Wednesday, April 09, 2008

O Deficit de Estrangeiros

Impressionante a quantidade de gente desse mundo fora nas ruas e nas Universidades de Paris, Genebra, Dublin, Barcelona, Bruxelas, Londres. Vindos Europa de Leste, da Ásia, Médio Oriente, América Latina. É um mundo efectivamente globalizado.

E Portugal com Universidades ainda monolíticas e uma certa desconfiança aos poucos emigrantes que nos aparecem, vai/está a perder esta corrida pelos mais espertos, mais agressivos, mais trabalhadores destes novos emigrantes.

3 Comments:

Blogger Marta said...

Por cá, na porta número 2.13, continuamos a ser pioneiros: temos mais um emigrante, desta feita asiático. Não vou esconder que estou céptica, mas é uma questão pontual(...), não em relação aos emigrantes em geral. Concordo que se se tratarem de pessoas dotadas de conhecimento e de energia poderão com certeza dinamizar as nossas universidades, os nossos labs, por exemplo, tanto a nível científico como cultural. Assim como nós também o fazemos quando vamos para fora... :-)

11:51 PM  
Blogger Luísa said...

Também és um dos «mais espertos, mais agressivos, mais trabalhadores»?

8:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

E tb muito mau e as universidades portuguesas nao capitalizarem os que por la passaram - seguramente que metade dos governantes de Angola passarm por Coimbra, Lisboa ou Porto.
Mas quem esta mal vai para fora e ja esta.
Um dia seremos, mais do que hoje ou no pasado, um pais de retornados...

9:50 PM  

Post a Comment

<< Home