Saturday, September 19, 2009

A Tristeza da Desilusão

A Volta a França (o drama velho-novo, tragédia grega Amstrong-Contador), os mundiais de natação (ah, o drama tecnologia-homem dos fatos de tecidos ultra especiais), os mundiais de atletismo (ah, o drama da identidade sexual).

E, claro, a Volta a Portugal, os homens por essas estradas fora, aplaudidos pelo povo. Eu e minha mãe, em frente à TV nesses fins de tarde; no final emocionante, Ribeiro, português, contra Blanco, espanhol, quase português, a correr pelo Tavira. Incrível como em poucos dias se ganha empatia por estes homens, por este esforço. As nossas terras, a bicicleta e o homem, sem ajudas, sem intermediações. Ganhou Ribeiro; a minha mãe exultou; mas eu também, satisfeito por uma luta forte, desportiva, muito bonita.

Nuno Ribeiro estava dopado; Cera, 3a geração de EPO, mas que ainda não era detetada. Mas é só uma questão de tempo; e o timing foi errado. Azar o dele.

Grande frustração; como com Floyd Landis e aquela etapa mítica nos Alpes em que afinal estava todo dopado. E tristeza a nossa quando nos envolvemos tanto; e afinal não é assim.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Nuno Ribeiro nao estva dopado durante a volta, uma vez que nao se conhece um controlo psitivo - e fez muitos. Estava dopado durantes os treinos efectuados antes. Será que isso na natacao, no atletismo ou no futebol também é penalizado?

10:38 PM  
Blogger tiago m said...

Caro anónimo,
não faço ideia
no atletismo provavelmente também que já houve casos numa proporção tão grande como no ciclismo

na natação nunca ouvi; o futebol curiosamente é um desporto onde se ouve falar pouco disto; será porque a componente física é menos dominante que nos outros desportos?

1:11 AM  

Post a Comment

<< Home