Thursday, September 07, 2006

Sabeis? Então calai-vos.

Texto enviado pelo TóJó (António Sousa Mendes). Enviem textos que eu publico.

Não sei se vocês sabem, se calhar não sabem, mas voos grátis são a última moda nas democracias democráticas avançadas, daquelas que se podem dizer que são democracias mesmo, mas só daquelas avançadas e mesmo só daquelas democráticas, mesmo Demo, Demo do melhor que se pode encontrar, mesmo CIA. E então,sabeis donde encontrar voos grátis, daqueles tão grátis que a malta até se indigna de tão grátis, ainda por cima em jactos particulares, com tratamento VIP/CIA com massagens e tudo incluído? Sabeis? Sabeis que estes voos, grátis, têm destinos secretos, tudo grátis, - que maravilha - onde se praticam formas "inovadoras e únicas" de recolha de informação, também gratis? Sabeis que o George W. Bush não autoriza a tortura, assim grátis?

Tortura tem que ser paga e a CIA é inteligente, é central e é agencia e só aceita métodos inovadores, e grátis, como sabeis. Mais, sabeis ques estes voos passam aqui perto, mas mesmo perto, tão perto que até somos capazes de apanhar um deles, qualquer dia, grátis, obviamente. Sabeis que mais de uma centena de voos destes, grátis, fizeram escala em aeroportos portugueses. Sabeis? Então calai-vos. Calai-vos porque isto está tudo na Internet, grátis.

7 Comments:

Blogger Alberto Manuel said...

Na guerra contra o terrorismo pressupõe-se a necessidade de identificar quem comanda operações terroristas e obter informações que evite a execução dos atentados. Esta informação é obtida através de pessoas nos países onde se desenrola a actividade terrorista. No tempo do Reagan de certeza que a CIA nem se ia preocupar em gastar dinheiro do Orçamento com os voos. Simplesmente assassinava os coordenadores terroristas, o presidente Bush que é mais defensor dos direitos humanos, prefere transporta-los em vez de os eliminar. Mas isto também tem uma razão: a CIA passou uma fase enque não conseguiu obter informação do terreno e que teve como consequência os ataques do 11 de Setembro, por isso tenta a todo o custo recuperar o tempo perdido.

Há aqui um factor económico importante no meio de tudo isto: os voos da CIA devem continuar a estacionar em Portugal porque contribui para o aumento das receitas da ANA Aeroportos de Portugal e os voos são pagos a pronto. Por outro lado viria a resolver um problema económico local, o de Santa Maria nos Açores. Estando este Aeroporto votado ao abandono e em risco de fechar, seria importante designar este Aeroporto como plataforma logística para o reabastecimento e assistência dos voos de transporte de prisioneiros. Os Açores agradeciam muito isso.

9:56 AM  
Blogger tiago m said...

tenho alguns problemas neste assunto. Percebo o problema do Tó-Jó, mas tb percebo que há áreas da governação onde provavelmente alguém vai ter que sujar as mãos e fazer coisas nas margens da legalidade. e provavelmente este é um caso onde tem que haver mãos sujas…

9:16 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Sim, mas não deixa de ser estranho que depois de tantos milhões de dólares e de euros gastos, não tenha visto resultados práticos à vista.

Eu não por aqui em causa os atentados de 11 de Setembro -ontem deu um documentário na 2 que põe em causa os atentados organizados pelos terroristas, o acrescentaria que foi tb o PSOE q organizou os atentados de Madrid...

Mas os resultados na luta contra o terrorismo por parte do governo dos EUA. e também nos países europeus, é praticamente nulo! E não pais tão orientado aos resultados, como são o s EUA, este governo de Bush só merece uma coisa: Demissão!

