Wednesday, October 15, 2008

Crises

1) Os bancos portugueses felizmente são sólidos e aguentam-se na crise, dizem-nos Governo, banqueiros e peritos da opinião. Fico descansadíssimo; e um bocado baralhado com a pequena linha de crédito de 20 mil milhões para ajudar os bancos. Só para comparação, o orçamento da ciência em 2007 (que o Governo tem vindo a aumentar) foi à volta dos 3 mil milhões de Euros. Proporção de Bancos 7 – Ciência 1. E ainda bem que os Bancos são sólidos.

2) António Borges deu uma entrevista extensa ao Público, onde, de novo, fala de alto sobre a situação económica do país e da maneira óbvia e clara como os outros são burros e ele esperto. Apertado sobre a questão do seu elogio ao sub-prime (que Sócrates muito bem aproveitou) primeiro não responde; depois balbucia umas desculpas. Lindo.

3) Empréstimos aos bancos, aumentos na função pública, crédito para as PMEs, apoio às famílias com dificuldades nos empréstimos bancários. Mas há dinheiro para isto tudo? E de onde é que ele vem? (Também quero)

4) Numa atitude de mete nojo, comprei o Economist desta semana. Queria ver a coerência da revista, agora que o seu bem-amado sistema está com tantos problemas. (Sempre me irritou a mania de nos mais diversos Fóruns em Portugal se referenciar o Economist como uma autoridade moral e absoluta, sendo a revista completamente (e assumidamente) liberal e contra o Estado. "Apareceu no Economist desta semana; e as cabeças acenam, sossegadas, em consenso perante prova irrefutável de verdade. Pois esta semana o Economist verga-se, acabrunhado; pedindo pela intervenção do Estado e dizendo que não é tempo para (os seus próprios) dogmas. Para comprar, guardar e retirar da gaveta quando os tempos forem outros e o habitual "no state regulation" voltar a ser o lema desta gente.

7 Comments:

Blogger Zorze said...

Meu, ninguém está a dar dinheiro a ninguém. O que os países estão a fazer é dar GARANTIAS de que, se algo correr mal com os empréstimos interbancários, os bancos credores poderão reaver o dinheiro. E isso acalma os mercados. E é uma medida certa e que que se impõe.
Em cima disso, os bancos que accionarem essas garantias, terão, naturalmente, que pagar uma comissão (espera-se).

Não tem nada a ver com linhas de crédito. Aliás, o BE e o PCP começaram a agitar as bandeiras, mas não têm razão e enganaram as pessoas falando daquilo que não é. Essa mania de que tudo o que tem a ver com "o grande capital" é mau, tem que acabar. Sim, há especulação, e lavagens e esquemas, mas o sistema funciona assim, e é importante que se mantenha a funcionar para fazer as coisas andarem. É este aliás o motivo pelo qual os Estados estão a intervir.

Mais chocantes me pareceram as declarações do Bispo de Leiria contra os ordenados dos gestores financeiros. A Igreja está cheia dele ($$$) - até dá para construir mega-basílicas - e não dá nada a ninguém. Hoje como sempre. Mas sobre isso ninguém protesta.

5:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Zorze lol! Os Ricardos e afins vao arranjar maneira inventar emprestimos incobraveis, vais ver!
O Borges deve estar e a sacar ainda o dele do GS!
E nisto tudo onde anda a laranjada ovarense?!?!?!

8:10 PM  
Blogger tiago m said...

Grande Zorze,
nada como um verdadeiro economista para nos explicar porque é k tudo isto é necessário. Já te vendeste foi, meu filho? Nunca esperei isso de ti

Grande Topázio,
o laranjada vai aparecer por aí; o homem não é de virar a cara à luta!

8:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sim sim zorze...os bancos andaram a dar crédito a quem não tinha dinheiro para pagar o mesmo crédito mais tarde...faliram...agora o estado está a dar crédito aos bancos que dão crédito a quem não tem dinheiro para pagar mais tarde...O que irá acontecer??? Provável é que comecem a aparecer mais países à venda no Ebay! E depois? quem vai dar crédito para alguém comprar esses países, dás tu zorze??? ou Capone? ou o filho de algum ministro?

3:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eh la curticao!!! Filho de algum ministro?!?!?! Diz la quem e homem...

9:43 PM  
Blogger osbandalhos said...

This comment has been removed by the author.

9:51 AM  
Blogger osbandalhos said...

E isso acalma os mercados". Como se de entidades vivas se tratasse. Não há um expert, desde a TVI à Bloomberg, que saiba o que está a dizer sobre acções ou fundos.
Sobre os mercados, gosto particularmente do de Campo de Ourique aonde as peixeiras, mesmo com buço, f*dem mais que os "eunucos" dos corretores, cuja única coisa que conseguem fazer subir são acções, ou a queda delas.

9:56 AM  

Post a Comment

<< Home