Monday, June 22, 2009

Ele Vai Chegar (Mas Não Vai Ser Rápido)

França tem TGV há muitos anos; Espanha também. Os outros países da Europa estão todos calmamente a chegar lá. Nós vamos engonhar esta coisa, por todos os motivos e mais alguns.

Vai ser como o Metro, em Lisboa passados 40 anos do resto do Mundo (feito no Porto 60 anos depois); com todos os gastos acrescidos, atraso em desenvolvimento, etc.

Às vezes somos mesmo, mesmo, mesmo pequininos e tacanhos.

12 Comments:

Anonymous Laranjada Ovarense said...

Ó Doutor,
HÁ de haber ...
Quanto ao resto, é só uma corrida ao para ver quem fica com as "comichões" que "hadém" financiar o desenvolvimento cientifico do pais!
Nada contra a nasson,
Tudo a bem da nasson!

10:35 AM  
Anonymous Laranja Olhanense said...

Se é para corrigir, que o façamos de modo completo: "pequeninos" e não "pequininos".

E já agora, vamos gastar milhões de euros para meia dúzia de executivos se deslocar de Lisboa a Madrid? Não me parece bem...

11:37 AM  
Blogger tiago m said...

Caríssimo Laranjada,
corrigido o "à"; não corrigido, pq era de propósito o "pequinino" (obrigado pela correcção)


não vai ser para meia de executivos; vai ser para MUITA gente; vai estar cheio; vai ser o meio de transporte de toda a gente, tanto mais quando os aviões se vão tornar imensamente caros.

Eu não tenho dúvidas disso; e sinceramente axo k pensar o contrário, é mesmo não perceber o que vem aí (e muito evidentemente assim!)

grande abraço

12:50 PM  
Blogger Carla Alexandra Gonçalves said...

Ao ler este post pensei imediatamente que deveria haver um comboio rapidíssimo para as praias do Alentejo... isso sim, era encurtar este rectângulo marejado (com o sentido de brisas frescas vindas do mar...), e isso sim, faria com que o pessoal do norte fosse a banhos mais a sul sem verter no ar, já de si doente, mais fumarolas poluentes.
Com um abraço,
c.a.g.

1:04 PM  
Anonymous Laranjada Ovarense said...

Agora mais a sério ...
Creio que será importante estar ligado por via ferroviária ao resto da Europa, não acredito que isso nos torne "mais competitivos" ou que crie "mais emprego qualificado".
Isso são balelas de vendedores que estão a querer impingir o material.
É mais um problema de conjunção e disjunção, "and" e "or", lógica booleana.
Se vamos fazer o aeroporto AND TGV
Se vamos fazer o aeroporto OR TGV
E aqui, a menos que rapidamente se registem modificações, concordo com o Mr. T:
Bantagem TGB!

4:18 PM  
Anonymous João Chagas Aleixo said...

Directamente para o pequeno ditador e para todos os seus apoiantentes, quer tenham apelidos de aniamis de quatro patas ou não, aqui vai uma excelente artigalhada do processado João Miguel Tavares, no Diário de Notícias, de hoje:

«Sócrates e uma mosca num estúdio de televisão»

«Se uma mosca tivesse irrompido pelos estúdios da SIC durante a entrevista a José Sócrates, será que o primeiro-ministro a teria despachado à pancada com um "toma lá, sacana" ou, pelo contrário, produziria uma ode à mãe natureza a louvar a diversidade dos seres vivos? Nesta altura do campeonato, eu aposto na ode. Infelizmente, como tão bem explica o dr. House, as pessoas não mudam. Um lobo pode vestir a pele do cordeiro mas continua a gostar de carne. Da fama de autoritário e arrogante Sócrates já não se safa - e só mesmo com uma certa candura é que alguém pode achar que o seu principal problema é zangar-se muito e fazer cara de mau.

