Sunday, September 10, 2006

A Praia em Frente à Ponte

A praia em frente à ponte na ilha de Faro sempre teve uma frequência popular. Gente que o léxico algarvio chama montanheiros – gente vinda da serra do algarve. As famílias estendiam o farnel de sardinhas e vinho tinto; velhotes de calças arregaçadas, blusa branca com mangas puxadas para cima, braços muito brancos, contrastando com caras queimadas do sol molhavam os pés e olhavam o mar.

Ontem fui para o Paquete, vergado ao peso de décadas de tradição familar. Hoje, como era só um mergulho para refrescar do grande passeio de bicla por entre salinas, passarinhos e pinhais fiquei mesmo em frente à ponte. Percebi porque ficavam aqui os montanheiros – se o interesse é a praia, para quê gastar tempo a ir mais longe?

As famílias populares de gente algarvia foram substituídas por famílias populares de outros lugares do mundo – Ucrânia e Brasil, mas também ouvi outras línguas eslavas. Os farneis continuam por lá, mas sem as sardinhas. Há uma grande diferença: as filhas destas novas famílias (já em parte portuguesas?) são bem mais interessantes…

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pois, nas prais que frequento(ei) só me lembro dos 'montanheiros cá do sítio' vestidos e de calças arregaçadas há muiiitos anos
actualmente, por onde tenho andado, não se notam, não trazem farnel, vestem-se como toda a gente e os que falam alto não são só montanheiros

2:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

e eu, na última semana de agosto, descobri a praia lá do fundo, À esquerda, onde só vão os residentes porque não há sítio para estacionar. parece o farol, areia limpa e branca e mar limpinho. quase ninguém. óptima.

4:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Entrei pela primeira vez neste mundo, pela mão sabes de quem, e gostei do teu pitoresco artigo.Agora, aos 35 anos, valorizas o algarvio, a nova comunidade residente e aprecias com agrado a harmonia física das banhantes.
Beijinhos de uma outra algarvia.

5:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Laryska gostar muito de praia de faro no concentracao motard. Muitos ukranias da Ukranie.

Laryska escrever este para despedir de todas amigos e em especial de simpatico Tiago. Que pena namorada não largar Laryska na noite em Faro para ficar um pouca so com Tiago.

Laryska partir amanha para terra natal na Ukranie e nao ter internet la. Patrao de Laryska em Portugal nao saber que Laryska usava o computador de patrao para escrever no Tiago Antes de Usar. Nao e engracada? Mae Madalena vai trabalhar para patrao e Laryska tentar ensinar tudo, mas mae falar pouco portugues.

Muitas beijos para toda amigos e amigas tambéi.

Saudades de portuguesas muitas. Muitas saudades.

8:28 PM  
Blogger tiago m said...

querida Zetinha,

bem vinda a este mundo fascinante, maravilhoso e viciante em k a comunicação sobre o muito próximo e o muito longíquo tão facilmente se cruzam

é bem verdade; valorizo a nova comunidade residente. Fico contente por ver que o Algarve e Portugal acolhe gente de sitios diferentes e que eles tb aproveitam o bom que temos.

lbaeta: tens razão, essa zona da prais rapidamente se torna esse paraiso. e de bicla chega-se lá facilmente.

laryska,
que pena que te vais embora e que não tivemos tempo para nos conhecermos melhor. fica para a próxima vez que vieres ao Algarve visitar a tua mãe. Nessa altura já tenho uma mota e levo-te a passear por esse Algarve fora. Mas na Ucrânia tb há net; continua a aparecer por aqui!

12:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Laryska no aeroporto espera muito grande por aviao para Ukranie. Na terra de Laryska na a internet. So em Kyiv que ficar muito longe. So quando for jogo do Dynamo.
MAs um dia voltar e esperar q tiago ja tenha uma bem grande e potente com Laryska gosto.
Muitas beijos para todas.

7:19 PM  

Post a Comment

<< Home