem diria… – propôs cobertura para toda a gente.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pelos visto o Schwarzenegger não tem só músculos. Também tem miolos!...

1:53 PM  
Blogger Muffi said...

Se um bebé com alguns meses de vida pode ter licença de porte de arma, porque não ter direito a cuidados de saúde?...

5:04 PM  
Blogger S Guadalupe said...

pois, esses 45 milhões são a franja que já não é abrangida pelo medicare e medicaid (sistemas públicos que cobrem pobres pobres, deficientes e velhos com carência social acentuada, mais coisa menos coisa)... mas que não consegue atingir os montantes de cobertura mínima para um seguro.

Estudo estas coisas e sei que, curiosamente, a maioria dos seguros nos EUA são de organizações sem fins lucrativos... ainda assim caríssimos para uma larga maioria... como se nota.

ainda bem que o assunto veio para a agenda!

6:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fica à evidência que o modelo económico americano, apesar das suas virtudes relacionadas com a livre-iniciativa e com a vontade de arriscar e de inovar que os caracteriza, também não consegue resolver todos os problemas sociais que existem.
Laissez-faire, laissez-passer é bom, mas necessita do tempero de da intervenção estatal, mas os norte-americanos, ao contrário dos portugueses, são alérgicos ao aumento do Estado... e enquanto não curarem a alergia, não haverá melhoras... apenas aspirinas.
Já Portugal beneficiaria se fosse moederamente temperado com alguns dos valores norte-americanos: livre iniciativa, liberdade económica, defesa intransigente da liberdade de expressão. De qualquer modo, o nosso sistema de saúde, mesmo com problemas, é muito melhor...

11:51 PM  

Post a Comment

<< Home