Eu até sou daqueles que acham que o carácter de um político é o seu mais valioso património. Mais depressa voto em alguém que entendo ter as capacidades e a personalidade certas para o desempenho do cargo de primeiro-ministro do que num qualquer programa eleitoral, por mais atinado e engenhoso que ele seja. Mas também não vale a pena exagerar na dedicação ao timoneiro. O País anda há uma semana a analisar o "novo Sócrates", com profundas reflexões sobre a queda dos decibéis, a milagrosa multiplicação da palavra "humildade" e o seu novo olhar de carneirinho mal morto. Mas mesmo que Sócrates pareça um daqueles homens cuja traição acabou de ser descoberta pela mulher e que agora está a fazer tudo para salvar o casamento, reduzir a discussão política a uma inflexão vocal é, digamos assim, um bocadinho redutor.

Quase todos os colunistas atribuíram a derrota de Sócrates à crise e desvalorizaram o impacto dos sucessivos casos em que ele foi sendo envolvido. Não subscrevo tal tese. Parece-me evidente que o acumular de trapalhadas lhe provocou um enorme desgaste e que o caso Freeport foi a gota que fez transbordar o copo na cabeça de muita gente. A sua estratégia de vitimização e pontapé para canto transformou aquilo que antes era encarado como uma qualidade (teimoso e autoritário porque convicto e persistente) num inabalável defeito (teimoso e autoritário porque arrogante e prepotente). Mais grave do que isso: Sócrates aceitou que uma suspeita pessoal fosse encarada como um ataque a todo o Governo, com vários dos seus ministros - Pedro Silva Pereira e Augusto Santos Silva à cabeça - a saírem em sua defesa de forma canina e completamente desproporcionada. A partir daí, claro, a arrogância já não era só de Sócrates - ela estendia-se a todo o Governo. E a sensação de estar apenas rodeado de yes men acentuou-se. Como é evidente, isto é muito mais do que um problema de estilo. Isto é o coração da maneira socrática de fazer política. Mudar de cara, ainda vá. Mas de alma? »

3:22 AM  
Anonymous João Chagas Aleixo said...

Claro que quando me referi a aniamais, queria-me referir a animais de quatro patas... Para bo entendedor poucas palvras bastam...

Sempre a considera-los.

Beijinhos para a Carla.

João

3:26 AM  
Anonymous o topazio said...

Continuamos todos na mesma e sempre coerentes.
O PS continua apostar nesta forma de transporte trans-europeu alternativo ao transporte aéreo, quer estão no governo ou na oposição.
Os pequenos partidos da esquerda são sempre contra, mesmo que o TGV seja mais ecológico que o transporte aéreo. Mas quem se lembra que Os Verdes deveriam ser verdes?
Os pequenos partidos da direita a favor, mesmo que nem sempre expressem vincadamente a sua opinião.
E o PSD mantém também sempre a sua postura: assina os acordos de compromisso de construção quando está no governo, mas não faz absolutamente nada para que o projeto avance e é do contra quando está na oposição. Sempre igual a si mesmo...

8:52 AM  
Blogger tiago m said...

Caríssimo topázio,
completamente de acordo

estou muito curioso o que faria o PSD no governo; quando for claríssimo que o projecto é mais do que necessário (quanto aos verdes, esse é mais uma das anedotas da sua existência…)

Querida Carla!!!!!!
que bom que vieste aqui

tb axo, para o alentejo e em força
:-)

11:54 AM  
Blogger PK said...

e muito vagarosos...
(imagino que vai ser corrigido por alguém)

4:49 PM  
Anonymous a onix said...

Vai chegar, vai.
Vai chegar a Badajoz e os espanhóis já comprarão a tableta a dizer Estação Portugal...

9:23 PM  
Blogger Paulo Coelho Vaz said...

http://www.huffingtonpost.com/don-tapscott/note-to-president-obama-w_b_220198.html

9:39 PM  

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