Wednesday, July 19, 2006

O Circuito Alternativo dos Pescadores

Em todo o país, todos os dias os pescadores vão à lota vender o peixe. Os compradores (intermediários) têm que estar licenciados e são poucos. Provando que a natureza humana é previsível, e que para determinadas situações arranja sempre as mesmas soluções, os intermediários fazem cartel, decidem o preço entre si (muito baixo…) e ficam com a lana toda.

O triste, triste é que os pescadores até podiam contornar o assunto criando associações de produtores que evitassem a lota. Mas como não se conseguem associar, contornam o problema de duas maneiras: (1) Vendem somente uma parte do produto da pesca – para continuarem em actividade têm que declarar alguma coisa (2) Deixam de ser pescadores, passam a ser pescadores lúdicos (!) e vendem o produto directamente; aparentemente o melhor peixe nos melhores restaurantes é mesmo esse, porque não passa pela lota e é por isso mais fresco…

Não é lindo esta maneira criativa de resolver problemas?

5 Comments:

Blogger Paulo Coelho Vaz said...

Se bem entendi nós pagamos o preço a um “batatão” nos mercados e hipermercados. E depois pagamos ainda um “batatão” maior nos restaurantes.
E o estado que devia intervir na questão da cartelização, como agora fez e muito bem na questão do sal, nada faz e perde mais uns trocos em impostos.

É realmente incrível a criatividade de todos e como em termos de estado temos muito ainda que criar...
Contra os economico-liberais marchar, marchar!

8:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

é uma medida criativa e preguiçosa dos pescadores - sempre dá mais trabalho organizarem-se e coisa e tal, ou então não sabem para isso
por outro lado, o Estado passa ao largo desta carterização/criatividade como se não tivesse nada a ver com o assunto
ou então, acha que não vale o esforço e deixa a pesca, no país à beira mar plantado, ir afundando ao seu próprio ritmo

9:29 PM  
Blogger Sofia Melo said...

Não se PODEM associar? como? ainda existe o livre direito de associação, que eu saiba. não se QUEREM associar. Têm medo. e preferem andar a vida toda aos caídos e a mendigar subsídios. é mais fácil. E depois, quem paga são sempre os mesmos.... e ainda por cima mal servidos.

9:13 AM  
Blogger tiago m said...

há outro factor tb;
os pescadores são profundamente avessos a associações, consensos, discussões, etc.

são uma espécie de cowboys individualistas, as associações são dificeis

12:13 PM  
Blogger Sofia Melo said...

e tá male!

1:28 AM  

Post a Comment

<< Home