12:35 AM  
Blogger tiago m said...

não foi bem sucedido porquê?

eu até diria que a luta anti-terrrorista foi bem sucedida e que o perigo está hoje muito mais neutralizado que em qq outra altura

as asneiras que o Bush fez no Iraque e outras partes do mundo é que são de grande incompetência -- e pior, estão a aumentar as possibilidades de criar novas célucas terroristas, descentralizadas e difíceis de controlar

em termos de alqueda, os sucessos têm sido bastantes!

um artigo sobre precisamente este assunto do sucesso ou não (no Atlantic Monthly uma das minhas revistas favoritas de análise política)

http://www.theatlantic.com/doc/200608u/fallows-interview

12:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Meus amigos...meus amigos...será que estou a ler comentários de pessoas inteligentes? Principalmente o do senhor que regozija com o senhor Dr. Durão Barroso...Sim...Aquele que também fugiu, lembram-se? Sabeis? Então calai-vos! Ah! E da próxima vez que alguém desconfiar de vós...no problem, porque é fácil arranjar um bilhete nesses tais aviões. Basta que se desconfie que é terrorista...nada de julgamentos justos...o melhor mesmo é optar pelo linchamento...Não. Isso foi no tempo do far west. Está desactualizado. Agora é melhor levar desgraçados para uma qualquer base de guantanamo... e esperar que eles apodreçam, porque como, presumivelmente, são terroristas então que se amanhem. Salvai-nos DEUS de tal sorte. Ou melhor... de qualquer sorte. Fugi, fugi enquanto podeis. Ah! E como sabeis, então calai-vos. E os comunas continuam a comer criancinhas ao pequeno almoço e a avozinha ainda é comida pelo lobo mau e etc..

4:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Percebe-se que o tema é incómodo. Dava jeito poder fazer de conta que o tema é um argumento de filme de 3 cat. Mas não é. Trata-se da negação do estado de direito, da democracia e dos direitos mais básicos do ser humano (de forma continuada e sistemática) por parte de um estado dito democrático, que se apresenta como uma referência de liberdade e que nos últimos anos nada mais fez do que espalhar a gerra, a confusão e a descrença seja no médio oriente seja entre o ocidente. Pensar que até é bom que existam esses voos porque de outra forma os Açores seriam uma região economicamente inviável é o fim da picada. Pensar que a tortura é a única forma de obter informação dos grupos terroristas é uma ingenuidade piedosa que dá jeito para podermos dormir em paz. Aliás o Bush até podia dar uma ajudinha à CIA pois ainda deve ter o número de telemóvel do Bin Laden. Não foram os Americanos que o financiaram à uns anos atrás? Finalmente mas não menos relevante, existem indícios consistentes de que a história dos atentados do 11/9 está mal contada, muito mal contada, perturbadoramente mal contada. O referido o documentário que passou da RTP2 (sábado 9/9) não é uma brincadeira de mau gosto pois nenhuma estação de televisão responsável como a BBC estaria envolvida numa brincadeira dessas e naturalmente que também não chegaria à antena da RTP se não fosse um trabalho sério sobre um assunto tão delicado. Basicamente a derrocada das 2 torres (+ um terceiro edifício ao lado) terá sido uma demolição controlada, não caiu nenhum avião sobre o Pentágono e não se despenhou o chamado voo 93. É muita areia para a nossa camioneta... Fiquem atentos. Podemos estar perante a mais aterradora acção de algum estado alguma vez levou a cabo.

11:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vocês querem falar de terrorismo? Então falem sobre o que o Fernando Santos está a fazer ao Benfica pá!
Isso é que é terrorismo... e da pior espécie pois o autor é supostamente do mesmo credo das vítimas!
Quanto ao resto... Bom, se nós fossemos uma grande potência militar e económica, se nós fossemos um país com importância nas decisões estratégicas ao nível da segurança mundial, ainda percebia a indignação político-moral acerca deste assunto, mas, da mesma forma como não se compreende algumas das atitudes imperialistas dos EUA, compreende-se a necessidade de sabermos qual o lado correcto para estarmos num problema como este.

Não vejo outra opção para o nosso pequeno país que não seja a de estarmos ao lado da maior "democracia" do mundo, pois as implicações de uma atitude contrária seriam de tal forma gravosas para todos nós que quaisquer ideias ou ideologias, sejam elas moralmente e socialmente correctas ou não, ficariam seriamente ameaçadas de morte à nascença, sem que todos nós tivessemos a possibilidade de as debater num espaço como este.

Cumps

12:11 PM  

Post a Comment

<< Home