Sunday, February 24, 2008

Gimme More!


Britney Spears nunca me interessou. Mas um destes dias ouvi "Piece of Me" e logo a seguir "Gimme More" e claro, as músicas são absolutamente fantásticas e cheias de ironia (música com letra aqui). Ao mesmo tempo que Britney está em transe no hospital, nos tribunais, a chorar pelas ruas, a música dela está no pico.

A ênfase aqui é mesmo na palavra "dela"; como o NYT muito bem diz, este bem pode ser um "ghost" album em que a voz é dela, a dança e o sorriso é dela e tudo o resto é dos outros. Esta questão da identidade, da propriedade, da legalidade dos direitos é hoje fortíssima, com second life, stem cells, transplantes, dowloads na internet, remasters e samples. (E que termina com a pergunta símbolo: deve-se criminalizar a pedofilia que só usa imagens geradas por computador?)

Mas e importa? Amália também só cantava. Ella Fitzgerald também. E a Britney é a maior. Gimme me more, gimme me gimme me more…

Monday, February 18, 2008

O Triste País

Timor acende os meus neurónios da felicidade absoluta.

E agora a realidade: Um país sem estruturas, com uma classe política afastada do povo, desalojados, guerrilheiros de pacotilha que quase matam presidente e primeiro-ministro, explicações aos nossos olhos ridículas, processos que só podem fazer rir. E o mais irreal é que parece tudo normal, de tão incompreensível e longínquo. Outra gente, outro povo, outras estruturas, que na realidade não compreendemos ou sequer vislumbramos compreender.

Fazer o quê? Calar-mo-nos, assobiar de fininho, enviar para lá uns quantos euros e esperar que passe?

(Para ter uma noção da confusão e do surrealismo é só ver o blogue Timor On Line que apesar de ter opiniões fortes sobre o assunto coloca uma série de notícias de várias origens. Agora até se diz que o Xanana não foi atacado e quase que se insinua que ele está por trás da coisa. Enfim, eu disse, surreal)

Saturday, February 09, 2008

O Biofuel e a Solução Que Não É

Num artigo recente da Science (explicado via audio aqui), uma equipa de cientistas analisou os custos benefícios do biofuel para a redução de emissões de CO2. E a conclusão é que... aumenta as emissões relativamente a usar energia fóssil.

Os cientistas chegaram conclusões tão divergentes to dogma actual, ao incluir os custos na análise: substituir floresta ou usar plantações por milho para biofuel obriga a plantar outros terrenos para alimentação ou à redução de um "carbon sink" já existente.

O paper é provocatório, e seguramente o debate vai continuar; mas fazer análises sem contar com algo tão simples como os custos para além dos benefícios é capaz de dar resultados interessantes (e surpreendentes…) em muitas outras situações.

Monday, February 04, 2008

O Prestígio e o Provincianismo

Lembro-me de professores em Coimbra serem muito bons e muito sabedores. Depois cresci, e com a maravilhosa internet e as suas bases de dados, de repente, as únicas publicações nos últimos 20 anos dos ditos professores tinham sido na revista "O Médico".

Cresci com a ideia que a polícia judiciária era muito boa; uma das melhores polícias do mundo. O caso McCann e as constantes provas irrefutáveis, no entanto completamente circunstanciais, que os jornais em Portugal publicavam da culpa dos pais deixaram-me baralhado. Seguramente para a PJ constituir os pais da criança como arguidos, teria alguma bomba guardada; mais que cães a farejarem corpos mortos (em uma hora um corpo deixa cheiro? perguntava-me o biólogo dentro de mim; incrédulo!!!). Talvez uma confissão de algum amigo/a da família? Algum vídeo bombástico?

Esta semana o Director da Judiciária diz que talvez tenha errado ao constituir o casal como arguido. O ministério público mesmo depois disto não retira o estatuto de arguido; a seu tempo. Ou seja, a polícia em Portugal indiciou pais da morte de uma filha e de um fraude a nível mundial, sem estar segura. Monstruoso. Vergonhoso. Aterrador pensar que é esta a justiça e a investigação criminal em Portugal

Pior que isto talvez os comentários por todo o lado que isto é ceder aos ingleses; que eles nos obrigaram a esconder a verdade; que o Gordon Brown forçou o governo a baixar as calcinhas. Os outros são maus; e nós pequeninos temos que submeter-nos. Às vezes Portugal ainda é o país provinciano, incompetente, e mesquinho do nosso amigo Salazar.

Friday, February 01, 2008

A Passagem das Mamocas



Luciana Abreu é aquela miúda MUITO irritante, com um ar inocente, que fala de fadinhas na televisão e cuja única coisa interessante é o sotaque do Porto (que como se sabe é absolutamente fundamental).

A miúda resolveu pôr umas ENORMES mamocas; e anunciar, publicitar essa transformação como cartão de visita, fazer uma sessão fotográfica numa revista para homens, usar a muito batida e debochada Merche Romero como dama de companhia para provar (nas palavras oficiais do clube de fãs) que está uma mulher mais madura, segura e tranquila, mas que apesar das mudanças físicas, continua a ser a mesma Luciana "Continuo a mesma por dentro" revelou (piscando inocentemente os olhos, e olhando para baixo, directamente para o seu aumentado volume, imagino eu).

Antes a passagem para a mulher adulta fazia-se com baile de debutantes, apresentação à sociedade, vestidinho branco, valsa vianeza e risinhos envergonhados; hoje é aumentar o tecido mamário e posar nua para revistas de homens. Eu cá acho muito melhor.